menu
Partilhar

Como pintar um cesto de vime

Como pintar um cesto de vime

Você com certeza já viu alguém usando no verão um cesto ou bolsa de vime pintado e achou muito original! Seja por ter enjoado da cor natural ou por querer mudar a cor de uma bolsa de palha por moda ou de um cesto de vime para combinar com a decoração da sua casa, você pode estar buscando a maneira mais fácil de fazer essa tarefa. A boa notícia é que você chegou ao artigo certo para descobrir uma forma simples e rápida de como pintar um cesto de vime e dar a ele um toque original, que seja a sua cara! Siga atentamente as instruções do umCOMO e aprenda a mudar a cara do seu cesto de vime ou bolsa de palha sem complicações.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como criar um jardim zen

Como pintar um cesto de vime com tinta acrílica

Se você quer aprender como pintar bolsa de palha ou cesto de vime o primeiro a fazer será juntar todo o material de que precisamos: a cesta ou bolsa de vime, a tinta acrílica, em nosso caso vermelha, a fita crepe, um pincel de cerdas de tamanho médio e verniz acrílico.

Em posse de todo o material, siga o passo a passo indicado abaixo para pintar o seu cesto de vime:

  1. Coloque a fita crepe ao redor do cesto no formato que você queira dar à pintura ou desenho do seu cesto de vime;
  2. Comece a pintar o cesto com paciência: você observará que o material absorve muita tinta, por isso tenha em mente que uma só demão não será suficiente. Entre uma e outra espere que o material seque, para que a aderência seja melhor e a pintura fique mais bonita.
  3. O próprio vime nos indicará a linha para conseguir um formato reto e garantir que a nossa pintura fique perfeita, o vime é fácil de pintar e não é difícil fazer formas e linhas em cima dele.
  4. Finalize a pintura com uma demão de verniz: esse passo é altamente recomendável para proteger a pintura. O ideal é utilizar o verniz acrílico, que fará com que o desenho ou pintura do seu cesto de vime dure mais tempo.
Como pintar um cesto de vime - Como pintar um cesto de vime com tinta acrílica

Como pintar bolsa de palha com desenhos

Se quiser pintar uma bolsa de palha o processo será o mesmo, a única coisa é que talvez você queira fazer alguns desenhos diferentes ou temáticos. Neste caso deve usar um pincel menor e continuar usando a fita crepe para fazer um desenho bem demarcado e bonito. Siga estas dicas para que a pintura da sua bolsa de palha fique bem feita:

  • Estabeleça o local em que o desenho será feito: ocê pode, por exemplo, fazer uma faixa na parte central da bolsa e, logo, fazer desenhos sobre ela;
  • Use um molde: se não quiser usar a fita crepe você também pode usar um molde para não sair das linhas e fazer um desenho perfeito.
Como pintar um cesto de vime - Como pintar bolsa de palha com desenhos

Como pintar cesto de vime com tinta spray

Uma maneira mais fácil de pintar cesto de vime é utilizando tinta spray. Por se tratar de um material muito absorvente e com ranhuras, a pintura com tinta pode ser um pouco mais trabalhosa, já que você deve dar várias demãos, esperar secar e finalizar com o verniz.

Se você quer um processo mais rápido para mudar a cara do seu cesto de vime ou bolsa de palha em instantes, utilize a tinta spray:

  1. Isole a parte que você não quer que seja pintada com fita crepe ou plástico. Deixe de fora a parte que será pintada;
  2. Leia no rótulo da tinta spray a distância que você tem que dar para pintar o seu cesto, normalmente é de 30 a 40 cm;
  3. Aplique a tinta com a embalagem na posição vertical fazendo movimentos laterais para que ela seja distribuída por igual.
  4. Faça o processo em local arejado, mas que ao mesmo tempo não tenha vento para não manchar o cesto.
  5. Finalize o processo com um fixador para tinta spray. Assim você irá proteger a pintura e evitar que ela descasque.

Dicas para pintar um cesto de vime

Como em qualquer trabalho manual, além da separação dos materiais, você também deve levar considerar algumas dicas antes de começar:

  • Forre o chão em que o seu cesto vai ser pintado, com jornais ou plástico. Afinal, você não quer danificar o chão da sua casa ao fazer o processo.
  • Limpe bem o cesto com um pano seco. Caso ele esteja sujo ou com poeira a pintura ficará marcada e o cesto não ficará tão bonito como o esperado.
  • Não realize a pintura em local fechado. Além de o ambiente arejado ajudar a secar a pintura, vai evitar que você inale a tinta e fique com dores de cabeça ou se sinta mal.
  • Use roupas velhas para não danificar alguma roupa que você goste muito no processo de pintura.
  • Use luvas para não manchar as mãos ou irritar a sua pele.
  • Caso opte pela tinta spray, não deixe de usar óculos de proteção, pois a tinta pode irritar os seus olhos.

Lembre-se de que as dicas deste artigo também se servem para pintar outros objetos feitos de vime. Se você quiser personalizar móveis e outros objetos feitos desse material, você pode seguir essas dicas, apenas mudando a proporção dos materiais utilizados.

Agora que você já sabe como pintar um cesto de vime, se quiser saber mais sobre esse material, não deixe de consultar os nossos artigos sobre como limpar os móveis de vime e como restaurar uma cadeira de vime de exterior.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como pintar um cesto de vime, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Conselhos
  • A pintura no vime seca bastante rápido, mas para evitar problemas recomendamos que você a deixe secar por 24 horas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Sueli
Bom dia. Adorei as dicas de como pintar cestos de vime e bolsas de palha. Mas vocês não disseram qual tinta usar? Obrigada Sueli
Vivian
Mesma dúvida

Como pintar um cesto de vime
1 de 3
Como pintar um cesto de vime

Voltar ao topo da página