Micro-ondas

Meu micro-ondas parou de esquentar: o que pode ser?

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Meu micro-ondas parou de esquentar: o que pode ser?

É normal que muitas pessoas, quando os seus eletrodomésticos não estão funcionando corretamente, desejem concertar por conta o problema que podem ter. Se você está passando pela situação meu micro-ondas parou de esquentar: o que pode ser? Confira as informações que o umComo.com.br tem para dar a respeito do assunto e que podem ajudar você a ter uma ideia do que pode estar acontecendo com o seu aparelho.

Também lhe pode interessar: Micro-ondas: que materiais pode colocar?

Passos a seguir:

1

O forno de micro-ondas é um eletrodoméstico bastante comum na casa dos brasileiros e, embora tenha sido introduzido nas residências no final dos anos 1960, ainda hoje conta praticamente com a mesma tecnologia, sem muitas inovações. De qualquer forma, é importante ser cuidadoso ao tentar descobrir o que pode ser quando micro-ondas parou de esquentar.

Meu micro-ondas parou de esquentar: o que pode ser? - Passo 1
2

Existem diferentes componentes que constituem o eletrodoméstico e vários deles podem estar associados ao mau funcionamento do aparelho. Entre as possibilidades, está o fato da porta não vedar o interior do forno de micro-ondas de forma adequada, causando o vazamento das micro-ondas. Dessa forma, o problema pode estar tanto em suas dobradiças quanto em seus ajustes de metal.

3

Uma dica para saber se está ocorrendo vazamento das micro-ondas e, com o aparelho desligado, colocar um telefone celular dentro dele e fechar a porta. Depois, basta ligar para o celular. Se ele tocar, é porque há vazando e pode ser que seja devido a algum problema na vedação da sua porta. Vale lembrar que as ondas que permitem a comunicação entre os aparelhos móveis são as micro-ondas, as mesmas que esquentam os alimentos no eletrodoméstico. Assim, se o telefone tocar quer dizer que ele não está totalmente isolado, o que deve ocorrer para que o eletrodoméstico funcione do jeito correto.

4

O vazamento pode ser verificado também por meio de um medidor denominado detector de vazamento de micro-ondas, que pode ser analógico ou digital. Esse aparelho é usado pelos técnicos responsáveis pelo conserto do eletrodoméstico, sendo que possivelmente você tenha que chamá-lo, já que não é indicado que uma pessoa leiga desmonte o forno, uma vez que ao fazer isso sem os cuidados necessários pode ser muito perigoso.

5

A questão é que não é aconselhado mexer no aparelho mesmo desligado, porque, assim como outros aparelhos, o forno de micro-ondas armazena energia e pode causar uma descarga elétrica fatal em quem manuseá-lo sem os cuidados técnicos necessários. O circuito controlador do aparelho também pode ser o motivo para que o forno não esquente, no caso de não estar recebendo as informações do teclado como deveria.

6

Esse componente é responsável ainda por controlar o magnetron, que serve para produzir a radiação eletromagnética em micro-ondas. Se ele não estiver recebendo as informações de modo adequado ou estiver com algum problema também pode provocar o não aquecimento dos alimentos. Por fim, outra razão para o forno não esquentar é quando o seu fusível está queimado, o que pode acontecer devido a uma sobrecarga na rede elétrica causada por raios ou pelo uso prolongado do aparelho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Meu micro-ondas parou de esquentar: o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Joel Manoel Vieira
Me ajudou muito
1 de 2
Meu micro-ondas parou de esquentar: o que pode ser?