Micro-ondas

Micro-ondas não esquenta: por que e como resolver?

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 18 dezembro 2023
Micro-ondas não esquenta: por que e como resolver?

É possível que o micro-ondas não esteja aquecendo porque está com o fusível danificado, o plugue não esteja funcionando bem, ou porque há problemas nos circuitos internos, etc. Quando estamos na correria cotidiana, aparelhos como o micro-ondas facilitam o dia a dia. Assim, devido à importância do micro-ondas como eletrodoméstico de cozinha, é importante mantê-lo em bom estado para que esteja sempre disponível e cumpra as suas funções. Às vezes pode parar de aquecer, o que é um grande problema em determinadas circunstâncias.

Para descobrir sobre Micro-ondas não esquenta: por que e como resolver?, no unCOMO recomendamos que continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Micro-ondas: que materiais pode colocar?

Índice

  1. Fusível deteriorado
  2. A tomada não está funcionando corretamente
  3. Problemas em circuitos internos
  4. Há uma pequena obstrução
  5. O magnetron para de funcionar
  6. Micro-ondas liga, mas não esquenta
  7. Micro-ondas esquenta pouco

Fusível deteriorado

Um micro-ondas emite calor para aquecer alimentos graças aos fusíveis integrados. Portanto, o aparelho para de aquecer quando o fusível derrete ou queima devido à temperatura muito alta ou porque apresentou defeito de fábrica.

Neste caso, substituir o fusível danificado por um novo seria suficiente para resolver o problema. Dessa forma, no unCOMO recomendamos que faça contato com o serviço técnico da marca do seu micro-ondas para que possam efetuar a troca do fusível de forma rápida e eficaz.

A tomada não está funcionando corretamente

Se a tomada do seu micro-ondas não estiver funcionando corretamente, a primeira coisa que você tende a pensar é que se trata de um problema interno, mas às vezes uma simples conferência é eficaz para determinar qual é o verdadeiro problema.

Verifique se a tomada à qual o aparelho está conectado recebe energia suficiente para transmiti-la ao micro-ondas. Desligue o aparelho e verifique o funcionamento da tomada com outro eletrodoméstico. Se funcionar corretamente, o micro-ondas tem um problema interno.

Se, por outro lado, é a tomada que não está funcionando, já sabe o motivo do seu micro-ondas não estar aquecendo. Neste caso, a solução é simples: trocar o plugue ou conectar o aparelho a outra tomada que funcione corretamente.

Micro-ondas não esquenta: por que e como resolver? - A tomada não está funcionando corretamente

Problemas em circuitos internos

Se você está se perguntando o por quê do micro-ondas não esquentar, outra causa possível é que os circuitos internos do aparelho não estejam funcionando bem. Devido a isso, as ondas eletromagnéticas não se propagam com potência suficiente dentro do micro-ondas e, consequentemente, não conseguem aquecer os alimentos.

Se você encontrar problemas nos circuitos internos do eletrodoméstico, a solução não é simples. Para ter um diagnóstico exato e alternativas de conserto, no unCOMO recomendamos que você faça contato com o serviço técnico do fabricante. Desta forma, você receberá um diagnóstico detalhado de um especialista.

Há uma pequena obstrução

Se notar que a porta do micro-ondas não está fechando corretamente ou então que a placa interna não está girando como costuma girar, é possível que haja algum alimento ou detritos que o esteja atrapalhando, fazendo com que o aparelho não funcione bem. Neste caso, o obstáculo pode impedir que o micro-ondas aqueça os alimentos. A solução para este problema é manter uma limpeza adequada do aparelho: tente limpá-lo com a frequência necessária e de acordo com o uso que lhe for dado.

Micro-ondas não esquenta: por que e como resolver? - Há uma pequena obstrução

O magnetron para de funcionar

Às vezes, o micro-ondas para de aquecer porque o magnetron não está mais funcionando. Entre as possíveis causas, pode ser por deslocamento ou quebra da placa. Nestes casos, a melhor solução é localizá-lo, fazer as verificações necessárias para ver se está corretamente posicionado e, dependendo do diagnóstico final, decidir se deve ajustá-lo ou trocá-lo.

Micro-ondas liga, mas não esquenta

Em alguns casos, o aparelho funciona, mas não consegue aquecer os alimentos. Ou seja, a placa gira como sempre e o painel de controle responde às ações que você indicar, mas não aquece. Nesta situação, o problema mais provável está relacionado ao circuito de alta tensão.

Para solucionar o problema, é aconselhável desligar o aparelho da tomada e aguardar o serviço de assistência técnica do fabricante do micro-ondas.

Micro-ondas não esquenta: por que e como resolver? - Micro-ondas liga, mas não esquenta

Micro-ondas esquenta pouco

Apesar de ligar o aparelho na potência máxima, a comida sai morna, não quente. Isso pode acontecer por causa do vapor: o vapor é criado no interior do micro-ondas quando os alimentos são aquecidos, gerando condensações que podem afetar diretamente os componentes elétricos, chegando a danificá-los com a umidade.

Se esta é a razão pela qual o seu micro-ondas não aquece ou aquece mal, basta abri-lo e deixar a umidade evaporar para que fique como novo e funcione corretamente.

Você já conhece vários motivos pelos quais o micro-ondas não esquenta e o que pode ser feito, então agora você pode estar interessado em saber Como limpar o micro-ondas por dentro e Como limpar o micro-ondas com limão.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Micro-ondas não esquenta: por que e como resolver?, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Micro-ondas não esquenta: por que e como resolver?