menu
Partilhar

Pode colocar isopor no micro-ondas?

Por Aerton Guimarães, Jornalista. Atualizado: 20 fevereiro 2021
Pode colocar isopor no micro-ondas?

Para muita gente, o forno de micro-ondas é um item essencial na cozinha, assim como a geladeira. Nos últimos 10 anos, foram vendidos 42,6 milhões de fornos de micro-ondas no Brasil, segundo os dados mais recentes divulgados pela Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) até o fechamento deste artigo.[1]

O utensílio doméstico foi criado em 1947, nos Estados Unidos, pelo pesquisador Percy Spencer. Ele trabalhava num projeto para transformar a energia elétrica em ondas eletromagnéticas quando, para sua surpresa, o chocolate que estava em seu bolso derreteu. Em seguida, fez um teste com ovo e também com pipoca. A partir daí, ele compreendeu que a exposição de alimentos à energia de micro-ondas, que é uma forma de radiação eletromagnética similar à luz solar e às ondas de rádio, poderia ser usada para cozinhá-los.

Muitas décadas e grandes avanços tecnológicos depois, ainda há uma série de dúvidas sobre o que se pode ou não colocar no micro-ondas. É por isso que nesse artigo do umCOMO vamos explicar se pode colocar isopor no micro-ondas e citar alguns dos materiais que podemos e outros que nunca devemos aquecer neste eletrodoméstico. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Micro-ondas: que materiais pode colocar?

Pode colocar isopor no micro-ondas?

Não, não pode colocar isopor no micro-ondas. A não ser que a embalagem do isopor tenha algum aviso afirmando que é indicado para este uso.

O isopor ou poliestireno é feito de plástico e, na maioria dos casos, quando aquecido em altas temperaturas, pode derreter e liberar perigosas toxicinas capazes de atingir nosso organismo provocando doenças. Além disso, ao se derreter, o isopor compromete todo o alimento ao se misturar com ele.

Por isso, se você quiser levar isopor no microondas, mas não há nenhuma informação sobre essa possibilidade, é melhor retirar o alimento de onde está e colocá-lo um prato ou outro recipiente de porcelana ou vidro para, só então, levá-lo ao micro-ondas.

Marmita de isopor pode ir no micro-ondas?

Não, marmita de isopor não pode ir no micro-ondas, a não ser que haja algum aviso deixando clara essa possibilidade na embalagem. Diversos fabricantes de recipientes feitos de isopor como copos, pratos, latas, porta-cervejas e embalagens de marmita ressaltam que tais materiais só devem ser utilizados para o transporte ou armazenamento de alimentos na geladeira, e nunca devem servir para o aquecimento.

Como já mencionamos, há alguns tipos de isopor que são seguros para micro-ondas, e eles devem vir com a especificação, por meio de um selo ou aviso na embalagem, com essa informação.

Pode colocar isopor no micro-ondas? - Pode colocar isopor no micro-ondas?

Materiais que podem ir no micro-ondas

Apesar da popularidade, há muita polêmica sobre o uso do forno de micro-ondas. Quando se fala sobre a radiação emitida por ele, não há motivos para preocupação, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).[2]

No entanto, em relação a outras questões - como a perda de nutrientes e os materiais em que podemos aquecer os alimentos - não há definições muito claras e muitos cientistas, inclusive, discordam em vários pontos.

É muito comum termos dúvidas sobre os materiais utilizados para aquecer os alimentos, como copos, panelas, recipientes de plástico e, como já falamos, os tipos de isopor que podem ir no micro-ondas. Você sabe quais materiais podem ir no micro-ondas e quais não podem? Aqui apresentamos uma relação deles:

Pode colocar no micro-ondas

  • Louça e porcelana (com exceção daquelas que possuem detalhes metalizados)
  • Vidros refratários
  • Vidros comuns
  • Cerâmica vitrificada
  • Papéis absorventes
  • Plástico apropriado para o uso em micro-ondas
  • Embalagens de silicone que tenham indicação para uso em micro-ondas

Não pode colocar no micro-ondas

  • Panelas
  • Papel alumínio
  • Marmita de alumínio
  • Objetos feitos de metal em geral
  • Pratos com detalhes metálicos
  • Filme plástico ou papel filme (a não ser que tenha tal informação na embalagem)
  • Garrafa térmica
  • Isopor
  • Sacos de padaria, pois podem pegar fogo
  • Plásticos não adequados para o uso em micro-ondas
  • Embalagens de comida chinesa

Como saber qual vasilha pode ir no micro-ondas

Agora que você já viu que tipo de isopor pode colocar no micro-ondas e também quais materiais podem ir no eletrodoméstico, é importante saber como descobrir se a vasilha que você pretente colocar no micro-ondas é segura ou não.

Neste sentido, a primeira coisa que você deve fazer é conferir a embalagem do recipiente, seja um pote, um prato ou qualquer outro recipiente que for de plástico. Nela usualmente os fabricantes colocam um aviso/rótulo para dizer se aquela vasilha é ou não segura para forno de micro-ondas. Se não houver nenhum aviso, não utilize-a.

Outra forma é observar o símbolo de reciclagem que normalmente esses recipientes possuem: um triângulo de setas. Dentro desse triângulo podemos encontrar um número, que sinaliza o tipo de material com o qual foram feitos. Portanto, se houver o número 5 dentro do triângulo, isso quer dizer que o plástico é o polipropileno, um material mais resistente ao calor e que usualmente pode ir no micro-ondas.

Em relação aos vidros, a maioria deles é segura para micro-ondas mas, como vimos, é melhor dar preferência aos vidros refratários e prestar atenção na tampa dele (se for uma tampa de plástico e se não houver aviso de que é segura para micro-ondas, não aqueça com ela).

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pode colocar isopor no micro-ondas?, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Referências
  1. ELETROS - Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos. Estatísticas Forno de Micro-ondas. Disponível em: <https://eletros.org.br/indicadores/>. Acesso em 17 de fevereiro de 2021.
  2. WORLD HEALTH ORGANIZATION. Radiation: Microwave ovens. Disponível: <https://www.who.int/news-room/q-a-detail/radiation-microwave-ovens>. Acesso em 17 de fevereiro de 2021.
Bibliografia
  • INMETRO. Forno de microondas. Disponível em: <http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/microondas.asp>. Acesso em 17 de fevereiro de 2021.
  • FOLHA DE S. PAULO. Microondas se populariza e aquece setor de congelados. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/fsp/agrofolh/fa2006200007.htm>. Acesso em 17 de fevereiro de 2021.
  • BBC BRASIL. Afinal, é perigoso esquentar comida no micro-ondas?. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-53494257>. Acesso em 17 de fevereiro de 2021.
  • COPOBRAS. Posso utilizar os produtos Copobras no freezer, no forno ou no micro-ondas?. Disponível em: <https://www.copobras.com.br/pt/fatos-e-mitos/posso-utilizar-os-produtos-copobras-no-freezer-no-forno-ou-no-micro-ondas>. Acesso em 17 de fevereiro de 2021.
  • CONSUL. Papel alumínio no micro-ondas: pode ou não pode?. Disponível em: <https://www.consul.com.br/facilita-consul/simples-assim/aluminio-no-micro-ondas/>. Acesso em 17 de fevereiro de 2021.
  • CARREFOUR. Veja se isopor pode ir ao micro-ondas. Disponível em: <https://www.carrefour.com.br/blog/dica-amiga/post/veja-se-isopor-pode-ir-ao-micro-ondas>. Acesso em 17 de fevereiro de 2021.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Gustavo Woltmann
Já quase cometi esse erro!

Pode colocar isopor no micro-ondas?
1 de 2
Pode colocar isopor no micro-ondas?

Voltar ao topo da página