menu
Partilhar

Como regular o termostato do freezer

 
Por Redação umCOMO. 27 fevereiro 2021
Como regular o termostato do freezer

O uso contínuo dos eletrodomésticos da casa faz com que a gente sempre precise cuidar deles para que funcionem bem pelo maior tempo possível. Televisão, micro-ondas, máquinas de lavar e secadoras são exemplos de aparelhos que facilitam – e muito – o nosso dia a dia, deixando a rotina menos caótica. Nesse sentido, a geladeira é também fundamental para conservar alimentos em bom estado, mas ela também merece atenção. É importante, portanto, configurar o termostato do eletrodoméstico, a fim de regular a temperatura. Pois bem, será que você sabe mesmo como regular o termostato do freezer? Como é possível saber se ele funciona bem ou não? Neste artigo do umCOMO te oferecemos todas as informações para sanar as suas dúvidas nesse sentido.

Como funciona o termostato da geladeira

É importante saber como regular o termostato da geladeira, mas antes é preciso conhecer mais sobre seu funcionamento. Ele é um dispositivo que permite, na prática, configurar a temperatura no interior da geladeira. A mudança de temperatura está relacionada com o funcionamento do motor que, caso esteja funcionando de forma correta, atinge a refrigeração adequada para o eletrodoméstico. O mesmo vale para as vezes em que você abre e fecha a porta da geladeira: a temperatura ambiente do exterior e a quantidade de alimentos guardados no interior dela também condicionam o rendimento do termostato.

O motor da geladeira deixa de funcionar e volta automaticamente após um certo período de tempo, com o objetivo de conservar a mesma temperatura no interior dela. Para que ele fique regulado, é necessário um termostato com duas entradas elétricas, conectadas no circuito de funcionamento do motor. Dessa forma, quando a geladeira alcança sua temperatura máxima de funcionamento, os sensores são capazes de detectar isso, fazendo com que os contatos do termostato abram e, em seguida, o motor pare.

Quando o período em que a temperatura do refrigerador sobe acaba, as entradas do termostato são fechadas e o motor recebe o sinal para dar a partida novamente, baixando os graus internos até atingir a temperatura na qual o refrigerador está regulado.

Como regular o termostato do freezer - Como funciona o termostato da geladeira

Como regular o termostato do freezer

Existem tantos modelos diferentes de freezers e geladeiras por aí, que é praticamente impossível que haja instruções gerais para todos eles, já que variações pontuais em cada sistema de refrigeração, entre outras coisas, também podem ser encontradas. Ainda assim, podem ser estabelecidas algumas orientações padrão, mas o mais recomendado é que você tenha noção sobre o funcionamento exato do modelo da sua geladeira. Se você quer saber como regular o termostato do freezer, siga os passos do umCOMO:

  1. Leia o manual de instruções do modelo que você comprou. No documento, você vai encontrar a regulação recomendada para o refrigerador, que normalmente fica, em média, em torno de 4 ºC. Dependendo do conteúdo da geladeira, você pode regulá-la entre 2ºC e 8 ºC, enquanto que para o freezer a temperatura recomendada fica, normalmente, em torno de -18ºC, ainda que você possa colocá-la entre -16 ºC e -24 ºC, dependendo do que você precisa. Observe que alguns termostatos usam números e não graus para medir a temperatura, mas nesses casos você pode encontrar uma faixa de equivalência ou uma explicação similar nas instruções de uso.
  2. Tendo isso em mente, recomendamos que você comece por graduar o termostato para a metade. Por exemplo, se os números do controle estiverem de 1 a 6, coloque-o no 3.
  3. Após as primeiras 24 horas você poderá verificar se a geladeira está na temperatura desejada, já que ela estará graduada. Se você ainda não se convenceu, pode aumentar ou diminuir o medidor do termostato a fim de ajustá-lo.

Nos casos em que o termostato é regulado com números exatos e não com graus, é possível que com o tempo você esqueça qual a temperatura ajustada na sua geladeira. Se em algum momento você precisar saber exatamente qual é ela, uma alternativa é colocar uma garrafinha cheia de água na prateleira central do eletrodoméstico e, 24 horas depois, você retirá-la de dentro da geladeira e medir sua temperatura: será exatamente a mesma que você configurou anteriormente.

Lembre-se também de que nem todas as partes do refrigerador ficam com a mesma temperatura. Os produtos colocados no fundo e nas prateleiras inferiores da geladeira ficarão mais gelados, enquanto que os alimentos armazenados na porta, nas prateleiras superiores ou naquelas que não toquem o fundo ficarão ligeiramente menos refrigerados. O mesmo acontece com o freezer.

Recomendamos que você também leia este artigo sobre qual é a temperatura ideal da geladeira no verão.

Como regular o termostato do freezer - Como regular o termostato do freezer

Como saber se o termostato do freezer está quebrado

Depois de aprender a regular o termostato do freezer e como ele funciona, resta saber se ele está funcionando corretamente ou se quebrou por algum motivo. O surgimento de poças de água nas prateleiras da geladeira, bem como o aparecimento de gelo ou "geada" são sinais de que o motor da geladeira não está funcionando direito.

Caso você perceba que a temperatura fica mudando muito ou está diferente da que você regulou, será necessário comprovar se o termostato da geladeira está danificado. Para isso, nós do umCOMO te damos as dicas a seguir:

  1. Encontre o termostato dentro da geladeira e ajuste-o na temperatura recomendada pelo fabricante (você vai descobrir isso checando no manual de instruções do modelo que você comprou ou, então, perguntando na loja onde comprou a geladeira. Se preferir, ligue para o atendimento da marca do refrigerador).
  2. Com a geladeira vazia, desconecte o plugue da corrente elétrica.
  3. Pegue uma chave de fenda e remova a tampa do termostato.
  4. Defina o medidor do termostato para a temperatura mais fria e remova os dois fios que estão conectados.
  5. Coloque o multímetro, que é um aparelho utilizado para medir a tensão elétrica, e observe as duas entradas ou conectores do termostato: se indicarem 0, ele está funcionando corretamente. Caso contrário, ele está danificado e você terá que substituí-lo por um novo.

Você também pode se interessar por este artigo do umCOMO que explica quanto tempo esperar para ligar a geladeira após ligada.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como regular o termostato do freezer, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como regular o termostato do freezer
1 de 3
Como regular o termostato do freezer

Voltar ao topo da página