Partilhar

Minha geladeira parou de gelar: o que fazer?

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017

Muitas pessoas são adeptas do faça você mesmo e, assim, quando um aparelho em sua casa possui algum defeito o mais comum é buscarem informações com amigos, conhecidos e mesmo pela internet para consertar o seu eletrodoméstico, eletrônico ou outro produto. Além de sair mais barato, é possível aprender sobre o assunto e estar pronto para outras ocasiões. Nesse sentido, você pode se perguntar: minha geladeira parou de gelar: o que fazer? Veja com o umComo.com.br o que pode ser feito para reparar o seu eletrodoméstico.

Também lhe pode interessar: Quanto tempo esperar para ligar a geladeira
Passos a seguir:
1

O refrigerador nem sempre é um eletrodoméstico simples de consertar quando apresenta algum defeito, mas antes de levar para a assistência técnica ou mesmo se desfazer dele o melhor é saber o que fazer se a geladeira parou de gelar. O problema pode estar simplesmente associado à tomada, que não está adequadamente ligada, certifique-se disso antes de qualquer outra coisa.

Minha geladeira parou de gelar: o que fazer? - Passo 1
2

No entanto, muitas vezes, isso acontece simplesmente porque a borracha da porta do refrigerador está gasta e não está mais fechando de maneira adequada. Nesse caso, é preciso comprar uma borracha nova, que deve ser igual ao modelo antigo. Para comprar a certa confira o modelo do seu eletrodoméstico, pois o acessório pode ser diferente conforme a marca da geladeira. Para fazer a troca é preciso levantar a borracha da porta e procurar pelos seus parafusos e soltá-los. É preciso remover com cuidado, mas puxar toda a vedação.

3

Depois, chega a hora de colocar a nova borracha, sendo que o procedimento deve iniciar nos cantos superiores e, depois, deslizar a borracha pelo restante da porta. Por fim, aperte os parafusos e verifique se a porta fecha de modo correto. Mas se a geladeira parou de gelar e não é esse o motivo, no caso se você tiver um refrigerador convencional, a razão pode ser uma falha no motor.

4

O problema pode estar ainda no termostato, que serve para controlar a temperatura do eletrodoméstico, ou se tratar de um vazamento de gás, devido a um furo por causa da corrosão dos tubos, o que pode acontecer com o tempo de uso. Dessa forma, o termostato pode estar em número baixo e basta apenas aumentar. Atente para o fato que quando a sua geladeira estiver muita cheia é melhor deixar a temperatura do refrigerador mais alta.

5

Se for o motor, ele pode estar comprimindo pouco, ou seja, não tem força suficiente para fazer o gás circular e, se for um vazamento, ele pode ser externo ou interno. Nos casos de problema no motor ou vazamento o que deve fazer é chamar um técnico para ver de perto qual pode ser o problema. No entanto, se o seu refrigerador for do tipo em que o freezer é separado, um frost free, até mesmo para os técnicos é mais difícil de encontrar o problema.

6

Os modelos mais modernos de geladeira são bastante diferentes dos convencionais e possuem um funcionamento muito mais complexo. Dessa forma, o dano existente pode estar em diversos lugares. Entre eles, no timer, na resistência de degelo, no bimetal, no ventilador, nos sensores de temperatura, em um dos fusíveis térmicos ou em qualquer outro componente. De qualquer forma, a dica aqui mais uma vez é ligar para a assistência técnica.

7

Se este artigo foi útil para você, então não deixe de conferir estes outros que temos para si:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Minha geladeira parou de gelar: o que fazer?, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário sobre Minha geladeira parou de gelar: o que fazer?

2 comentários
Abetino
Paro de congela
marili
a minha geladeira so gela a parte de cim e ebaixo nao

1 de 3

Voltar ao topo da página