PARTILHAR

Quanto tempo esperar para ligar a geladeira

Quanto tempo esperar para ligar a geladeira

A chegada de um novo eletrodoméstico em casa costuma nos emocionar, mas além da alegria é importantíssimo considerar as recomendações em relação à instalação e primeiro uso do mesmo, com o objetivo de garantir a sua máxima duração e correto funcionamento ao longo do tempo. No caso das geladeiras é importante deixar um tempo de repouso antes de ligá-las para garantir que funcionem de forma adequada. Mas quanto tempo esperar para ligar a geladeira? Neste artigo do umCOMO esclarecemos essa e outras dúvidas relacionadas.

Também lhe pode interessar: Como tirar o mau cheiro da geladeira

Porque devemos esperar antes de ligar a geladeira

Quando adquirimos uma geladeira, ela deve ser retirada do depósito da loja, levada até um veículo e depois transportada até nossa casa. Quando ela chega, também estará em movimento até à hora em que finalmente esteja situada em seu respectivo lugar na cozinha.

Tudo isso implica que os gases e líquidos que se encontram dentro do eletrodoméstico, que serão os responsáveis pelo correto funcionamento, também estiveram em movimento; por isso é importante dar à geladeira um tempo de repouso para que eles se estabilizem antes de ligar a geladeira pela primera vez ou após um período desligada.

Esta recomendação é válida para todas as marcas de geladeiras e freezers, no entanto o tempo de repouso de cada uma pode variar.

O que é preciso considerar na hora de colocar a geladeira no lugar

Costumamos ter um espaço previamente estipulado para colocar a geladeira em nossa cozinha, no entanto, para garantir o funcionamento adequado do eletrodoméstico é muito importante considerar alguns aspectos antes de colocá-lo nesse lugar:

  • Certifique-se de que o chão esteja completamente plano, sem inclinações de nenhum tipo. Se não for assim, será necessário nivelar adequadamente antes de colocar a geladeira.
  • É importante que o lugar de instalação não receba luz direta do sol, também não convém que faça muito calor pois é necessária a circulação de ar.
  • É muito importante que a geladeira nunca esteja apertada dentro do espaço correspondente. Deve ter uma margem de pelo menos 3 centímetros de cada lado, e entre a parte traseira da geladeira e a parede recomenda-se deixar um espaço de pelo menos 5 centímetros.
  • Se sobre este espaço houver algum móvel ou prateleira, deve ter um espaço de 10 centímetros entre a parte superior da geladeira e o móvel em questão. Os espaços ajudam a que o calor do eletrodoméstico seja expulso adequadamente sem produzir um reaquecimento.

Também é importante que o cabo da geladeira nunca esteja pressionado ou enrolado; ele deve ser mantido de forma adequada para evitar defeitos.

Quanto tempo a geladeira deve ficar desligada após o transporte

Em relação ao tempo necessário antes de ligar a geladeira, cada fabricante tem as suas recomendações que devem estar indicadas no próprio manual de instruções. Se a geladeira tiver sido transportada deitada, recomenda-se esperar entre 6 e 8 horas para ligar, par permitir que o líquido e o gás se estabilizem ao colocar na vertical. Se tiver sido transportada verticalmente, pode ter que esperar menos tempo, pelo menos umas 4 horas.

É sempre importante consultar o manual do eletrodoméstico antes de ligar a geladeira para considerar o tempo de espera recomendado pelo fabricante. Estas são as recomendações de tempo de espera de algumas marcas.

O mesmo vale para casos caso em que a geladeira ficou deitada por qualquer outro motivo. Se a geladeira ficou deitada, o tempo de ligar deve ser pelo menos 4 horas após ela ter voltado para a posição vertical. Assim como, também é uma dica para geladeiras novas ou antigas, quanto ao tempo para ligar.

Limpe a geladeira enquanto ela estiver desligada

Você pode aproveitar esse tempo que o refrigerador precisa estar desligado para economizar energia e limpar a geladeira por dentro com a ajuda de um pano umedecido com água e bicarbonato. Ler muito bem as instruções do manual é fundamental para manter o seu eletrodoméstico em perfeito estado por mais tempo.

Veja mais dicas em: Truques para limpar a geladeira

Quanto tempo demora para geladeira gelar?

Mesmo sabendo quanto tempo para ligar a geladeira após o transporte e respeitando, isso não significa que ela logo começará a gelar. A maior parte dos fabricantes recomenda esperar entre 3 e 6 horas para que a geladeira atinja a temperatura adequada antes de introduzir os alimentos dentro dela. Após ser ligada na tomada, a geladeira pode demorar até 72 horas (3 dias) para atingir a temperatura ideal para conservar alimentos.

Uma boa dica é ligar a geladeira depois da mudança ou transporte em uma temperatura baixa e só então regulá-la quando ela já estiver parcialmente gelada, assim você economiza energia. Se a sua geladeira liga, mas não gela, o ideal é esperar pelo menos 72 horas e seguir as recomendações acima.

E depois você pode, finalmente, organizá-la seguindo as dicas do artigo sobre como organizar a geladeira.

Quanto tempo demora para gelar uma geladeira frost free

Por serem mais modernas, o tempo que uma geladeira frost free demora para gelar não deve ser muito, mas isso sempre pode variar para cada modelo e marca. Estima-se que duas horas é o tempo mínimo para começar a armazenar alimentos em uma frost free depois de ligada.

O que é uma geladeira frost free?

São aquelas que possuem uma tecnologia específica que não precisa fazer o degelo toda vez que você quiser limpar o congelador, por exemplo. O mecanismo delas faz com que o ar de dentro seja renovado constantemente, promovendo uma refrigeração igual em todas as partes da geladeira.

Quando a geladeira para de gelar, o que pode ser?

Mal contato, borracha danificada, falha no motor e vazamento de gás são algumas das causas mais comuns de problemas em geladeira. Se você identificou o problema e se trata de algo relativamente simples como mal contato ou a borracha da geladeira estragada, você mesmo pode resolver. Mas se a sua geladeira ainda estiver na garantia, não hesite em entrar em contato com o suporte técnico autorizado. Para casos em que você detecta o problema no motor da geladeira ou não sabe o que pode ser, é fundamental procurar uma assistência técnica.

Leitura complementar: Minha geladeira parou de gelar, o que fazer?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quanto tempo esperar para ligar a geladeira, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
17 comentários
A sua avaliação:
Marlene
Minha geladeira Frost Free ela demora a desligar é normal isso
A sua avaliação:
Paulo Rodrigues da silva
Liguei minha geladeira nova fiz tudo certo ela liga mais j nao gela a tem dois dias e nao gela .eu devo fazer oq
A sua avaliação:
Osvaldessi Gonçalves
muito bom , vivendo e aprendendo, recomendo para todos interessados
A sua avaliação:
Sidinei
Minha geladeira é Brastemp frost free ela funciona uma faixa de 5 a 6 hs ligada e uns 20 a 30 minutos desligada
É normal me de uma solução pôr favor Obrigado
Funciona tanto em cima com embaixo.
A sua avaliação:
GILSEN SCARPONE SALEM
Tenho uma Geladeira Continental, duplex Frost Free com Dispenser de água, Gostaria de relatar aqui que a geladeira funciona normalmente e de tempos em tempos, mais ou menos de 03 em 03 meses, simplesmente a parte de baixo da geladeira para de gelar, o freezer funciona normalmente mas a parte de baixo para de gelar, aí tenho que desliga-la por 24 horas e ligar novamente, depois disso ela volta a funcionar normalmente. Solicito orientações, providencias para solucionar este problema
A sua avaliação:
Lucilene Benta Alves
Gostaria de saber uma refrigerador 450 litros da consul quanto tempo para dar uma carga completa e depois ligar e desligar normalmente
Agnaldo
Minha geladeira parou de funcionar e o técnico trocou o rele. Quanto tempo demora para ela resfriar após ser ligada. É um modelo Consul Frost Free.
Obrigado.
Ana
Bom dia..Tenho uma geladeira saybaysay..Ela qdo chegou no carro de mudança não quer ligar..está derramando o disjuntor.. pq deve ter sido??
Carlos
Saybaysay kkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkk vou rir por uma semana
Welton
Olá boa noite !
Comprei uma geladeira na loja ! Porém só vou usar essa geladeira daqui umas 6 mês ! Gostaria de saber como é nova e está na embalagem ainda posso deixa essa geladeira desligado esse tempo ? Desde de já agradeço
Fabiana
Oi boa noite!! Então minha geladeira teve que entra pela janela da cozinha , mais não ficou nem 1 minuto na horizontal, mais o que aconteceu logo depois mais ou menos de meia hora a uma hora eu liguei ela ..sera que deu ruim.
Chris
Comprei uma consul novinha, esperei 3 horas e liguei na tomada. Não vejo nada de ar frio nela.... snif
LUIZ AUGUSTO GROCHOWSKI CAMPOS
Comprei uma geladeira e a mesma foi entregue hoje e apos esperar tres hs a mesma nao esta funcionando Marca Brastemp BRM56
Fabiana
O que aconteceu ? Ela não funcionou ? Comprei uma hj....e nada de gelar....
eustaquio
quantas horas que a geladeira brastemp frost free 378 leva para chegar na temperatura e desligar pela primeira vez//?
Pedro henrique
comprei uma geladeira de 2 mão consul 320 litros aguardei cerca de 1 hora pra liga ela depois que ela chegou aqui em casa mais mesmo assim ela não esta gelado só fica meio fria dentro dela mais não gela! creio q não e problema de gás!
Marília
Adquiri uma geladeira frost free de segunda mão, aguardei mais de 8 horas para ligá-la e, quando liguei, começou um barulho de funcionamento. Estranhei, pois geralmente as geladeiras não fazem barulho. A marca é Electrolux. Isso é normal? Obrigada.
Victor
Samsung recomenda 3 horas, não 8 como informado.
A sua avaliação:
Joselicio Costa Lima
Gostei estava precisando dessa dica, valeu.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Joselicio! Ainda que as dicas foram úteis! Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Quanto tempo esperar para ligar a geladeira
Quanto tempo esperar para ligar a geladeira

Voltar ao topo da página ↑