Partilhar

Como colocar ladrilho hidráulico

 
Por Nicolas Santos. Atualizado: 4 dezembro 2019
Como colocar ladrilho hidráulico

Colocar novos ladrilhos hidráulicos num cômodo não é uma tarefa difícil, e pode ser feita por você, sem necessidade de contratar qualquer mão de obra. Para isso, você precisará apenas das ferramentas certas, capricho, cuidado e um pouco de paciência, trabalho que depois será recompensado por um resultado de acordo com o que você queria. Basta seguir os concelhos do umComo neste artigo sobre como colocar ladrilho hidráulico.

Antes de mais nada, alguns concelhos: Antes de instalar os ladrilhos hidráulicos, guarde-os em local coberto para evitar chuva, se possível, sobre pallets. Assim evita-se que o papelão que envolve os ladrilhos molhe e cause danos à pintura por causa da umidade. O mesmo vale para a forma com que eles são arranjados (face a face) para evitar riscos. Deixe-os assim até o momento da instalação.

Agora, vamos ao que interessa: a instalação do ladrilho hidráulico.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como organizar uma arrecadação
Passos a seguir:
1

O primeiro passo consiste em limpar e nivelar o contrapiso, com uma fina camada de argamassa (aproximadamente 1cm de espessura). Para isso você precisará da desempenadeira dentada e a caixa de massa. Veja todos os itens necessários para colocar ladrilhos hidráulicos no final do artigo.

Como colocar ladrilho hidráulico - Passo 1
Imagem: pedreirao.com.br
2

Faça o assentamento enquanto se certifica de que todos os ladrilhos estejam nivelados. Para isso será preciso tomar atenção, as peças costumam ter de 2 a 3 cm de espessura, e entre elas, é possível haver até 2mm de diferença. Apos chegar no nivelamento, passe argamassa nas pontas de cada peça.

Como colocar ladrilho hidráulico - Passo 2
3

Depois disso, pressione de maneira suave a peça, evitando trincas e marcas e limpe com uma esponja umedecida (com a parte "fofa" da esponja) ou um pano todos os respingos e sobras, se houver. Qualquer sobra de argamassa pode secar e grudar na peça, mas não se preocupe, para retirá-las, basta usar uma lixa d'água suave, como a número 100, por exemplo.

Como colocar ladrilho hidráulico - Passo 3
Imagem: revistacasaejardim.globo.com
4

Antes de passar a resina, remova toda e qualquer sujeira/poeira do local das peças com uma vassoura ou escovinha, caso você tenha as colocado numa parede, etc. Quando o local já estiver limpo, passe três mãos de resina, com um intervalo de 8 horas entre cada uma delas. A resina pode ser passada com um curto rolo de lã ou espuma. Se você quiser, também pode passar uma mão de cera industrial. A passagem só pode ser liberada depois de 12h da última demão.

5

É importante pensar também na manutenção dos ladrilhos, que pode ser feita com cera líquida e incolor. A manutenção pode ser feita a cada quinzena ou uma vez por mês, e ela ajudará a manter o brilho do ladrilho. Se houver necessidade de limpeza, use água e sabão neutro sem problemas, apenas tomando um pouco de cuidado para não esfregar demais o rejunte.

Se houver qualquer dificuldade na instalação ou problema com os ladrilhos, contacte o fornecedor ou fabricante do produto. Veja também:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como colocar ladrilho hidráulico, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário sobre Como colocar ladrilho hidráulico

O que lhe pareceu o artigo?

Como colocar ladrilho hidráulico
Imagem: pedreirao.com.br
Imagem: revistacasaejardim.globo.com
1 de 4
Como colocar ladrilho hidráulico

Voltar ao topo da página