Partilhar

Como eliminar aranhas grandes - Métodos eficazes!

 
Por Sara Viega. Atualizado: 17 outubro 2017
Como eliminar aranhas grandes - Métodos eficazes!

Uma das pragas mais comuns no interior de uma casa é a das aranhas. Estes insetos entram pelas fendas e gretas da sua casa e criam uma teia de aranha perfeita para viverem tranquilas com o seu alimento favorito: insetos menores. Embora elas contribuam para a limpeza do lar, a verdade é que as aranhas incomodam muita gente quando compartilham o mesmo espaço. Por esse motivo, o umCOMO explica como eliminar aranhas grandes com métodos eficazes para que o seu ambiente se torne mais limpo, higiênico e seguro para toda a família!

Também lhe pode interessar: Como fazer um repelente caseiro para aranhas

Onde as aranhas se escondem - lugares domésticos propensos

Antes de explicar como eliminar as aranhas grandes de casa, é essencial conhecer os os lugares mais propensos para as mesmas se instalarem e viverem. Geralmente, este inseto busca espaços escuros e úmidos pois é nesse tipo de ambiente que poderá encontrar outros insetos para se alimentar.

Por esse motivo, espaços como garagens e sótãos são atrativos para as aranhas. Se você já tem este inseto compartilhando o espaço da sua casa, também é normal que ele se vá movendo pela casa, trocando de cômodo. Por esse motivo, é essencial que você limpe bem todos os espaços e que os mantenha desinfetados para que as aranhas não andem livremente pela sua casa.

Em seguida, indicamos uma lista de lugares mais propensos para as aranhas se esconderem para que você possa detectá-las e saber como o que fazer para cada caso:

  • Pedaços de lenha: não guarde a lenha dentro de casa nem perto dela, o ideal é guardar os troncos longe do seu lar para evitar que as aranhas possam escalar e entrar facilmente para o interior.
  • Plantas: você deve evitar ter plantas em casa pois costumam ser um habitat perfeito para as aranhas. Procure que as plantas também não estejam muito próximas da fachada, colocando-as longe da parede para que elas não entrem.
  • Caixas de cartão: chamam muito a atenção de todo o tipo de insetos e, por esse motivo, as aranhas podem se sentir atraídas por elas.
  • Esquinas e cantos: são ideias para poderem tecer a sua teia de aranha e, por isso, é comum que elas façam desse tipo de espaço o seu lar.
Como eliminar aranhas grandes - Métodos eficazes! - Onde as aranhas se escondem - lugares domésticos propensos

Eliminar aranhas com inseticida

Vamos já diretos ao assunto, explicando qual é o melhor jeito de eliminar as aranhas grandes de casa. É importante destacar que, quando estes insetos são pequenos, é possível eliminá-los com um golpe, com um jornal ou com qualquer outro utensílio. Contudo, quando as aranhas são grandes, você deve evitar esta técnica por dois motivos:

  • A sua parede ou chão podem ficar manchados de sangue com uma mancha difícil de remover
  • A aranha pode ter ovos e, desse jeito, explodir com milhares de crias de aranhas que se espalharão por toda a sua casa

Por este motivo, quando falamos de aranhas grandes, o melhor que podemos fazer é usar um inseticida residual. Com este produto, você poderá pulverizar a aranha diretamente, assim como as zonas onde estão as teias de aranha e, assim, eliminar os insetos facilmente.

Contudo, dependendo do tamanho da aranha, é possível que o inseticida não resulte na morte do inseto. Nestes casos, recomendamos que você contate um profissional já que o excesso de inseticida pode ser tóxico para as pessoas.

Remédios para eliminar aranhas

Se você prefere optar por opções menos tóxicas que respeitam o meio ambiente, pode usar alguns remédios caseiros para eliminar aranhas em casa. No entanto, é importante mencionar que, com aranhas grandes, é possível que estes remédios não sejam eficazes, sendo necessário optar por soluções mais drásticas.

Alguns dos melhores remédios caseiros para acabar com esta praga são os seguintes:

  • Óleos essenciais: a menta, a lavanda e a melaleuca são excelentes produtos para eliminar aranhas de casa. Isso acontece porque estes são aromas que as aranhas detestam e, por isso, fogem do seu lar, evitando também o seu regresso. Para isso, passe um pouco de óleo nas esquinas e nas zonas onde estes insetos costumam viver e poderá notar que a sua presença diminui.
  • Vinagre para matar aranhas: outra opção é o vinagre branco, um produto perfeito para limpar e desinfetar a casa e, além disso, espantar aranhas. Para isso, você apenas necessita misturar vinagre e água em uma garrafa com spray e pulverizar as zonas mais propensas à presença deste inseto.
  • Odores cítricos: o odor a laranjas, limões, toranjas, etc., é muito desagradável para as aranhas e, por isso, passar estes aromas nos espaços do seu lar pode espantar as aranhas e fazer com que não regressem.

Confira este artigo do umCOMO para saber como fazer um repelente caseiro para aranhas.

Use um aspirador para eliminar as aranhas grandes

Um truque muito eficaz para matar aranhas grandes em casa é o uso do aspirador. Com a força deste eletrodoméstico, você conseguirá matar todas as aranhas do seu lar. Além disso, será mais fácil eliminar as teias que podem estar nos cantos ou esquinas da sua casa.

Por isso, recomendamos que você aspire os rodapés, as esquinas e todos os espaços que estejam um pouco ocultos em casa pois, assim, conseguirá soltar as aranhas das teias e absorvê-las com o aspirador. Este método permite também que você elimine outros insetos que possa ter em casa e, assim, reduzir o alimento das aranhas.

Como eliminar aranhas grandes - Métodos eficazes! - Use um aspirador para eliminar as aranhas grandes

Se nada funcionar, chame um profissional

Se você já tentou todas estas técnicas e continua vendo aranhas em casa ou não teve sucesso na eliminação do inseto, recomendamos que você contate um profissional. Você pode chamar uma empresa de fumigação para que erradique totalmente esta infestação da sua casa e ficar seguro de que ficou completamente limpa e sem insetos.

Tenha em conta que os produtos que estas empresas costumam usar são muito fortes e tóxicos para as pessoas, por isso é normal que você necessite de estar fora de casa por 48 horas afim de reduzir o efeito e o perigo para a saúde.

Cubra os buracos e gretas da sua casa

Depois de eliminar as aranhas grandes de casa, recomendamos vivamente que você faça tudo o que pode para evitar que elas regressem. Cobrir as gretas ou buracos impede que este inseto se instale.

Coloque massa ou silicone nas zonas como ranhuras de portas, janelas, tubos, etc., para criar um escudo protetor que impede o acesso de insetos desagradáveis. Além disso, tente sempre manter a sua casa limpa para evitar que entrem insetos e, como consequência, aranhas.

Como eliminar aranhas grandes - Métodos eficazes! - Cubra os buracos e gretas da sua casa

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar aranhas grandes - Métodos eficazes!, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário sobre Como eliminar aranhas grandes - Métodos eficazes!

O que lhe pareceu o artigo?

Como eliminar aranhas grandes - Métodos eficazes!
1 de 4
Como eliminar aranhas grandes - Métodos eficazes!

Voltar ao topo da página