Partilhar

Como escolher um aspirador de pó

Por Sara Viega. Atualizado: 23 janeiro 2018
Como escolher um aspirador de pó

A limpeza da casa costuma converter-se numa tarefa longa e tediosa que ninguém adora fazer, mas podemos agilizar o assunto se tivermos a ajuda de um ótimo aliado: o aspirador de pó. Existem diferentes tipos deste eletrodoméstico que devemos escolher em função do uso que vamos dar a ele. São diversos aspectos que devemos considerar na hora de escolher o que mais nos convém, por isso em umComo.com.br queremos ajudar você com este artigo sobre como escolher um aspirador de pó.

Também lhe pode interessar: Como escolher uma geladeira
Passos a seguir:
1

Um dos principais fatores que deverá considerar na hora de escolher seu aspirador de pó é a potência do mesmo. Ela não se mede pelos watts do aparelho (que costuma ser à volta de 1400 e 2200 W), e sim pela potência de sucção, que deve ser de pelo menos 400 watts.

2

A potência necessária para seu aspirador de pó está relacionada com a superfície que deve limpar, ou seja, o tamanho da área e o tipo de solo: taco, carpete, piso...

3

Dessa forma, poderá escolher entre diferentes tipos de aspirador:

  • Aspirador tipo trenó: para você entender, "o da vida inteira" que possui um tubo desmontável e um saco no interior para guardar a sujeira. Podem ser adaptados com diferentes tipos de acessórios na ponta, escovas e mais, para limpar profundamente e alcançar qualquer lugar. Existem muitos modelos e preços e você pode comprar o que corresponde às suas necessidades.
  • Aspirador com depósito: são similares aos anteriores mas sem saco, pois possuem um depósito específico para acumular os restos aspirados. Além de não precisar comprar sacos, costuma ter uma capacidade maior. É muito importante que você compre um modelo ciclone.
  • Aspirador vassoura: trata-se de um aspirador com forma de vassoura, por isso pesa menos do que os modelos explicados anteriormente e funciona com bateria. Ao não estar ligado na tomada são menos potentes, portanto costumam ser menos eficientes. Existem muitos modelos no mercado e, por esse motivo, você deve comprar o melhor aspirador de pó, tendo em conta a autonomia, poder e flexibilidade do aparelho.
  • Aspirador robô: este é o modelo de aspirador mais inovador e se caracteriza por limpar sozinho, só é necessário deixá-lo no chão e ligá-lo. Seu depósito é pequeno e alguns modelos podem ter dificuldades para limpar esquinas e cantos. Este tipo é a compra perfeita para limpar a casa se, ter que fazer nada.
4

Também deverá decidir se prefere um aspirador com filtro ou sem filtro; ele é muito recomendável para as pessoas com alergia, pois os filtros HEPA também pegam os agentes alergênicos e podem evitar assim os sintomas e incomodidades.

5

Outro aspecto que deverá considerar na hora de escolher um aspirador de pó é o nível de ruído, porque pode ser muito incômodo caso supere os 70 dB de ruído.

6

Ao comprar seu eletrodoméstico de limpeza você também pode colocar na balança outros fatores como o preço, a longitude do cabo, o fato de ter ou não rodas, os acessórios que inclui, etc.

O umComo quer facilitar a sua tarefa de escolher um bom aspirador de pó. Por esse motivo, aqui você encontrará uma lista com os melhores aspiradores de pó no mercado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher um aspirador de pó, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário sobre Como escolher um aspirador de pó

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Felipe
Parabéns pela matéria, me agregou muito
Editor umComo.com.br
Oi Felipe! Que bom que gostou das dicas. Continue seguindo nossos artigos!
A sua avaliação:
Joyce Capacini
Sensacional ! Me ajudou muito na escolha, obrigada !!
Editor umComo.com.br
Oi Joyce! Que bom que as dicas foram úteis. Continue nos acompanhando :)

Como escolher um aspirador de pó
Como escolher um aspirador de pó

Voltar ao topo da página