Aspiradores

Como escolher um aspirador de pó

Como escolher um aspirador de pó

A limpeza da casa costuma converter-se numa tarefa longa e tediosa que ninguém adora fazer, mas podemos agilizar o assunto se tivermos a ajuda de um ótimo aliado: o aspirador de pó. Existem diferentes tipos deste eletrodoméstico que devemos escolher em função do uso que vamos dar a ele. São diversos aspectos que devemos considerar na hora de escolher o que mais nos convém, por isso em umComo.com.br queremos ajudar você com este artigo sobre como escolher um aspirador de pó.

Também lhe pode interessar: Como escolher uma geladeira

Passos a seguir:

1

Um dos principais fatores que deverá considerar na hora de escolher seu aspirador de pó é a potência do mesmo. Ela não se mede pelos watts do aparelho (que costuma ser à volta de 1400 e 2200 W), e sim pela potência de sucção, que deve ser de pelo menos 400 watts.

2

A potência necessária para seu aspirador de pó está relacionada com a superfície que deve limpar, ou seja, o tamanho da área e o tipo de solo: taco, carpete, piso...

3

Dessa forma, poderá escolher entre diferentes tipos de aspirador:

  • Aspirador tipo trenó: para você entender, "o da vida inteira" que possui um tubo desmontável e um saco no interior para guardar a sujeira. Podem ser adaptados com diferentes tipos de acessórios na ponta, escovas e mais, para limpar profundamente e alcançar qualquer lugar. Existem muitos modelos e preços e você pode comprar o que corresponde às suas necessidades.
  • Aspirador com depósito: são similares aos anteriores mas sem saco, pois possuem um depósito específico para acumular os restos aspirados. Além de não precisar comprar sacos, costuma ter uma capacidade maior. É muito importante que você compre um modelo ciclone.
  • Aspirador vassoura: trata-se de um aspirador com forma de vassoura, por isso pesa menos do que os modelos explicados anteriormente e funciona com bateria. Ao não estar ligado na tomada são menos potentes, portanto costumam ser menos eficientes. Existem muitos modelos no mercado e, por esse motivo, você deve comprar o melhor aspirador de pó, tendo em conta a autonomia, poder e flexibilidade do aparelho.
  • Aspirador robô: este é o modelo de aspirador mais inovador e se caracteriza por limpar sozinho, só é necessário deixá-lo no chão e ligá-lo. Seu depósito é pequeno e alguns modelos podem ter dificuldades para limpar esquinas e cantos. Este tipo é a compra perfeita para limpar a casa se, ter que fazer nada.
4

Também deverá decidir se prefere um aspirador com filtro ou sem filtro; ele é muito recomendável para as pessoas com alergia, pois os filtros HEPA também pegam os agentes alergênicos e podem evitar assim os sintomas e incomodidades.

5

Outro aspecto que deverá considerar na hora de escolher um aspirador de pó é o nível de ruído, porque pode ser muito incômodo caso supere os 70 dB de ruído.

6

Ao comprar seu eletrodoméstico de limpeza você também pode colocar na balança outros fatores como o preço, a longitude do cabo, o fato de ter ou não rodas, os acessórios que inclui, etc.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher um aspirador de pó, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Felipe
Parabéns pela matéria, me agregou muito
Editor umComo.com.br
Oi Felipe! Que bom que gostou das dicas. Continue seguindo nossos artigos!
A sua avaliação:
Joyce Capacini
Sensacional ! Me ajudou muito na escolha, obrigada !!
Editor umComo.com.br
Oi Joyce! Que bom que as dicas foram úteis. Continue nos acompanhando :)
Como escolher um aspirador de pó