Fornos a gás

Como usar um forno a gás

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como usar um forno a gás

Os profissionais da cozinha adoram os fornos a gás para preparar os seus pratos. Isto porque suportam altas temperaturas e trabalham de forma rápida. Por outro lado, em casa tendem a se comportar de forma mais irregular e imprecisa. Além disso, este tipo de forno funciona com gás natural, por isso precisam de uma ventilação para o exterior. Se tiver adquirido um destes eletrodomésticos e precisar de uma guia para o seu correto funcionamento, em umComo ensinamos como usar um forno a gás.

Também lhe pode interessar: Como usar um forno de convecção

Passos a seguir:

1

Para acender um forno a gás primeiro deve encontrar a chama piloto, localizada no fundo do eletrodoméstico. Só tem que abrir a porta e olhar no seu interior, onde logo no centro se situa uma peça de metal pequena. De seguida, aproxime do buraco do piloto um fósforo ou um isqueiro para acender o forno. Deve aparecer uma chama azul, que indicará que o forno já pode ser utilizado. Depois, coloque o eletrodoméstico para funcionar com os botões correspondentes e pronto. Já pode começar a cozinhar!

2

O forno a gás atinge mais rapidamente um nível elevado de calor comparado com o forno elétrico, além de esfriar mais depressa depois. Este sistema em sua classe convencional tem pontos quentes e pontos frios, o que faz com que o alimento não cozinhe de forma equilibrada. Para resolver isso é melhor adquirir um forno a gás de convecção, que dispõe de uma ventoinha interior para repartir o calor de forma uniforme. A ventoinha do forno é muito útil para melhorar a circulação de ar, tentando assar os alimentos de forma equitativa. Além disso, também pode ser usada para evitar que a receita saia úmida pela combustão do gás. Assim, a ventoinha mantém o alimento crocante e seco.

3

Os fornos a gás também podem chegar a queimar a parte de baixo dos seus alimentos, porque o calor costuma ser muito elevado na parte inferior deste eletrodoméstico. Portanto, para evitar que isso aconteça, é recomendável utilizá-lo com uma bandeja ou panela para cozinhar de forma isolada.

4

Neste tipo de fornos, a temperatura costuma ser irregular devido à liberação do gás que varia segundo o momento. Se estiver preocupado por desconhecer a temperatura em que está assando um alimento, o ideal é recorrer a um termômetro de forno, que poderá colocar no centro do mesmo para encontrar o nível de calor do mesmo.

Como usar um forno a gás - Passo 4
5

Quanto a onde colocar os seus alimentos para assar ou cozinhar, para usar um calor mais direto recomenda-se colocar a bandeja na parte de baixo; caso contrário, pode situá-la na parte superior. Por outro lado, mesmo no meio também é uma boa opção se preferir um resultado equilibrado.

E se ao invés de um forno a gás, possui um forno elétrico, saiba como o utilizar entrando no nosso artigo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar um forno a gás, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Conselhos

  • Depois de pré-aquecer, mude a distribuição do calor ou a temperatura do seu forno.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como usar um forno a gás