Fornos de convecção

Quando usar a ventoinha do forno

Quando usar a ventoinha do forno

Alguma vez se perguntou quando deve usar a ventoinha do forno? A maioria desconhece a sua funcionalidade, e dispensa ativar esta opção enquanto cozinha os seus alimentos. No entanto, as vantagens que proporciona podem dar muito bons acabamentos aos seus pratos. Seu símbolo na maioria dos fornos corresponde a um pequeno moinho de várias lâminas de cor preta. Em umComo mostramos a você tudo o que precisa saber a respeito de seu uso, assim como os pratos onde se recomenda sua ativação.

Também lhe pode interessar: Como usar um forno a gás

Índice

  1. Para que serve a ventoinha do forno?
  2. Quais alimentos precisam de uma boa distribuição do calor?
  3. Recomendações

Para que serve a ventoinha do forno?

O propósito deste aparelho dentro do nosso forno é o de facilitar a circulação do calor por todo o interior. Desta forma, o que se consegue é distribui-lo de igual forma sobre o alimento, distribuindo-o em sua totalidade. Assim se evita que alguma parte de sua deliciosa comida fique fria. Resumindo, a ventoinha distribui a temperatura escolhida pelo interior do forno.

Por outro lado, esta opção também serve se pretendermos descongelar um alimento, enquanto mantemos a temperatura baixa. Além disso, podemos recorrer à função da ventoinha para grelhar a uma temperatura alta sem adicionar mais calor nem por baixo nem por cima.

Quando usar a ventoinha do forno - Para que serve a ventoinha do forno?

Quais alimentos precisam de uma boa distribuição do calor?

As comidas nas quais se requer uma boa distribuição do calor são especialmente aquelas do tipo assadas ou sobremesas e doces. Por esse motivo, é ideal ligar a ventoinha do forno em alimentos como rosbife, frango, porco, verduras assadas, bem como bolos, pudins, massa folhada, cupcakes e inclusive pão. Portanto, na confeitaria utiliza-se muito para conseguir que o alimento cresça, tanto para receitas que levam fermento como não.

Caso o forno não tenha ventoinha, deve usar o calor apenas pela parte de baixo para que assim as massas cresçam. No entanto, é recomendável pôr esta posição ao ligar o forno para a maioria das comidas; do mesmo modo, será apropriado limpar o forno quando ainda estiver quente, para facilitar assim a tarefa de limpeza.

Quando usar a ventoinha do forno - Quais alimentos precisam de uma boa distribuição do calor?

Recomendações

A seguir oferecemos a você uma série de recomendações úteis sobre a ativação da ventoinha do forno:

  • Há quem assegura que colocar o forno na posição de ventoinha facilita o fato de que os alimentos cozinhem melhor por dentro, o que aumenta a sua suculência.
  • Não deixe ligada a ventoinha durante mais de cinco ou dez minutos enquanto cozinha algum artigo de confeitaria. Mantê-lo ligado faz com que cresça mais, mas tenha cuidado porque passados esses minutos seu prato pode queimar. Assim, use a ventoinha com moderação.
  • Por outro lado, a ventoinha também pode ressecar a massa do seu bolo e não conservar a umidade devido ao fluxo constante de ar. Se notar isso, simplesmente dispense essa função e asse colocando o alimento no meio do forno e selecionando a opção de calor por cima e por baixo, mas sem a ventoinha, que se representa com o ícone das duas barras paralelas horizontais.
  • Para carnes assadas o uso da ventoinha é ideal também, porque obterão um aspecto dourado rapidamente. Ao contrário dos fornos tradicionais, a duração do assado é menor e ainda contribui para cozinhar com uma quantidade menor de gordura.
Quando usar a ventoinha do forno - Recomendações

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quando usar a ventoinha do forno, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Inês Faustino
Forno elétrico turbo Continental 2001 de bancada a ventoinha parou de funcionar posso continuar usando o forno
A sua avaliação:
Inês Faustina Pereira da Pereira
O meu forno elétrico turbo a ventuinha parou de funcionar , ou seja o ventilador parou . Eu posso usar o forno normalmente sem o ventilador, Boa noite
A sua avaliação:
Delio
Bom dia,
Qual forno que voce utiliza, que possui ventoinha? Sabe se existe algum de bancada com essa funcionalidade?
1 de 4
Quando usar a ventoinha do forno