Partilhar

Como evitar cogumelos no jardim

Por Nicolas Santos. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como evitar cogumelos no jardim

Os cogumelos no jardim ou na grama não costumam ser sinal de problemas com o solo, muito pelo contrário, indicam que ele está bem nutrido e tratado. Apesar de não apresentar problemas pro solo, nem para as plantas, muitos cogumelos podem ser venenosos, tornando-os perigosos caso você tenha crianças ou animais circulando pelo jardim ou gramado. Nestes casos, o ideal é removê-los do jardim. Neste artigo, umComo ensina como evitar cogumelos no jardim, mas também explica quando deixá-los onde estão e aproveitar os seus benefícios para o jardim.

Também lhe pode interessar: Como evitar as pragas no jardim
Passos a seguir:
1

Para evitar tais acidentes com crianças pequenas ou animais, o mais recomendado é arrancá-los, mesmo pela raiz. Como alguns deles podem ser tóxicos, o ideal é utilizar uma luva descartável e jogá-los no lixo assim que forem retirados da terra. Caso você não tenha nenhuma luva descartável, utilize uma sacola plástica ao contrário, de forma a cobrir a sua mão, arranque os cogumelos e depois cubra-os com a mesma. Procure arrancar junto com a raiz, para evitar que eles apareçam novamente.

2

Tente não utilizar fungicidas, os cogumelos são muito frágeis e não necessitam de um veneno tão poderoso. Além disso, o fungicida no seu jardim funcionaria como um antibiótico no seu corpo; pode eliminar substâncias e seres indesejáveis mas leva os desejáveis e necessários consigo, como minhocas e outros pequenos seres vivos que habitam o seu jardim.

3

Outra forma de se eliminar e evitar os cogumelos do jardim é aumentar o pH do solo, tornando-o alcalino. Os cogumelos não suportam os terrenos alcalinos e preferem os neutros ou levemente ácidos. Para isso, o pH deve ficar entre 5,5 e 6,5, e pode ser atingido ao aplicar 100 gramas de calcário em cada metro quadrado do jardim.

Como evitar cogumelos no jardim - Passo 3
Imagem: ebah.pt
4

No entanto, algumas plantas também não são favorecidas com um solo alcalino. Pesquise, primeiramente, se o seu jardim e as plantas que nele vivem suportam bem um solo mais alcalino, afinal, não adianta eliminar a praga levando o jardim com ela.

5

Outra forma é eliminar o "mal" pela raiz, literalmente. Basta remover materiais orgânicos em decomposição que se encontram no seu jardim, como madeiras velhas, troncos de árvore e raízes úmidas e inutilizadas. Lembrando que, por mais que estes objetos atraiam e favoreçam o aparecimento e desenvolvimento de cogumelos, elas também são boas pras plantas.

Veja também:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar cogumelos no jardim, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardim.

Escrever comentário sobre Como evitar cogumelos no jardim

Como evitar cogumelos no jardim
Imagem: ebah.pt
1 de 2
Como evitar cogumelos no jardim

Voltar ao topo da página