Conselhos de jardinagem

Como evitar cogumelos na grama

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 16 fevereiro 2024
Como evitar cogumelos na grama

Os cogumelos no jardim ou na grama não costumam ser sinal de problemas com o solo, muito pelo contrário, indicam que ele está bem nutrido e tratado. Apesar de não apresentar problemas pro solo, nem para as plantas, muitos cogumelos podem ser venenosos, tornando-os perigosos caso você tenha crianças ou animais circulando pelo jardim ou gramado. Nestes casos, o ideal é removê-los do jardim. Neste artigo, umComo ensina como evitar cogumelos no jardim, mas também explica quando deixá-los onde estão e aproveitar os seus benefícios para o jardim.

Também lhe pode interessar: O que se pode colocar na compostagem

Índice

  1. Como eliminar cogumelo na grama
  2. Como evitar cogumelos no jardim
  3. Como saber se um cogumelo é perigoso
  4. O que fazer se entrar em contato com um cogumelo venenoso

Como eliminar cogumelo na grama

Para evitar tais acidentes com crianças pequenas ou animais, o mais recomendado é arrancá-los, mesmo pela raiz. Como alguns deles podem ser tóxicos, o ideal é utilizar uma luva descartável e jogá-los no lixo assim que forem retirados da terra.

Caso você não tenha nenhuma luva descartável, utilize uma sacola plástica ao contrário, de forma a cobrir a sua mão, arranque os cogumelos e depois cubra-os com a mesma. Procure arrancar junto com a raiz, para evitar que eles apareçam novamente.

Tente não utilizar fungicidas, os cogumelos são muito frágeis e não necessitam de um veneno tão poderoso. Além disso, o fungicida no seu jardim funcionaria como um antibiótico no seu corpo; pode eliminar substâncias e seres indesejáveis mas leva os desejáveis e necessários consigo, como minhocas e outros pequenos seres vivos que habitam o seu jardim.

Como evitar cogumelos no jardim

Outra forma de se eliminar e evitar os cogumelos do jardim é aumentar o pH do solo, tornando-o alcalino. Os cogumelos não suportam os terrenos alcalinos e preferem os neutros ou levemente ácidos. Para isso, o pH deve ficar entre 7 e 7,5, e pode ser atingido ao aplicar 100 gramas de calcário em cada metro quadrado do jardim.

No entanto, algumas plantas também não são favorecidas com um solo alcalino. Pesquise, primeiramente, se o seu jardim e as plantas que nele vivem suportam bem um solo mais alcalino, afinal, não adianta eliminar a praga levando o jardim com ela.

Outra forma é eliminar o "mal" pela raiz, literalmente. Basta remover materiais orgânicos em decomposição que se encontram no seu jardim, como madeiras velhas, troncos de árvore e raízes úmidas e inutilizadas. Lembrando que, por mais que estes objetos atraiam e favoreçam o aparecimento e desenvolvimento de cogumelos, elas também são boas pras plantas.

Como evitar cogumelos na grama - Como evitar cogumelos no jardim
Imagem: Reprodução/ebah.pt

Como saber se um cogumelo é perigoso

A identificação de cogumelos é uma habilidade especializada e pode ser bastante complexa, pois existem muitas espécies diferentes, algumas das quais são comestíveis, outras são tóxicas e algumas podem ser fatais. Aqui estão algumas diretrizes gerais para ajudar a determinar se um cogumelo é perigoso:

  • Cor e aparência: muitos cogumelos venenosos têm cores brilhantes e vibrantes. Cuidado com cogumelos vermelhos, amarelos brilhantes ou verdes intensos. Preste atenção à forma e ao padrão de crescimento. Alguns cogumelos venenosos têm características específicas, como anéis, bolsas de esporos ou cápsulas.
  • Lâminas ou guelras: observe a disposição das lâminas ou guelras sob o chapéu do cogumelo. Algumas espécies venenosas têm padrões de lâminas distintos.
  • Cheiro: algumas espécies de cogumelos tóxicos têm odores desagradáveis ou químicos. Se um cogumelo cheirar estranho, é melhor evitá-lo.
  • Local de crescimento: conheça o habitat das espécies de cogumelos que você está colhendo. Algumas espécies específicas têm preferências por certos tipos de árvores ou ambientes.
  • Mudança de cor: algunscogumelos comestíveis podem mudar de cor quando cortados ou manuseados, mas a mudança de cor intensa pode ser um sinal de toxicidade.
  • Referências especializadas: utilize guias de campo ou aplicativos de identificação de cogumelos. Entretanto, tenha em mente que essas ferramentas podem ter limitações, e a identificação correta muitas vezes requer experiência.
  • Evite cogumelos selvagens: a menos que você seja um especialista em identificação de cogumelos, evite consumir e tocar em cogumelos silvestres. Ao fazer a remoção de um cogumelo, use as dicas indicadas aqui, sempre utilizando itens de proteção.

Lembre-se de que essas diretrizes não são infalíveis, e a identificação precisa de cogumelos requer conhecimento especializado. Se houver qualquer dúvida sobre a comestibilidade de um cogumelo, é mais seguro não consumi-lo. Em caso de ingestão acidental de um cogumelo suspeito, procure ajuda médica imediatamente.

O que fazer se entrar em contato com um cogumelo venenoso

Se você entrar em contato com um cogumelo venenoso, especialmente se tocar ou ingerir, é importante agir rapidamente para buscar ajuda médica. Aqui estão algumas medidas a serem tomadas:

  • Não entre em pânico: mantenha a calma para tomar decisões mais claras.
  • Não induza o vômito: não tente induzir o vômito, a menos que seja instruído a fazê-lo por um profissional de saúde. Em alguns casos, isso pode piorar a situação.
  • Lave as mãos: se tocar em cogumelos venenosos, lave as mãos imediatamente e evite tocar em outras partes do corpo, especialmente os olhos e a boca.
  • Registre detalhes: se possível, faça uma nota mental ou anote as características do cogumelo, como cor, forma, onde foi encontrado, etc. Isso pode ser útil para os profissionais de saúde na identificação da espécie.
  • Procure ajuda médica imediatamente: entre em contato com um centro de controle de intoxicações ou vá para o hospital o mais rápido possível. Leve consigo qualquer parte do cogumelo que você tenha, para auxiliar na identificação.
  • Mantenha a amostra do cogumelo: se possível, leve uma amostra do cogumelo que você tocou ou ingeriu para ajudar os profissionais de saúde a identificarem a espécie.
  • Esteja preparado para informar: esteja pronto para fornecer informações sobre qualquer sintoma que você esteja experimentando, o tempo decorrido desde o contato ou ingestão, e qualquer medida que você tenha tomado desde então.
  • Não espere pelos sintomas: mesmo se você ainda não estiver apresentando sintomas, é crucial procurar ajuda médica, pois alguns venenos de cogumelos podem ter um período de incubação.

Lembre-se de que a intoxicação por cogumelos pode ser séria e potencialmente fatal. Buscar ajuda médica imediatamente é fundamental para um tratamento adequado. Os centros de controle de intoxicações locais são recursos valiosos para obter orientação sobre o manejo da exposição a substâncias tóxicas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar cogumelos na grama, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardim.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Reprodução/ebah.pt
1 de 2
Como evitar cogumelos na grama