Partilhar

Como instalar vaso sanitário

Por Bruno Garcia. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como instalar vaso sanitário
Imagem: construdeia.com

Um desafio pra quem comprou uma casa nova, para quem reformou ou mesmo para quem apenas quer trocar o modelo do seu vaso sanitário, a instalação pode se tornar um pesadelo se mal feita, mas na realidade é muito simples. Continue lendo esse artigo de umComo e descubra como instalar um vaso sanitário.

Também lhe pode interessar: Como desentupir um vaso sanitário

Para instalar um vaso sanitário você precisará:

Primeiro é necessário garantir que você tem que os itens necessários e que tanto o cano de entrada quanto o cano de saída estão instalados e alinhados corretamente.

  • Um vaso sanitário;
  • Parafusos de fixação (de latão);
  • Buchas de parafuso;
  • Furadeira;
  • Brocas;
  • Régua;
  • Rejunte;
  • Chave de boca;
  • Tubo de ligação;
  • Serra;
  • Bisnaga de Silicone;
  • Lápis ou canetinha;
  • Anel de vedação.

Preparação para instalar o vaso sanitário

Antes de começar garanta que você tem tudo o que precisa que o chão está limpo e que o registro de água está fechado, para não haver problemas mais para frente, essa é um etapa importante que vai garantir que nada saia errado e nem que você tenha que correr para comprar algo que faltou e correr o risco de não encontrar.

Verifique se o cano de água está na altura especificada pelo fabricante, bem como se o anel de borracha está em boas condições.

Marcações para instalar o vaso sanitário

Com tudo em mãos o primeiro passo é fazer as marcações do para a instalação do vaso sanitário.

Posicione o vaso encaixando sobre o cano de descarga de maneira que ele fique perpendicular à parede, meça dos dois lados para ter certeza, em seguida marque o piso com a canetinha ou lápis, lembrando de tentar manter a caneta o máximo possível em 90 graus, evitando um furo torto.

Ainda com o vaso no lugar posicione o tudo de ligação paralelamente ao local de entrada e marque a distância. Resista à tentação de fazer um risco comprido por toda a lateral visível, porque ele será completamente desnecessário, apenas marque.

Como instalar vaso sanitário - Marcações para instalar o vaso sanitário
Imagem: fiori.ind.br

Furando o chão

Uma vez que você sabe onde vai furar, com uma broca pequena ou um prego grosso faça um decalque do local usando um martelo. Isso quer dizer que você deve pegar a broca (ou prego) posicionar e dar algumas marteladas fazendo um pequeno furo. Isso vai evitar que a furadeira escorregue, estrague seu chão ou mesmo machuque você.

Como essa mesma broca amplie o furo no chão, não precisar ser muito fundo, um terço do total do furo final está de bom tamanho. Para calcular a profundidade do furo final use o comprimento da bucha e adicione alguns milímetros, faça isso com uma canetinha na broca que você vai usar.

Agora que você tem uma boa base ficará mais fácil usar a broca mais grossa sem grandes perigos, lembrando sempre de mantê-la a 90 graus do chão e tomar cuidado para não super aquecê-la, desligando de vez em quando.

Como instalar vaso sanitário - Furando o chão
Imagem: hmongzone.com

Cortando o tubo para instalar o vaso sanitário

Lembra do tubo de ligação que você marcou? Ótimo, chegou a hora de usá-lo.

A partir daquela marcação acrescente mais seis centímetros, essa é a medida do que vai na parede mais o que vai para dentro do vaso.

Com muito cuidado faça marcações a intervalos regulares por toda a volta do cano, tentar puxar uma linha vai com certeza dar errado, se desenhar uma linha reta em uma superfície plana é difícil, em uma superfície curva é ainda mais.

Coloque o cano sobre alguma superfície lisa com algum tipo de calço, não precisa ser uma morsa, a sua caixa de ferramentas pode ser uma boa ideia, apenas para que ele não deslize sobre a superfície, idealmente faça isso em uma mesa.

Com calma use a serra para cortar o cano sempre atento às marcações que você fez um corte torto ou mesmo muito irregular pode facilitar um vazamento ou mesmo dificultar o encaixe.

Vedando a base do vaso sanitário

Para que não haja vazamentos é importante instalar o anel de vedação no vaso sanitário, para isso utilize o silicone para garantir que não haja nenhuma espaço para a água escapar.

O encaixe é bem simples.

Caso o seu modelo de vaso não aceita o encaixe do anel na peça, esse encaixe deverá ser feito no piso, basicamente da mesma maneira.

Como instalar vaso sanitário - Vedando a base do vaso sanitário
Imagem: depositobrasileirao.com.br

Encaixando o tubo do vaso sanitário

Com o tubo já cortado em mãos posicione-o 90 graus da parede e com suavidade empurre-o para dentro da parede.

O cotovelo tem um anel de borracha que vai ajudar a vedar esse cano, é muito importante que você não empurre e nem rasgue esse anel, para isso gire o cano conforme você empurrar fazendo com que a chance de qualquer acidente seja menor.

Quando o cano não entrar mais é porque você atingiu o fim do cotovelo, com cuidado aplique o silicone do lado de fora do cano, bem junto ao encaixe para ajudar na vedação também.

Encaixando o vaso sanitário

Agora que o tubo está em posição, os furos estão feitos basta encaixar o vaso o que é uma tarefa simples, mas delicada.

Para que o encaixe seja perfeito e sem erros a melhor maneira é segurar o vaso sanitário com as duas mãos nas laterais, mais ou menos na mesma direção que os furos geralmente estão, aproximar com muito cuidado a parte traseira do tubo de conexão até que ele comece a encaixar e então estender o movimento até sentir a trava, da mesma maneira que fez com o tubo na parede.

Desça então o vaso sanitário com muito cuidado para que ele encaixe no cano de descarga da água sem danificar o anel de vedação.

Uma vez posicionado é possível que você nem sinta a necessidade de colocar os parafusos, porque o vaso irá se equilibrar completamente, mas não faça isso, assim que o vaso estiver encaixado coloque e aperte os dois parafusos, lembrando de nunca apertar apenas um até o fim, mas ir alternando a força para impedir que o vaso sanitário fique penso para um dos lados.

Aplicando o rejunte no vaso sanitário

A finalização é feita com rejunte, o mesmo que se usa para completar os espaços entre os azulejos.

Para isso basta usar um pouco de pó de rejunte em um recipiente e acrescentar água até que ele se torne uma pasta grossa, aí basta aplicar com o dedo mesmo e esperar secar.

Pronto, agora você já tem um vaso sanitário instalado e pronto para o uso, viu como foi fácil?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como instalar vaso sanitário, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário sobre Como instalar vaso sanitário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Eduardo Lima Gomes Padilha
Muito ultil e interessante gostaria de receber novidades da construção civil.
A sua avaliação:
Eduardo Lima Gomes Padilha
sempre receber novidades ,agradeço pela atenção Obrigado.
Editor umComo.com.br
Oi Eduardo! Que bom saber que as dicas foram do seu interesse! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Como instalar vaso sanitário
Imagem: construdeia.com
Imagem: fiori.ind.br
Imagem: hmongzone.com
Imagem: depositobrasileirao.com.br
1 de 4
Como instalar vaso sanitário

Voltar ao topo da página