Limpar travesseiros

Como lavar um travesseiro

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como lavar um travesseiro
Imagem: en123inmuebles.com

Lavamos os lençóis da cama semanalmente, o colchão uma vez ao mês, inclusive a capa da almofada, mas, prestamos a mesma atenção no travesseiro em si? A maioria das pessoas acha que o travesseiro não deve ser lavado porque a umidade fica em seu interior, o que favorece o surgimento de ácaros. Mas, a realidade é que acontece precisamente o contrário. Se não lavarmos nossos travesseiros pelo menos 2 vezes por ano transformam-se em um ninho ideal de bactérias, fungos e dos já mencionados ácaros. Passamos entre 6 e 8 horas respirando sobre eles todos os dias e não é de estranhar que a sujeira se acumule. Se você quer saber como lavar um travesseiro, neste artigo de umComo.com.br damos-lhe as regras segundo o tipo de enchimento que seu travesseiro tiver.

Também lhe pode interessar: Como lavar travesseiro de pena

Índice

  1. Lavar um travesseiro de látex
  2. Lavar um travesseiro viscoelástico
  3. Lavar um travesseiro de penas ou fibra sintética

Lavar um travesseiro de látex

Antes de lavar seu travesseiro de látex, veja a etiqueta de lavagem e verifique se pode ser lavado. Alguns travesseiros de látex estão fabricados com um látex hipoalergênico, que evita o aparecimento de bactérias e ácaros em seu interior, que faz com que não seja necessário lavar. Para os travesseiros de látex que podem ser lavados, é mais recomendável fazê-lo à mão, a não ser que na etiqueta de lavagem especifique o uso da máquina de lavar.

Pegue um recipiente, encha-o com água morna e acrescente um pouco de detergente suave, especial para roupas delicadas. Misture tudo e umedeça um pano limpo na solução. Esprema-o bem para retirar o excesso de água e limpe o travesseiro de látex com ele. Faça-o suavemente com movimentos circulares para eliminar bem as manchas. O mais importante na lavagem dos travesseiros de látex é a secagem. Seque-o bem com toalhas limpas para eliminar toda a umidade possível, depois coloque em um lugar seco, longe da luz direta do sol e, o mais importante, um lugar plano.

Como lavar um travesseiro - Lavar um travesseiro de látex
Imagem: aliexpres.com

Lavar um travesseiro viscoelástico

É muito importante diferenciar os travesseiros viscoelásticos moldados dos viscoelásticos transpiráveis já que os primeiros não podem ir à máquina de lavar e os segundos podem. Para saber que tipo de viscoelástico seu travesseiro tem, consulte a etiqueta. Para lavar seu travesseiro viscoelástico moldado, coloque em um recipiente água morna e um pouco de sabão neutro ou detergente suave. Pegue um pano limpo, umedeça-o na mistura, torça bem para retirar o excesso de líquidos e lave o travesseiro viscoelástico fazendo movimentos circulares.

Depois, seque-o bem com toalhas limpas e deixe-o em um lugar plano, livre de umidade, para que seque bem. Ou, se tiver um aspirador com uma escova de cerdas suaves, seque-o muito suavemente e com muito cuidado.

Não se esqueça de consultar a etiqueta de lavagem do travesseiro viscoelástico para se certificar de que pode ser lavado sem problemas.

Lavar um travesseiro de penas ou fibra sintética

Tanto os travesseiros de penas como os de fibra sintética podem ser lavados na máquina de lavar sem nenhum problema, desde que você não coloque mais de dois. Selecione o programa para roupas delicadas, água morna e utilize um detergente líquido suave. Não utilize o modo de centrifugação porque pode danificar os travesseiros. Para que seus travesseiros de penas não percam seu volume e fiquem igualmente esponjosos, coloque dentro da máquina de lavar duas bolas de tênis envolvidas com meias grossas, amarre bem para que as meias não se soltem.

Para secá-las, você pode fazê-lo na secadora ou ao ar livre. Utilizando a secadora, programe o ciclo de secagem a frio para os travesseiros de penas e a secagem de calor mínimo para os de fibra sintética. Em ambos os casos, coloque também duas bolas de tênis. Deixando-os secarem ao ar livre, coloque-os em um lugar plano e tente mexer durante o processo de secagem.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como lavar um travesseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos

  • Se lavar seu travesseiro de látex na máquina de lavar, lembre-se de selecionar o programa para roupas delicadas.
  • O mais importante é secar bem a almofada para não deixar umidade em seu interior.
  • Não se esqueça de ver a etiqueta de lavagem de sua almofada em qualquer caso.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: en123inmuebles.com
Imagem: aliexpres.com
1 de 2
Como lavar um travesseiro