Limpar travesseiros

Como lavar travesseiro de pena

Como lavar travesseiro de pena

O travesseiro de penas é um dos travesseiros mais confortáveis devido a seu enchimento fofo e volumoso. Assim como o edredom de penas, descansar em uma cama com travesseiros de penas confere uma sensação totalmente diferente da percebida com travesseiros tradicionais.

O único problema com esse tipo de travesseiro é o cuidado necessário para lavá-lo, pois se deve seguir uma série de passos para limpá-lo de forma que não perca forma ou volume. No umCOMO iremos ensinar como lavar travesseiro de pena, tanto na máquina de lavar quanto à mão, de forma que seu travesseiro dure mais tempo.

Também lhe pode interessar: Como lavar um travesseiro

Índice

  1. Como lavar travesseiro de pena
  2. Como lavar travesseiro de pena à mão
  3. Como secar um travesseiro de penas
  4. Com que frequência lavar os travesseiros de penas?

Como lavar travesseiro de pena

Para lavar travesseiro de pena em casa corretamente, é possível fazê-lo usando tanto a lavadora quanto lavando à mão. A escolha por um outro método dependerá das suas preferências ou das instruções dadas pelo fabricante. Aqui iremos explicar o procedimento que você deve seguir para qualquer uma das alternativas.

Como lavar travesseiro de pena na máquina de lavar roupas

Caso tenha optado por lavar seu travesseiro na lavadora, siga essas recomendações:

  1. Leia a etiqueta para averiguar se seu travesseiro pode ser lavado na máquina de lavar roupas.
  2. Remova o revestimento e verifique se não há nenhuma costura desfeita, já que as penas podem sair por ali.
  3. Selecione o programa de lavagem para lã.
  4. Use sabão líquido no lugar do sabão em pó. Isso evitará que fiquem resíduos no travesseiro.
  5. Recomendamos que você coloque dois travesseiros na máquina para conferir equilíbrio ao tambor e para que o ciclo de limpeza funcione melhor. Se você só tiver um travesseiro, coloque algumas roupas não muito grandes para serem lavadas junto com travesseiro.
  6. Use um programa de lavagem com água em temperatura fria ou morna para não estragar as penas.
  7. Opte por usar o modo duplo enxágue da sua máquina para ter certeza que todos os resquícios de sabão foram eliminados totalmente.
  8. Quanto à centrifugação, não há problema em realizá-la. Aconselhamos que você programe uma centrifugação em velocidade rápida para remover toda a umidade possível do travesseiro.
Como lavar travesseiro de pena - Como lavar travesseiro de pena

Como lavar travesseiro de pena à mão

Os travesseiros de penas podem ser lavados na máquina, mas se você não quer arriscar colocá-los em uma lavadora ou etiqueta indica que ele não pode ser lavado dessa forma, você pode lavá-lo à mão. Esse é o processo:

  1. Assim como ao lavar na máquina, primeiro é necessário remover o revestimento ou capa protetora e verificar se não há costuras desfeitos ou buracos em seu travesseiro.
  2. Coloque o travesseiro em uma bacia com água morna e um pouco de sabão neutro. Recomendamos que você use pouco sabão para facilitar a remoção do mesmo posteriormente Se você não tiver nenhum recipiente que caiba o travesseiro, é possível usar a banheira.
  3. Lave o travesseiro suavemente, sem fazer fricção em excesso. Se tiver alguma mancha, use uma escova de cerdas macias para esfregá-la e removê-la. Se seu travesseiro não tiver manchas não é necessário esfregar nem lavar durante muito tempo.
  4. Não deixe o travesseiro de molho.
  5. Após a lavagem, verifique se você removeu bem todo o sabão.
  6. Enxugue toda água que for possível do travesseiro para remover o excesso de umidade e evitar mau cheiro durante o processo de secagem.

Se seus travesseiros de penas estão muito sujos e possuem manchas difíceis de remover, recomendamos que você leia nosso artigo Como lavar um travesseiro.

Como secar um travesseiro de penas

Não se esqueça de secar corretamente os travesseiros, de forma a evitar que maus cheiros fiquem impregnados neles. Uma secagem correta pode evitar isso. A seguir, iremos mostrar como secar seu travesseiro de penas sem secadora e com secadora.

Como secar um travesseiro de penas na secadora

Para secar um travesseiro de penas na secadora, é preciso levar em conta fatores como a temperatura e o tempo de secagem. Fique atento a essas recomendações para secar seu travesseiro na secadora:

  • Temperatura: em relação à temperatura para secagem, há duas opções - secar o travesseiro em temperatura alta para que seja mais rápido ou secar no modo frio. A primeira opção é mais ágil, mas há o risco de estragar as penas, motivo pelo qual recomendamos que se utilize a temperatura fria.
  • Tempo:dependerá do seu modelo de secadora e dos programas disponíveis, mas o normal é que a secagem de um travesseiro de penas demore vários ciclos, por isso é preciso ter paciência.
  • Teste: para saber se está seco e assim evitar mau cheiro ou o surgimento de mofo, aperte bem o travesseiro com suas mãos para garantir que a umidade se foi.
  • Forma: para manter a forma e o volume dos seus travesseiros, experimente esse truque - coloque bolas para secagem de roupa na secadora por cima dos travesseiros. Se você não tiver as bolas para secagem, bolas de tênis envoltas em meias também podem servir.
  • Secagem: se você quer ter certeza de que seus travesseiros sairão secos e deseja eliminar todo o excesso de água, coloque uma toalha na secadora.
  • Concluindo: para garantir que seus travesseiros não percam a forma, uma vez fora da secadora, pegue-os pelas pontas e faça movimentos de sacudir de forma enérgica.

Como secar um travesseiro de penas sem secadora

É muito fácil secar um travesseiro de penas se você não tem uma secadora. Só é preciso seguir algumas recomendações para evitar que o travesseiro fique úmido.

  • Para remover o máximo de umidade possível, estenda uma toalha em uma superfície plana, coloque o travesseiro e, com outra toalha, cubra-o. Pressione para remover o excesso de umidade e deixe secando ao ar livre.
  • A melhor forma de secar um travesseiro de penas sem secadoras é deixando-o secar ao ar livre em um local plano. Evite movê-lo até que esteja completamente seco.

Se além de travesseiros de penas você também tiver edredons de penas, consulte nosso artigo Como limpar um edredom de penas para saber como lavá-lo corretamente.

Com que frequência lavar os travesseiros de penas?

É recomendável lavar travesseiro de pena duas vezes por ano, a cada seis meses idealmente. Nossa sugestão é que você use fronhas de algodão ou fronhas antiácaros para cobri-los e os proteger de manchas, suor, e outras impurezas. Dessa forma, você poderá lavar as fronhas semanalmente, assim como os lençóis, o que contribuirá para aumentar a vida útil do seu travesseiro de penas.

  • Ao fazer a cama, recomenda-se bater os travesseiros para evitar o acúmulo de poeira, assim como para distribuir e revitalizar o enchimento.
  • Deixe seu quarto bem ventilado, pelo menos uma vez por dia.
  • Troque de lado do travesseiro de vez em quando para evitar deformidades.
  • Se você bater seu travesseiro não só de manhã como também à noite, você estará devolvendo a ele o volume, o que o tornará mais confortável.
  • Se você não for usar o travesseiro por um tempo, guarde-o em um local fresco, seco e livre de umidade.

Os travesseiros de penas são muito populares, mas existem outros tipos de enchimento tão confortáveis quanto. Confira nosso artigo sobre Tipos de enchimento de travesseiros e escolha a melhor opção para você e sua família!

Como lavar travesseiro de pena - Com que frequência lavar os travesseiros de penas?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como lavar travesseiro de pena, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Olinda
tenho colchas e toalhas de croche brnacas e tb coloridas que amarelaram por ficarem guardadas por muito tempo sem uso e se amarelaram. Como tirar?
1 de 3
Como lavar travesseiro de pena