Partilhar

Tipos de enchimento de travesseiros

Tipos de enchimento de travesseiros

Existem diferentes materiais e tipos de enchimento. O material pode ser comprado por peso e a depender do efeito que se queira criar, a função que terá a almofadinha e o tipo de almofadinha que se queira fazer, você deve escolher um ou outro tipo de enchimento. Quanto à quantidade que se deve pôr depende da cada gosto, se se preferem travesseiros mais altos ou mais baixos. O importante é o nosso descanso. Neste artigo contamos como encher travesseiros a partir dos diferentes tipos de enchimento que existem e suas principais características.

Também lhe pode interessar: Como lavar um edredom corretamente

Travesseiros com enchimento de origem animal ou vegetal

Incluem um enchimento de fibra muito duradoura (kapok) e as plumas ou penugem. Trata-se de materiais que aguentam e mantêm sua forma e firmeza, por isso demoram mais para se deformar.

Travesseiros com enchimento sintético

Existem vários tipos, como a espuma, o poliéster ou o acrílico. Trata-se de materiais mais fáceis de manipular para trabalhá-los e de ser colocados dentro dos travesseiros. Mas, por outro lado, não são tão suaves como os enchimentos de origem animal ou vegetal e deformam-se muito antes.

Travesseiros com enchimento de espuma

Dependendo da densidade da espuma serão mais ou menos duros. Leia a etiqueta ou pergunte ao vendedor se não estiver seguro. São também comercializados em diferentes espessuras pelo qual é possível encontrar um adequado a você, seja qual for a sua postura para dormir. Há alguns travesseiros de espuma chamados "anatômicos" que costumam ter uma forma ondulada para adaptar-se à curvatura do pescoço. Estes são adequados principalmente para quem dorme de barriga para cima. Como com todas as outras coisas, nem todo mundo se acostuma a usá-los. Teste-o na loja antes de comprá-lo.

Travesseiros com enchimento de látex

Os travesseiros preenchidos com látex adaptam-se bastante bem ao pescoço e à cabeça. São transpiráveis. São antialérgicos e acumulam menos pó do que os sintéticos.

Travesseiros com enchimento viscoelástico

A firma Tempur ou Tempurpedic e algumas outras fabricam travesseiros de uma espuma especial que se adapta bastante bem à anatomia porque copiam a forma do pescoço e da cabeça. Nem todo mundo acha cômodo um travesseiro viscoelástico, sobretudo quem dorme de lado costuma ter mais problemas para se adaptar porque eles não oferecem apoio suficiente para o pescoço. Às vezes são recomendados para pessoas com problemas no pescoço ou nas costas.

Outros enchimentos

Atualmente é possível encontrar travesseiros com enchimento de casca de trigo sarraceno (buckwheat hulls), um tipo de trigo que proporciona um bom suporte para o pescoço e os fabricantes afirmam que permanece fresco no verão e cálido no inverno.Também existem os que têm enchimento de poly cluster, que é essencialmente poliéster embebido em silicone para conseguir uma consistência parecida à da penugem, com a vantagem de que ao ser sintético produzirá menos alergias que o enchimento natural. Os travesseiros com enchimento de água são pouco comuns, mas permitem regular a altura acrescentando ou tirando mais ou menos água.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tipos de enchimento de travesseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos
  • Quanto maior for a densidade de fibras do enchimento do travesseiro, maior suavidade ao tato e principalmente evitará tanto que o enchimento saia, assim como que entrem impurezas.

Escrever comentário sobre Tipos de enchimento de travesseiros

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Ana
onde posso comprar enchimento em quantidade para travesseiras e qual mais indicado?
RITA DE BRITO MUDO
Quais destes enchimentos são bons para colocar ervas ou essências?

Tipos de enchimento de travesseiros
Tipos de enchimento de travesseiros

Voltar ao topo da página