Outros Cuidar e Limpar a roupa

Como limpar bolsa de camurça

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 23 dezembro 2022
Como limpar bolsa de camurça

As bolsas e acessórios deixaram de ser um mero utensílio onde se guardam as coisas para se tornarem mais um complemento do nosso outfit. Desta forma, em cada temporada e estação do ano existem diferentes tipos de materiais e formas a que tendemos a recorrer e que são bastante úteis. Uma delas é a bolsa de camurça, um complemento ideal para o outono, pois é resistente e dá sensação de calor e proteção. Você pode encontrar camurça não só em bolsas, mas também em botas, tênis, casacos e jaquetas. No entanto, apesar de sua bela estética, muitas pessoas tendem a se perguntar como limpar a camurça.

Esse tipo de material é muito absorvente e, quando recebe algum tipo de mancha ou umidade, pode ser muito difícil que volte a ser como antes. Por isso, neste artigo do umCOMO, daremos a você os truques necessários para saber como limpar bolsa de camurça.

Também lhe pode interessar: Como limpar camurça

Índice

  1. Passo a passo de como limpar bolsa de camurça
  2. O que não fazer para limpar uma bolsa de camurça
  3. Dicas para conservar uma bolsa de camurça

Passo a passo de como limpar bolsa de camurça

Se você tem uma bolsa de camurça favorita e a tirou do armário para usá-la com a chegada do outono, ela pode não ter a mesma aparência da temporada passada. Entre o tempo, a umidade e algumas manchas que passaram despercebidas, a bolsa pode parecer gasta e velha. No entanto, embora possa ser um pouco complicado, então hoje te ensinamos a como limpar bolsa de camurça:

  1. Tenha uma escova especial para tratar camurça. Você pode encontrá-las em lojas de couro ou sapatarias especializadas. Se não conseguir encontrar, pode sempre optar por uma escova de dentes.
  2. Com muito cuidado, comece a esfregar a seco na mancha para que os restos de sujeira e poeira acumulados sejam removidos gradualmente. Você não deve esfregar muito forte ou a camurça vai desgastar. Mesmo assim, se a mancha for causada por azeite ou outra gordura, você pode optar por colocar algumas gotas de vinagre na escova para ajudar a retirar a mancha.
  3. Depois de ver que a mancha desapareceu, você deve deixar a bolsa arejar em um ambiente seco.
  4. Por fim, para que ela fique limpa por mais tempo, você deve borrifar por cima da bolsa um spray específico para couro camurça.
Como limpar bolsa de camurça - Passo a passo de como limpar bolsa de camurça

O que não fazer para limpar uma bolsa de camurça

Muitas pessoas que têm bolsas de camurça sempre cometem o mesmo erro quando veem uma mancha: molham e esfregam. Isso com certeza acaba condenando a peça, já que a camurça absorve e aí vai ser muito difícil tirar a mancha de umidade.

Para orientá-lo um pouco melhor no tratamento de suas bolsas e roupas de camurça, seguem algumas dicas de como não limpar bolsa de camurça:

  • Não esfregue com um pano úmido: você só espalhará mais a mancha.
  • Não use removedores de manchas genéricos: você pode queimar e danificar a bolsa de camurça.
  • Não molhe: se a sua pergunta é como lavar camurça, a resposta é: não lave! Colocá-la na máquina de lavar ou deixá-la de molho nunca é uma opção, o couro estragaria.
  • Não aplique calor: sendo um material orgânico, você só conseguirá que o couro desidrate e perca a forma.

Dicas para conservar uma bolsa de camurça

Não há melhor remédio do que a prevenção e por isso, antes de ter que lidar com as incômodas manchas em nossas roupas e bolsas de camurça, o melhor é ter uma rotina de cuidados que faz com que demorem a aparecer manchas e sejam facilmente resolvidas. Por isso, deixamos-lhe alguns conselhos para que a sua bolsa de camurça se mantenha limpa e cuidada durante mais tempo:

  • Quando a bolsa ainda estiver nova e intacta, acostume-se a aplicar sprays protetores que podem prevenir o aparecimento de manchas.
  • Ao armazená-la de uma estação do ano para outra, certifique-se sempre de que esteja com uma capa correspondente e sem amassar muito para que mantenha sua forma e elasticidade.
  • Para as áreas que estão sempre em contato com o corpo quando a usamos, passe uma escova macia a cada poucos dias para suavizar esses arranhões que podem se formar na camurça.
  • Sempre limpe a seco. Antes que as manchas se acumulem, é melhor remover a seco pequenos arranhões e manchas do dia a dia com uma escova macia.
  • Use uma alternativa sintética. Se a camurça acabar lhe dando muito trabalho com tantos cuidados e delicadeza, você pode optar por algum um material parecido com a camurça, mas de origem sintética mais fácil de tratar e também muito mais barata.

Agora que você sabe como limpar bolsa de camurça, também pode se interessar em ler este artigo do umCOMO sobre Como cuidar dos sapatos camurça.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar bolsa de camurça, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como limpar bolsa de camurça