Limpar jaquetas

Como limpar uma jaqueta de camurça

Como limpar uma jaqueta de camurça
Imagem: fcnoticias.com.br

A camurça é um tecido muito bonito e elegante mas especialmente caro. Na hora de enfrentar um processo de limpeza, é preciso ter muito claro o que pode e não pode ser feito, já que é um tecido bastante especial e delicado. Neste artigo de umComo.com.br vamos dar algumas recomendações para a manutenção e limpeza de sua jaqueta de camurça, assim o tempo não será prejudicial para esta peça tão especial.

Vai precisar de:
  • Escova macia de uso diário
  • Escova dura para as manchas secas
  • Borracha específica de limpeza
  • Água morna
  • Produtos de limpeza especiais com dissolventes
  • Renovador de camurça
Também lhe pode interessar: Como limpar jaqueta de couro
Passos a seguir:
1

Antes de explicar a forma correta de limpar uma jaqueta de camurça, é preciso lembrar que este tipo de tecido é muito poroso. Isto quer dizer que absorve todo o tipo de substâncias e é muito fácil que se manche com o pó, um pouco de água, qualquer atrito, etc. Digamos que é um tecido que se mancha muito facilmente.

2

Um cuidado que uma jaqueta de camurça sempre requer é uma boa escovação para que não se "despenteie". Existem escovas especiais para esta tarefa. Se é só para escovar diariamente como manutenção, a escova deve ser macia, mas se deseja tirar por exemplo alguma mancha seca, então use uma mais dura. Da mesma forma, para tirar uma mancha você deve usar a escova no sentido contrário do pelo; caso queira pentear o tecido, use no sentido do pelo.

3

A camurça com o tempo fica brilhante e suja-se muito. Se a sua jaqueta não tiver manchas profundas, com uma borracha específica de limpeza ficará como se fosse nova. As borrachas são acessórios de limpeza imprescindíveis para a camurça, são flexíveis e não maltratam o tecido. Para limpar sua jaqueta com este tipo de produto, basta esfregar um pouco como se fosse uma borracha de apagar.

4

Se a sua jaqueta tiver manchas maiores e profundas é hora de usar produtos de limpeza especiais cuja fórmula contém dissolventes e uma base de limpeza. Você deve diluir em um recipiente um pouco desta fórmula com o dobro de seu volume em água morna e, a seguir, esfregar o local a tratar com um escova dura bem embebida desta mistura.

Depois enxágue bem a escova e esfregue de novo até que não tenha nenhuma espuma. Agora é só deixar secar completamente. No final, penteie o tecido com um escova de cerdas duras no sentido do pelo.

5

Depois do processo de limpeza de sua jaqueta de camurça, o recomendável é aplicar um renovador de camurça. Este tipo de produtos são para limpar, dar cor e impermeabilizar este tipo de tecidos. Para além de assegurarem um acabamento perfeito.

6

Em umComo também explicamos para você Como limpar uma bolsa de camurça e uns sapatos de camurça.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar uma jaqueta de camurça, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
Eber Davidson
Como devo limpar minha jaqueta de camurça qual produto posso passar nela ??
A sua avaliação:
Antonio Milhano
Ainda não experimentei mas vou experimentar. A limpeza a saco é carissima nos estabelecimentos e não se encontram!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Antonio! Espero que dê certo! Obrigada pelo seu comentário :)
A sua avaliação:
Maria Margarida Cunha Correia Bento
A informação para limpar camurça é otima mas gostava de saber qual os produtos necessários, para poder comprar.
A sua avaliação:
waldimir j. s. rico
onde consigo lavar minha jaqueta de camurça importada?
eunice
pena que não foi dito aqui o nome do produto para avivar a cor de uma peça de camurça!!!!!o restante foi muito util!!!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Eunice! Desde já agradeço o seu comentário, quanto ao produto para ativar a cor da peça de camurça, você poderá encontrar à venda produtos específicos para isso, dependendo se se trata de calçado de camurça ou peças de roupa. No caso de calçados sei que existe um que é o Doramila é um renovador incolor. Espero ter ajudado e continue acompanhando a nossa página :)
Eunice
Bom dia e muito obrigada pela dica, a peça que me referi é uma jaqueta que ficou guardada por muito tempo e ficou desbotada. a parte que ficou mais exposta ficou mais clara, que seria a manga, é uma pena pq gosto muito dela!!!!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Então mas pode ser que com este tipo de produto você consiga recuperar a sua peça, vai ver que sim!
Imagem: fcnoticias.com.br
Como limpar uma jaqueta de camurça