Limpar jaquetas

Como limpar jaqueta de couro

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 23 novembro 2022
Como limpar jaqueta de couro

O frio chega e começamos a usar nossos casacos, mas é importante tê-los prontos e bem cuidados durante toda a temporada. As jaquetas de couro são uma das peças favoritas de qualquer amante da moda, então neste artigo queremos lhe contar sobre como limpar uma jaqueta de couro marrom, bege ou de qualquer cor, de maneira simples e rápida. No artigo a seguir, damos dicas básicas para manter sempre o couro de sua jaqueta em perfeitas condições, o que geralmente requer cuidados especiais.

Além disso, se você é amante de jaquetas de couro estilo bikers, caçadora ou bombers, anote as dicas a seguir e aprenda como limpar jaqueta de couro.

Também lhe pode interessar: Como limpar uma jaqueta de couro sintético

Índice

  1. Limpe o forro da jaqueta
  2. Lave com água e sabão
  3. Seque a jaqueta de couro
  4. Hidrate
  5. Use produtos especiais
  6. Mais truques sobre como limpar jaqueta de couro

1. Limpe o forro da jaqueta

Você está querendo saber como limpar o couro de uma jaqueta? Bem, o primeiro passo na limpeza de uma jaqueta de couro é começar pelo interior. A maioria desses tipos de jaquetas possui um forro interno que protege o couro do contato direto com nosso corpo. Este forro irá proteger a jaqueta e evitará que tenhamos de lavá-la após cada utilização. No entanto, para manter a jaqueta de couro em bom estado, é aconselhável limpar o forro interno com a ajuda de um pano ou uma escova de cerdas macias e uma solução de sabão para roupas delicadas, bicarbonato de sódio e vinagre.

Nossa recomendação é esfregar com cuidado sem molhar muito o forro. Graças ao bicarbonato de sódio e ao vinagre, você eliminará os maus odores e as bactérias. Teste-os!

Como limpar jaqueta de couro - 1. Limpe o forro da jaqueta

2. Lave com água e sabão

Se chegou o dia de limpar sua jaqueta de couro, esta solução é uma das mais recomendadas para seu cuidado e manutenção. Sugerimos que prepare uma mistura com água e um pouco de sabão. É muito importante certificar-se de que a solução contém mais água do que sabão, caso contrário pode causar descoloração do couro ou danificá-la. Então siga estes passos:

  1. Limpe a jaqueta com esta solução umedecendo-a com uma esponja e esfregando-a suavemente no couro.
  2. Lembre-se de passar por cima das partes mais sujas, mas sempre com delicadeza.
  3. Por fim, limpe a jaqueta com uma toalha úmida, apenas com água, para remover o sabão, pois não fazer isso pode ser contraproducente e o excesso de sabão pode levar ao aparecimento de manchas no couro.

3. Seque a jaqueta de couro

Depois de limpar o interior e o exterior da jaqueta, é hora de secá-la, o que deve ser feito de forma adequada para garantir o ótimo estado de conservação da peça. É importante destacar que o couro é um material sensível a líquidos, portanto, não secá-lo adequadamente pode levar ao aparecimento de mofo. Para evitar que isso aconteça, siga estes passos:

  1. Imediatamente após o processo de limpeza, siga estas etapas:
  2. Passe uma toalha seca sobre a superfície da jaqueta para remover o excesso de umidade.
  3. Em seguida, pendure-a em um local fresco para terminar de secar 100%.
  4. Além disso, recomendamos não a expor diretamente ao sol por muito tempo, pois pode afetar a cor do couro.
  5. O ideal é encontrar um local fresco e com sombra para secá-la completamente.

4. Hidrate

A hidratação e manutenção de uma jaqueta de couro não se faz apenas com um processo de limpeza adequado, mas também é importante seguir todos aqueles passos acima após a lavagem. Nesse sentido, devemos levar em consideração a hidratação da jaqueta de couro, que não apenas a fará brilhar e reluzir, mas também a manterá limpa e em perfeitas condições por muito mais tempo.

No mercado, você encontrará diferentes produtos ideais para condicionar a jaqueta de couro e que a hidratarão para melhorar seu brilho e evitar o aparecimento de rachaduras no couro. No entanto, você pode usar produtos naturais, como a manteiga de karité, que também terá o mesmo efeito na jaqueta de couro e será livre de produtos químicos.

5. Use produtos especiais

Para limpar sua jaqueta de couro adequadamente, é importante levar em consideração alguns produtos adequados para sua proteção e limpeza. Por exemplo, você pode usar produtos de limpeza específicos para couro, que são recomendados para aquelas jaquetas de couro finas. Além disso, você pode aplicar sobre o couro repelentes que ajudam a proteger o material da água.

Embora os produtos específicos para cuidados com o couro às vezes sejam caros, eles são um bom investimento para que a peça dure por muitos anos em perfeitas condições. Além disso, esses tipos de produtos também ajudarão você a cuidar de outras peças de couro, como sapatos.

Como limpar jaqueta de couro - 5. Use produtos especiais

6. Mais truques sobre como limpar jaqueta de couro

Agora que você viu como limpar uma jaqueta de couro preta ou de qualquer cor, primeiro queremos falar um pouco mais sobre esse material para que você possa levar em consideração alguns truques que permitirão manter e cuidar de sua jaqueta por mais tempo.

Antes de proceder à limpeza das jaquetas de couro, é importante saber exatamente de que tipo de couro é feita, pois pode ser natural, de origem animal ou sintético. Nesse sentido, o truque é que o couro natural exige mais cuidados, mas também dura muito mais do que o couro sintético, que tende a rachar e descascar com mais frequência e com o uso diário da jaqueta. Por outro lado, você deve evitar a todo custo colocar a jaqueta na máquina de lavar, seja ela de origem animal ou sintética, pois pode ser completamente danificada.

Portanto, se você precisar fazer uma limpeza mais completa, não hesite em levar a jaqueta a uma lavanderia, lá eles farão o melhor para sua peça.

Além disso, se você quer saber como lavar outro tipo de jaqueta, não perca este artigo do umCOMO sobre Como limpar uma jaqueta de camurça.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar jaqueta de couro, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como limpar jaqueta de couro