Outros Cuidar e Limpar a roupa

Como limpar sapato de couro

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. Atualizado: 12 maio 2023
Como limpar sapato de couro

O couro é o material ideal para fazer calçados de qualidade. Sua flexibilidade e durabilidade tornam os sapatos de couro tão confortáveis ​​quanto resistentes e são os favoritos de muitas pessoas.

Em couro há uma infinidade de modelos de calçados masculinos, femininos e infantis e todos requerem cuidados mínimos para mantê-los com aparência de novos por mais tempo. A manutenção do calçado de couro não é complicada, mas inclui a limpeza regular, sempre utilizando os materiais adequados que não danifiquem ou manchem o couro ou a camurça. Com a chegada do outono, talvez esteja tirando os sapatos do armário para usá-los os dias mais frios, então neste artigo do umCOMO damos a você todas as dicas de como limpar sapato de couro para deixá-los perfeitos com muito pouco esforço.

Também lhe pode interessar: Como limpar jaqueta de couro

Índice

  1. Materiais para limpar sapato de couro
  2. Como limpar sapato de couro: passo a passo
  3. Como limpar sapato de camurça
  4. Como limpar sapato de couro por dentro

Materiais para limpar sapato de couro

Na limpeza do tênis de couro ou outro calçado deste material, é imprescindível recorrer aos utensílios corretos e utilizar produtos adequados que não desfaçam, em caso algum, o couro ou provoquem descoloração indesejada.

Você pode encontrar diferentes kits de limpeza para sapatos de couro, mas, em geral, como ferramentas básicas, você precisará de uma escova de cerdas ultra macias para remover poeira e sujeira da superfície e um pano bem macio, como camurça ou pano de microfibra. Se além de limpar você quiser deixar seus sapatos brilhantes, uma pequena esponja será ideal para deixá-los brilhantes sem danificar o couro.

Quanto aos produtos mais adequados, um pouco de água morna e algumas gotas de sabão neutro podem ser mais do que suficientes para remover a sujeira geral e também aquela aderida na forma, por exemplo, de respingos de lama.

Como tirar mancha de sapato de couro

Para outros tipos de manchas, que podem ser persistentes, como gordura, pode ser necessário recorrer a produtos específicos ou serviços profissionais para removê-las sem arriscar os sapatos de couro, que provavelmente são caros. Existem também alguns truques caseiros, como esfregar a nódoa de gordura com um pouco de leite ou mesmo algumas gotas de sumo de limão, mas nestes casos é sempre necessário fazer um teste antes, aplicando a 'solução' em uma zona não visível do calçado (interior) para verificar se não sofre qualquer alteração de cor.

Por fim, entre os materiais, também é necessário incluir algum creme, betume ou cera específicos que forneçam aos sapatos de couro, especialmente botas e botins, a hidratação necessária para manter sua flexibilidade e continuar sendo totalmente confortável.

Como limpar sapato de couro: passo a passo

Principalmente se você cuidar bem dos seus sapatos, limpá-los, um pouco mais a fundo, de tempos em tempos para conservá-los melhor, é uma tarefa simples que pode ser resumida nos passos a seguir.

  1. Remova quaisquer itens que possa tirar que não sejam de couro do sapato, por exemplo, cadarços, se houver, ou quaisquer enfeites, como fivelas de metal. Esses elementos terão que ser limpos separadamente.
  2. Passe uma camurça limpa e seca sobre toda a superfície do sapato de couro, sem esfregar. A ideia é simplesmente remover a poeira e a sujeira que não está muito presa.
  3. Se o calçado tiver pequenas partículas aderidas, pegue uma escova específica para sapatos de couro, com cerdas ultramacias e escove levemente. Você achará mais fácil se segurar o sapato colocando uma das mãos dentro dele e usando a escova com a outra. Para remover qualquer possível sujeira que possa estar apenas entre a sola e a parte superior, uma escova pequena com as mesmas características pode ser uma boa ajuda. Também te ajudará a remover a sujeira que fica nas dobras de couro que o sapato apresenta.
  4. Finalizada a escovação, verifique se há alguma mancha ou círculo. Se sim, tente removê-la usando uma camurça levemente úmida (nunca molhada ou encharcada) com uma gota de sabão neutro. Passe o pano não só pela mancha, mas por todo o material, delicadamente.
  5. Espere até que o calçado esteja completamente seco e depois aplique um produto específico para sapatos de couro, como um creme que ajude a hidratá-los ou simplesmente um graxa incolor ou graxa de sapato no tom certo.
  6. Espere novamente o calçado secar completamente e, por fim, passe por cima outra camurça limpa, fazendo pequenos movimentos circulares até que os sapatos fiquem perfeitos e brilhantes.
Como limpar sapato de couro - Como limpar sapato de couro: passo a passo

Como limpar sapato de camurça

O camurça, como o couro, tem uma textura 'pelúcia', suave e agradável, mas também é particularmente delicado contra arranhões e manchas. Apesar do que se acredita, os sapatos de camurça podem ser limpos, embora seja importante fazê-lo da maneira correta para não danificá-los.

Escovar é a chave para mantê-los bonitos por mais tempo. Para realizá-lo, a camurça requer uma escova com cerdas duras, que você terá que usar escovando a seco a camurça seguindo sua própria direção, ou seja, do peito do pé à ponta do pé e de cima para baixo.

Diante de poeira e sujeira superficial, uma escovação suave costuma ser suficiente para limpar sapatos de camurça, mas se detectar alguma mancha ou o sapato estiver muito sujo como um todo, você também pode limpá-lo com uma camurça umedecida em água com um mínimo de quantidade de sabão neutro (sabão de lavar louça à mão pode ajudar). Passe por todo o sapato e, se necessário, passe na mancha com movimentos circulares leves. Se notar que sobraram resíduos de sabão, remova-os com outro pano limpo e úmido. Para finalizar, espere que os sapatos estejam completamente secos e escove-os novamente como indicamos.

Você precisa limpar outras roupas de camurça? Talvez este artigo sobre Como limpar camurça te ajude.

Como limpar sapato de couro - Como limpar sapato de camurça

Como limpar sapato de couro por dentro

A limpeza do interior do calçado de couro também é importante, não apenas para que o couro mantenha sua flexibilidade e o calçado permaneça confortável, mas também para remover vestígios de suor e possíveis maus odores.

Fazê-la é muito fácil, pois basta usar um pano umedecido com água e sabão e passá-lo, levemente, por toda a parte interna do sapato. Em caso de sujeira ou odores persistentes, você também pode adicionar algumas gotas de amônia à água, mas neste caso, faça um pequeno teste antes de passar o pano por todo o couro. Além disso, antes de reutilizar os sapatos ou guardá-los para a próxima estação, é importante verificar se estão completamente secos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar sapato de couro, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como limpar sapato de couro