Outros Cuidar e Limpar a roupa

Como limpar camurça

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 8 fevereiro 2023
Como limpar camurça

A camurça é um tipo de tecido frequentemente usado em uma infinidade de objetos e roupas. Apesar de estar muito presente no nosso dia a dia, nem sempre as pessoas conhecem as características deste material e quais os cuidados necessários para mantê-lo conservado o maior tempo possível. Provavelmente você tem algum acessório deste material em casa, por isso neste artigo do umCOMO explicamos como limpar camurça e damos algumas dicas para mantê-la impecável.

Também lhe pode interessar: Como limpar sapato de couro

Índice

  1. O que é a camurça?
  2. Como limpar camurça passo a passo
  3. Dicas para limpar a camurça e mantê-la conservada

O que é a camurça?

A camurça é um tecido sintético, ou seja, é feito com fibras artificiais e por isso não é derivado da pele de nenhum animal. É um tecido muito agradável e macio ao toque, pois imita a parte interna da pele, veludo ou couro natural.

Começou a ser fabricado e usado na década de 1970 e continua sendo um tecido básico na indústria têxtil até hoje. Peças de vestuário, sapatos, cintos, bolsas e outros acessórios como estofados para sofás, poltronas ou cadeiras têm a camurça como protagonista absoluta, principalmente pelos bons resultados que esse material proporciona. Por isso não faltam motivos para seu uso extensivo, já que é um material muito versátil, com preço econômico em relação ao couro natural, resistente, com agradável toque aveludado e esteticamente muito bonito e elegante.

Como limpar camurça - O que é a camurça?

Como limpar camurça passo a passo

Como indicamos, a camurça é um material resistente, fácil de manter e limpar. Mas afinal, como lavar camurça? O principal cuidado que você deve ter ao cuidar de um sofá ou de uma peça de camurça é evitar o excesso de água. Molhar ou encharcar esse material, tentando lavá-lo bem, pode deteriorá-lo, dificultando sua recuperação. Em vez disso, seguindo alguns passos simples, estofados, calçados e roupas feitas com esse couro artificial podem ficar perfeitos com pouco esforço. Estes são os passos a seguir:

  • Remova o pó e a sujeira da superfície não aderidos ao material, com o auxílio de um aspirador de pó ou de uma escova de cerdas finas e macias. Faça-o em dois movimentos: primeiro contra o pelo, para eliminar a sujeira e fazer com que as fibras recuperem a sua flexibilidade e maciez, evitando o endurecimento, e depois, no mesmo sentido das fibras, 'penteando' a camurça para que recupere a sua homogeneidade de formas e cores.
  • A escovação pode ser suficiente, mas o estofamento ou a camurça podem ter sujeira persistente ou até manchas. Nesse caso, após a escovação, você terá que fazer uma 'lavagem' superficial. Prepare uma bacia com água morna (não quente) e um pouco de sabão neutro para roupas delicadas. Mergulhe um pano de algodão ou microfibra na mistura.
  • O pano será sua ferramenta de trabalho para remover a sujeira aderida à camurça. Depois de molhado, escorra o máximo possível (lembre-se que camurça e água não se dão bem). Passe em todo o couro artificial sem pressionar muito. Você pode fazer isto quantas vezes forem necessárias, umedecendo novamente o pano, torcendo-o e passando-o novamente.
  • Como tirar mancha de camurça? Se as manchas estiverem difíceis de sair e persistentes (por exemplo, em sapatos de camurça), mergulhe uma pequena escova na mesma bacia e passe-a sobre elas, pressionando suavemente enquanto faz movimentos circulares.
  • Para finalizar a limpeza, pegue outro pano e umedeça desta vez apenas com água. Passe-o para retirar possíveis resíduos de sabão.
  • Por fim, na hora de secar, lembre-se de que não se deve sentar em um sofá de camurça até que esteja completamente seco. Se falamos de roupas, sapatos e outros acessórios, o ideal é deixá-los secar ao ar livre, mas não expostos diretamente aos raios solares.

No umCOMO ensinamos o passo a passo de Como cuidar dos sapatos de camurça.

Dicas para limpar a camurça e mantê-la conservada

A camurça requer poucos cuidados para que dure muito tempo bonita e conservada.

A chave para uma boa manutenção é escová-la com a devida frequência em função do uso que tem. É importante fazer a limpeza da forma correta, que é a mesma forma feita para limpar peças de roupa de veludo. Lembramos algumas dicas essenciais:

  • Limpe primeiro no sentido contra o pelo e depois 'penteie' a camurça seguindo a direção da própria pele.
  • Evite que líquidos afetem a camurça. Por exemplo, se alguma coisa derramar em peças de camurça, como em um casaco ou sofá, pegue um pouco de papel absorvente o mais rápido possível e tente remover ao máximo.
  • Se detectar manchas persistentes, que não saem com um pano úmido, pode tentar um pouco de amoníaco dissolvido (1 parte de amoníaco para 10 partes de água), mas faça sempre o teste em uma pequena parte do tecido que não fique muito visível, já que o tecido pode desbotar.
  • Se precisar passar uma peça de camurça, lembre-se que deve fazer isso à temperatura mínima, sem vapor e protegendo-a sempre colocando um pano por cima para que não entre em contato direto com o ferro.

Agora que você sabe como limpar camurça, vamos ensinar Como limpar uma bolsa de camurça.

Como limpar camurça - Dicas para limpar a camurça e mantê-la conservada

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar camurça, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como limpar camurça