Partilhar

Como limpar travesseiro da Nasa (viscoelástica)

 
Por Redação umCOMO. 29 dezembro 2020
Como limpar travesseiro da Nasa (viscoelástica)

Um dos elementos da casa que mais facilitam a nossa vida é o travesseiro, já que é item fundamental para um bom descanso. Lavar o seu e manter alguns cuidados é importante para que ele esteja sempre à sua disposição e em bom estado quando precisar usá-lo. Existem diversos tipos de travesseiros, que variam de acordo com o material, e às vezes pode até ser um tanto complicado saber como escolher um bom travesseiro.

Um dos melhores materiais é a espuma viscoelástica, presente nos famosos travesseiros da Nasa, que torna mais cômodo, adaptável e suave o apoio de cabeça de qualquer pessoa. Para que esse material seja corretamente conservado, você também deve saber qual a melhor forma de limpá-lo. Se você quer saber como limpar travesseiro da Nasa, como eliminar o mau cheiro na espuma viscoelástica e como fazer para que ele seque bem, recomendamos que siga lendo este artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como lavar travesseiro de pena

Como limpar travesseiro da Nasa (viscoelástica): passo a passo

A limpeza de um travesseiro da Nasa possui suas particularidades. Isso porque não é qualquer produto que pode ser usado para lavá-lo, e muitas vezes o material requer cuidados especiais e diferentes métodos. Te contamos como limpar um travesseiro da Nasa a seguir:

  1. Leia a etiqueta do travesseiro e comprove se ele pode ou não ser lavado com determinados produtos. Esse é um passo indispensável, já que vai te informar se você pode mesmo limpá-lo e como fazer isso sem correr riscos de danificar o material. Mesmo que a etiqueta indique que o travesseiro pode ser lavado na máquina, recomendamos que você opte pela lavagem à mão, para que o material não entre em contato com as altas temperaturas e com a centrifugação.
  2. Opte por aplicar uma mistura de sabão neutro e água morna. Não recorra a produtos abrasivos ou agressivos, que possam colocar em perigo a espuma viscoelástica. Essa mistura pode ser aplicada com uma escova de cerdas macias.
  3. Enxágue bem a escova, com água limpa, e passe-a novamente na superfície do travesseiro, dessa vez apenas umedecida em água. Assim, você vai terminar de eliminar os restos de sabão e sujeira.
  4. Quando você tiver terminado de lavar o travesseiro, deixe que ele seque muito bem para não correr o risco de que umidade e manchas apareçam. Mais adiante, neste artigo, vamos te explicar quais as melhores formas de secar seu travesseiro.
  5. Lembre-se que a capa pode ser lavada separadamente, seja à mão ou na máquina de lavar, conforme as indicações da etiqueta.
Como limpar travesseiro da Nasa (viscoelástica) - Como limpar travesseiro da Nasa (viscoelástica): passo a passo

Como limpar travesseiro da Nasa que ficou amarelo

Tirar mancha de um travesseiro da Nasa, seja ela produzida por algum líquido que caiu na espuma viscoelástica ou, então, suor ou saliva decorrentes de quando dormimos, não é o mesmo que eliminar manchas de travesseiros de outros materiais. Para cuidar da espuma e evitar o uso da máquina de lavar, siga os conselhos a seguir sobre como tirar mancha amarela de travesseiro da Nasa:

  • Se você conseguir detectar com rapidez a mancha amarela, ou seja, se ela é bastante recente ou se você conseguiu notar como determinado líquido caiu no travesseiro, aja imediatamente. Pegue um pedaço de papel absorvente de cozinha ou um pano seco, e passe-o por cima da área afetada para que consiga absorver a quantidade máxima possível de líquido.
  • Você deve esfregar as manchas amareladas aplicando, com ajuda de um pano úmido, um detergente suave ou um alvejante caseiro. Caso opte pelo alvejante, você vai precisar misturar 3 litros de água, 125ml de suco de limão e 250ml de água oxigenada. Com essas proporções, os ingredientes estarão suficientemente diluídos e serão capazes de te ajudar a limpar o material, mas sem que ele fique danificado. Você terá que aplicar a pasta aos poucos, em áreas pequenas, para ver como a mancha e o material reagem, evitando que o travesseiro fique encharcado. Recomendamos o uso de uma escova de cerdas macias.
  • Após conseguir eliminar todas as manchas, seque bem a almofada. Se você precisar acelerar o processo de secagem, use um secador de cabelo a uma distância prudente o suficiente para que você não queime a espuma.

Com esse método, você pode remover manchas amarelas persistentes e também desinfetar um travesseiro de espuma viscoelástica. Se você quer conhecer outros tipos de materiais de enchimentos de travesseiros, não deixe de conferir este outro artigo.

Como limpar travesseiro da Nasa (viscoelástica) - Como limpar travesseiro da Nasa que ficou amarelo

Como tirar mau cheiro de travesseiro da Nasa

A maioria dos travesseiros da Nasa costuma ficar com mau cheiro, mas isso pode acontecer em determinados casos, principalmente pelo acúmulo prolongado de manchas de saliva, de suor e outros fluidos. Nesse caso, o melhor é lavar o travesseiro para resolver o problema, relativamente simples. Existem também purificadores de ar capazes de neutralizar os odores do travesseiro e de tratar as manchas, com ação desinfetante. No entanto, limpar os travesseiros com bicarbonato de sódio é a melhor maneira de remover odores de forma eficaz sem danificar o material. Eliminar os odores ruins de um travesseiro de espuma viscoelástica com bicarbonato de sódio é possível com estas etapas simples:

  1. Remova a fronha do travesseiro da Nasa, que pode ser lavada na máquina de lavar de acordo com as instruções da etiqueta.
  2. Aplique o bicarbonato de sódio, espalhando por todo o travesseiro.
  3. Deixe o produto agir por 30 minutos.
  4. Por fim, use um aspirador de pó para tirar o bicarbonato do travesseiro.
  5. Se você notar que o cheiro ou as manchas continuam lá, prepare o bicarbonato com um pouco de água para formar uma pasta que você poderá aplicar nas áreas manchadas do travesseiro com o auxílio de uma escova. Deixe agir por 30 minutos e passe o aspirador.

Travesseiro da Nasa pode lavar na máquina?

Travesseiro da Nasa pode lavar na máquina? Esta é outra dúvida bastante frequente quando nos perguntamos sobre como lavar travesseiro de espuma viscoelástica, já que normalmente lavá-lo na máquina costuma ser o método mais simples e fácil. Antes de colocar o travesseiro na máquina de lavar, porém, comprove que essa forma é compatível com o material dele. Nesse sentido, é importante que você saiba que existem duas variedades de travesseiro de espuma viscoelástica: com espuma moldada e transpirável.

Travesseiros de espuma viscoelástica moldada não podem ser lavados na máquina, pois isso vai contra efeito de memória presente no travesseiro, que atua como amortecedor do corpo e, assim, garante o descanso do pescoço e da cabeça de maneira adaptável.

Por outro lado, e via de regra, você pode lavar um travesseiro de espuma viscoelástica respirável na máquina de lavar. No entanto, para ter certeza disso, leia as instruções da etiqueta. No caso de indicar o contrário, por exemplo, por ter algum outro material em sua composição, também não o coloque na máquina.

Como limpar travesseiro da Nasa (viscoelástica) - Travesseiro da Nasa pode lavar na máquina?

Como secar um travesseiro de espuma viscoelástica

Tão importante quanto saber como lavar um travesseiro da Nasa é saber como secá-lo para cuidar do seu da maneira mais adequada. Existem diferentes formas de secar bem um travesseiro da Nasa:

  • Com uma toalha você vai conseguir absorver a umidade.
  • Outra opção é deixá-lo exposto diretamente ao sol, o que vai fazer com que ele seque mais rápido.
  • Durante o inverno ou em locais com excesso de umidade, opte pelo uso de um aspirador de pó, apto para umidade e que contenha uma escova de cerdas suaves: você deve usá-lo com precaução e lentamente para não danificar o material.
  • Você também deve ler na etiqueta do travesseiro as recomendações do fabricante sobre o modo correto de secá-lo.
  • O travesseiro deve estar completamente seco antes que você coloque a fronha. Por isso, recorra ao secador de cabelo em caso de necessidade extrema, levando em conta as precauções que devem ser tomadas. Ou seja, não coloque o secador em contato direto com o travesseiro, você sempre deve fazer isso considerando um palmo de distância, no mínimo.

Depois de conferir todas essas dicas sobre como limpar um travesseiro da Nasa (viscoelástica), você também pode se interessar por este outro artigo sobre como limpar um colchão viscoelástico.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar travesseiro da Nasa (viscoelástica), recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como limpar travesseiro da Nasa (viscoelástica)
1 de 4
Como limpar travesseiro da Nasa (viscoelástica)

Voltar ao topo da página