Partilhar

Como limpar telhas

Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como limpar telhas
Imagem: atilalemos.com.br

A lavagem ou limpeza do telhado é uma tarefa geralmente realizada por profissionais, no entanto você pode aprender como limpar telhas sozinho e realizar o trabalho de forma mais econômica! É normal que, com o passar dos anos, por influência da poluição e do clima do local, as telhas aparentem um aspeto sujo e envelhecido, o que acaba prejudicando a imagem da casa. A menos que as telhas estejam danificadas, não se justifica substituí-las, pelo que seu aspeto original poderá ser conseguido com uma limpeza insistente. Saiba como fazer isso com a ajuda deste artigo umComo.com.br!

Também lhe pode interessar: Como limpar estofados
Passos a seguir:
1

Existem vários métodos que podem ser utilizados na limpeza do telhado, de acordo com a quantidade de sujeira ou com a dificuldade na remoção desta. De seguida apresentamos os que você poderá colocar em prática de forma autônoma!

2

Comece por retirar ou cobrir objetos em redor da casa que possam ser danificados durante a limpeza (por exemplo: plantas, água da piscina, etc). Em seguida encontre uma forma de subir ao telhado, inspecione as telhas e proceda à substituição das que estiverem danificadas.

Como limpar telhas - Passo 2
Imagem: sites.google.com
3

Para a primeira fase da limpeza você irá necessitar de uma lavadora de alta pressão para remover as sujeiras que se encontram à superfície, usando somente água. Será útil que, ao mesmo tempo, alguém esfregue o telhado com uma vassoura.

4

Se seu telhado tiver calha de chuva instalada, empurre a sujeira para a sarjeta, cuidando para não se desequilibrar. Se não for o caso, acumule os detritos em uma das partes do telhado e varra-os para o chão, limpando-os em seguida.

Como limpar telhas - Passo 4
Imagem: maissaopaulo.com.br
5

Este procedimento de limpeza será o suficiente se seu telhado não se apresentar muito sujo. No entanto, em alguns casos poderá ser necessária uma segunda fase de limpeza, desta vez usando produtos próprios.

6

É importante que faça uma escolha consciente dos detergentes para lavagem de telhas e telhados, pois o produto errado pode arruinar o telhado e a estrutura. Consiga aconselhamento e orientação em lojas de construção e bricolage, dando preferência aos detergentes que não prejudicam o meio ambiente.

Como limpar telhas - Passo 6
Imagem: casaeoferta.com.br
7

Na impossibilidade de adquirir um detergente próprio para limpar as telhas, arrisque com soluções caseiras, como 2 litros de água sanitária misturada em cada 10 de água limpa, ou sulfato de cobre, que também deve ser diluído em água.

8

Borrife a mistura de limpeza no telhado, utilizando mais uma vez a lavadora de alta pressão. Para obter melhores resultados deixe o produto atuar durante algum tempo, esfregando-o em seguida com uma vassoura e removendo tudo com água limpa (nesta fase final pode utilizar uma mangueira).

Como limpar telhas - Passo 8
Imagem: allroofspainted.com
9

Depois de cumprir todos estes pontos, seu telhado deverá estar como novo! Caso algumas sujidades se mostrem persistentes, repita a limpeza ou pondere chamar um técnico capacitado para concluir o processo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar telhas, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos
  • No momento de limpar o telhado, equipe-se de acordo com a tarefa: roupas que possa sujar e calçado impermeável.
  • Não realize a limpeza sozinho, tenha próximo de si alguém que o possa ajudar.
  • Tome cuidado no manuseamento dos produtos de limpeza.

Escrever comentário sobre Como limpar telhas

2 comentários
A sua avaliação:
joao alves dos santos
muito bom ter a orientaçao dos telhados,precizo refazer o telhados de varias aguas e 2 aguas 6x7 quantas telhas vou gastar e quanto fica por favor informar obrigado
ALVORI JOSE
meu telhado tem manchas de fungos esbranquiçados bem difícil de soltar, qual produto posso utilizar para remover esse parasitas? att Alvori

Como limpar telhas
Imagem: atilalemos.com.br
Imagem: sites.google.com
Imagem: maissaopaulo.com.br
Imagem: casaeoferta.com.br
Imagem: allroofspainted.com
1 de 5
Como limpar telhas

Voltar ao topo da página