Outras limpezas de materiais e objetos

Como limpar telhas

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como limpar telhas
Imagem: atilalemos.com.br

A lavagem ou limpeza do telhado é uma tarefa geralmente realizada por profissionais, no entanto você pode aprender como limpar telhas sozinho e realizar o trabalho de forma mais econômica! É normal que, com o passar dos anos, por influência da poluição e do clima do local, as telhas aparentem um aspeto sujo e envelhecido, o que acaba prejudicando a imagem da casa. A menos que as telhas estejam danificadas, não se justifica substituí-las, pelo que seu aspeto original poderá ser conseguido com uma limpeza insistente. Saiba como fazer isso com a ajuda deste artigo umComo.com.br!

Também lhe pode interessar: Como limpar estofados
Passos a seguir:
1

Existem vários métodos que podem ser utilizados na limpeza do telhado, de acordo com a quantidade de sujeira ou com a dificuldade na remoção desta. De seguida apresentamos os que você poderá colocar em prática de forma autônoma!

2

Comece por retirar ou cobrir objetos em redor da casa que possam ser danificados durante a limpeza (por exemplo: plantas, água da piscina, etc). Em seguida encontre uma forma de subir ao telhado, inspecione as telhas e proceda à substituição das que estiverem danificadas.

Como limpar telhas - Passo 2
Imagem: sites.google.com
3

Para a primeira fase da limpeza você irá necessitar de uma lavadora de alta pressão para remover as sujeiras que se encontram à superfície, usando somente água. Será útil que, ao mesmo tempo, alguém esfregue o telhado com uma vassoura.

4

Se seu telhado tiver calha de chuva instalada, empurre a sujeira para a sarjeta, cuidando para não se desequilibrar. Se não for o caso, acumule os detritos em uma das partes do telhado e varra-os para o chão, limpando-os em seguida.

Como limpar telhas - Passo 4
Imagem: maissaopaulo.com.br
5

Este procedimento de limpeza será o suficiente se seu telhado não se apresentar muito sujo. No entanto, em alguns casos poderá ser necessária uma segunda fase de limpeza, desta vez usando produtos próprios.

6

É importante que faça uma escolha consciente dos detergentes para lavagem de telhas e telhados, pois o produto errado pode arruinar o telhado e a estrutura. Consiga aconselhamento e orientação em lojas de construção e bricolage, dando preferência aos detergentes que não prejudicam o meio ambiente.

Como limpar telhas - Passo 6
Imagem: casaeoferta.com.br
7

Na impossibilidade de adquirir um detergente próprio para limpar as telhas, arrisque com soluções caseiras, como 2 litros de água sanitária misturada em cada 10 de água limpa, ou sulfato de cobre, que também deve ser diluído em água.

8

Borrife a mistura de limpeza no telhado, utilizando mais uma vez a lavadora de alta pressão. Para obter melhores resultados deixe o produto atuar durante algum tempo, esfregando-o em seguida com uma vassoura e removendo tudo com água limpa (nesta fase final pode utilizar uma mangueira).

Como limpar telhas - Passo 8
Imagem: allroofspainted.com
9

Depois de cumprir todos estes pontos, seu telhado deverá estar como novo! Caso algumas sujidades se mostrem persistentes, repita a limpeza ou pondere chamar um técnico capacitado para concluir o processo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar telhas, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos
  • No momento de limpar o telhado, equipe-se de acordo com a tarefa: roupas que possa sujar e calçado impermeável.
  • Não realize a limpeza sozinho, tenha próximo de si alguém que o possa ajudar.
  • Tome cuidado no manuseamento dos produtos de limpeza.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
joao alves dos santos
muito bom ter a orientaçao dos telhados,precizo refazer o telhados de varias aguas e 2 aguas 6x7 quantas telhas vou gastar e quanto fica por favor informar obrigado
ALVORI JOSE
meu telhado tem manchas de fungos esbranquiçados bem difícil de soltar, qual produto posso utilizar para remover esse parasitas? att Alvori
Imagem: atilalemos.com.br
Imagem: sites.google.com
Imagem: maissaopaulo.com.br
Imagem: casaeoferta.com.br
Imagem: allroofspainted.com
1 de 5
Como limpar telhas