Água sanitária - O que é e como é feita

Água sanitária - O que é e como é feita

A água sanitária é um líquido criado quimicamente para desinfetar o banheiro, o chão e outras superfícies, também se pode usar para branquear a roupa, isto é o que a maior parte das pessoas sabe, mas o que poucas pessoas sabem é que a água sanitária é um produto que se encontra também no interior do nosso corpo. De seguida, em umComo.com.br explicamos-lhes várias coisas sobre a água sanitária: o princípio químico que a sustenta, as características da água sanitária e como agir se tocar nos olhos ou em sítios delicados.

Foto: candura.com.br

Whatsapp 3 Twitter 0 Google +
    Índice
  1. Princípio químico da água sanitária
  2. Propriedades da água sanitária
  3. Origem da água sanitária
  4. Propriedades da água sanitária
  5. Como atuar perante uma intoxicação de água sanitária
  • Princípio químico da água sanitária


    O hipoclorito de sódio ou hipoclorito sódico é um composto químico cuja fórmula é NaCIO. Contém o cloro em estado de oxidação +I e por isso é um oxidante forte e econômico. Em solução aquosa só é estável em pH básico. Para acidificar na presença de cloreto liberta cloro elementar. Por isso, deve guardar longe de qualquer síntese de ácido. O hipoclorito sódico (em conjunto com o cloreto de sódio (sal)) obtém-se convenientemente por dissolução do cloro elementar numa solução aquosa de hidróxido de sódio numa reação de dismutação: 2 NaOH + Cl2 -> NaClO + NaCl + H2O.

  • Propriedades da água sanitária


    As propriedades da água sanitária são conhecidas por todos e é um produto bastante usado para limpar e branquear. Devido a esta característica destrói muitos colorantes, pelo que não se utiliza como branqueadores. Também se aproveitam as suas propriedades desinfectantes.

  • Origem da água sanitária


    A água sanitária é um composto químico chamado de hipoclorito de sódio, dissolvido em água. Foi desenvolvido pelo francês Berthollet em 1787 para branquear tecidos. Depois, no final do século XIX, Luis Pasteur comprovou o seu incomparável poder de desinfeção, estendendo o seu uso para a defesa da saúde contra germes e bactérias.

  • Propriedades da água sanitária


    A água sanitária é um produto corrosivo que deve tratar-se com cuidado pois é prejudicial para a saúde e por isso deve manter-se fora do alcance das crianças e deve mexer-se sempre com muito cuidado utilizando luvas. A sua ação corrosiva pode danificar aço inoxidável se se utilizar em concentrações elevadas e durante muito tempo. Também estraga a roupa se se utilizar como branqueador de forma muito frequente, chegando a modificar a cor branca em cinza. A água sanitária não é adequada para lavar nylon, seda ou lã porque as destrói. Por esta razão, é conveniente utilizar produtos comerciais que têm as concentrações adequadas para cada uso e que não são tão perigosas de manusear. Se quer branquear uma peça de roupa de algodão para efeitos especiais, pode aplicar água sanitária, mas quando conseguir o efeito desejado, tem que neutralizar a reação química da água sanitária no tecido, mergulhando a peça numa solução de água e vinagre (200 ml de vinagre num litro de água) e depois lavá-la com água com sabão neutro (3 a 5 gramas de aparas de sabão puro num litro de água). No entanto, apesar do quão poderosa a água sanitária é, a sua ação corrosiva desaparece à medida que vai atuando e termina descompondo-se em sal e água. A água sanitária que vai pelo ralo continuará a cumprir a sua ação de limpeza até perder todo o seu poder corrosivo e antiséptico. Por esta razão não afeta o meio ambiente.

  • Como atuar perante uma intoxicação de água sanitária


    No geral, para neutralizar a ação da água sanitária, deve-se usar apenas água fria. Nos casos de ingestão acidental, não se deve induzir o vômito, mas sim utilizar grandes quantidades de água fria, leite, gelados ou antiácidos para neutralizá-la e chamar um médico para prestar a atenção correspondente. Se a água sanitária caiu na pele ou nos olhos, deve-se limpar ou lavar com água abundante durante pelo menos 15 minutos. Algumas combinações de água sanitária com branqueadores ou com alguns produtos de limpeza em pó e amoníaco podem libertar o cloro que pode causar asfixia.

  • Se deseja ler mais artigos parecidos a Água sanitária - O que é e como é feita, recomendamos que entre na nossa categoria de Produtos e técnicas de limpeza.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre água sanitária - o que é e como é feita :


4 comentários


18-05-2016 asdfghjklç disse:
eu queria saber seus componentes quimicos
19-08-2015 Leide melo disse:
Quais os ingredientes e como se faz agua sanitaria caseira kero aprender.posso esperar sua resposta?
08-07-2014 Fernando disse:
Alem de bactericida a água sanitária tem efeito fungicida ,que extermina fungos ,dês de que esteja livres de gorduras ,lavados com detergente .Os lava pês de empresas exigentes tem 2 tanques um com detergente um com água sanitária . espero ter ajudado
08-07-2014 Sara Viega disse:
Olá Fernando, obrigada pela sua visita e por a informação fornecida :)
13-05-2014 karol disse:
eu queria aber como ele foi fabricado