Limpar travesseiros

Como lavar urso de pelúcia

 
Murilo Trivella
Por Murilo Trivella. 23 março 2023
Como lavar urso de pelúcia

Bichinhos de pelúcia são seres amados pelas crianças e pelos adultos que elas se tornam. Desde a infância, criamos um vínculo com esses amiguinhos que nos faz querer que durem para sempre.

Porém, devido ao ambiente que vivemos, eles costumam juntar muita poeira e até acumular sujeira (como tudo que está na casa, na verdade). Mas não podemos simplesmente joga-los na máquina de lavar ou esfregar uma bucha neles, pois uma pelúcia tem suas especificidades, não é como lavar um cobertor ou uma roupa de lã.

Aqui no umCOMO, você vai aprender como lavar urso de pelúcia. Vamos te mostrar diferentes técnicas, além de cuidados necessários que precisa ter para preservar o ursinho. Vem com a gente e acabe sabendo tudo do assunto!

Também lhe pode interessar: Como lavar cobertores

Índice

  1. Como lavar urso de pelúcia na máquina
  2. Como lavar bicho de pelúcia na mão
  3. Como lavar urso de pelúcia a seco
  4. Como lavar urso de pelúcia grande
  5. Dicas para lavar urso de pelúcia

Como lavar urso de pelúcia na máquina

Para quem quer lavar urso de pelúcia na máquina de lavar, é bem simples, só é necessário tomar alguns cuidados antes para que o seu bichinho não corra riscos de ser danificado.

Comece tirando todas as roupinhas e adereços que estejam no bichinho e coloque-o dentro de uma fronha ou um saquinho de tecido, que não solte pelos, e lacre bem.

Só é recomendado que a velocidade da máquina de lavar seja selecionada para delicado ou similares porque, dependendo do material do bichinho de pelúcia, pode ser que estrague. Espere o ciclo se concluir e deixe centrifugar, mas não em uma velocidade muito forte.

E pronto! Agora você pode tirar o seu bichinho de pelúcia da máquina e deixá-lo secar.

Descubra também Como lavar cobertor na máquina.

Como lavar bicho de pelúcia na mão

O primeiro passo é comum para todas as vezes que for lavar seu bichinho de pelúcia, não importando o jeito: retire todos os adereços e roupinhas que estão nele antes da lavagem. Caso precise lavar algo, como um colete que faz parte do bichinho, faça de modo separado.

Agora, para lavar o seu bicho de pelúcia na mão, faça o seguinte:

  • Encha um balde com água, com uma quantidade um pouco acima do necessário para que o brinquedo fique totalmente debaixo d’água;
  • Adicione sabão ou detergente, isso facilita na limpeza do ursinho, para que o produto pegue bem no tecido ou pelo dele
  • Quando a mistura de água com produtos de limpeza estiver feita, misture bem e depois coloque o bichinho dentro dela e tire depois que absorver parte da solução, apertando-o bem de leve, logo em seguida.
  • Depois, vai deixá-lo de molho na solução de água com sabão por 30 minutos. Quando acabar o tempo, tire-o de lá e de mais um leve apertão, até sair toda água e sabão que se juntaram a ele saiam do bichinho.
  • Agora, encha outro balde com água e um pouco de amaciante e mergulhe-o para que o pelo fique com um aspecto macio.
  • Depois lave-o em água corrente para tirar os resíduos de produto.
  • Por último, é só apertar levemente o bichinho para sair a água e deixá-lo secar em um local adequado.

Quer aprender técnicas para aprender a lavar lã, veja também nosso outro artigo.

Como lavar urso de pelúcia a seco

Existem alguns bichinhos de pelúcia que não podem ser lavados com água, principalmente aqueles que tem algum tipo de eletricidade dentro, como os movidos a pilha ou que tocam música.

O ideal é usar uma fronha ou saco de tecido com bastante talco infantil, para que ele tenha um cheiro agradável depois da lavagem. Caso não queira que ele tenha esse odor, use um talco comum mesmo que também funciona. Além disso, vai ser preciso colocar um pouco de bicarbonato de sódio, uma colher para ser exato.

Coloque o bichinho dentro da fronha e chacoalhe bem por em média cinco minutos. Em seguida, use de preferência um aspirador para tirar o produto do bichinho, mas batendo também é possível ter o mesmo resultado. Fora isso, passe também um pano seco para retirar o bicarbonato de sódio que está no ursinho de pelúcia.

Agora, para finalizar a lavagem a seco, coloque o bichinho em um local ventilado durante três horas.

Como lavar urso de pelúcia grande

Lavar um ursinho de pelúcia grande pode parecer algo bem complexo, mas existem duas boas alternativas para isso. A primeira é fazer uma lavagem a seco. Você pode ver aqui o nosso descritivo de como fazer que o que é ensinado serve para este tipo de brinquedo.

Porém, se não quiser fazer este tipo de lavagem, o mais indicado então é levar o ursinho para uma lavanderia especializada. Eles vão fazer o processo da melhor maneira, sem o que o talco ou qualquer parte da sujeira no bichinho fiquem dentro da sua casa.

Dicas para lavar urso de pelúcia

Agora que você já aprendeu diferentes técnicas para lavar urso de pelúcia, veja abaixo algumas dicas extras:

  • O primeiro passo é olhar a etiqueta do bicho de pelúcia. Nela, entenda se ele é antialérgico e de fato lavável. Em caso positivo, prossiga com as dicas.
  • Depois, retire qualquer roupinha ou acessório que o bichinho de pelúcia tem. Eles podem se soltar durante a lavagem e retira-los ajuda que o processo seja ainda mais bem sucedido.
  • Vale também olhar e procurar por buracos, rasgos ou outros pontos em que a pelúcia pode estar danificada pois, caso seja colocada com furos na máquina, por exemplo, a água pode entrar e estragar o brinquedo de vez, e isso não queremos de jeito nenhum, não é mesmo?

Depois de seguir esses passos, podemos dizer que é um ursinho de pelúcia não exige um tratamento complexo, pode ser lavado com detergente neutro. Caso não esteja lavando-o todo mas, sim, querendo tirar alguma mancha, coloque o produto de limpeza na área afetada e depois pode começar a lavar.

Se puder lavar em um dia quente, é preferível, pois caso esteja um tanto úmido ou frio, pode demorar secar o seu bichinho de pelúcia.

E aí, conseguiu entender como lavar urso de pelúcia? Aqui no umCOMO você aprender isso e muito mais com nossos artigos incríveis. Use nossa barra de buscas e encontre conteúdos para diversas necessidades e momentos da sua vida!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como lavar urso de pelúcia, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Referências

§ Ypedia/Como lavar urso de pelúcia/ Disponível em <https://ypedia.com.br/como-lavar-urso-de-pelucia/> Acesso em 19 de março de 2023

§ Casaejardim/Como lavar bichos de pelúcia e mantê-los sempre inteiros/ Disponível em <https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Dicas/noticia/2022/05/como-lavar-os-bichos-de-pelucia-e-mante-los-sempre-limpos-e-inteiros.html> Acesso em 19 de março de 2023

§ Cleanipedia/Como lavar ursos de pelúcia/ Disponível em <https://www.cleanipedia.com/br/familia/como-lavar-ursos-de-pelucia.html> Acesso em 19 de março de 2023

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como lavar urso de pelúcia