Outras limpezas de materiais e objetos

Como lavar cobertor na máquina

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 22 novembro 2022
Como lavar cobertor na máquina

O frio está chegando e precisamos preparar os nossos cobertores para usá-los, quer a nível decorativo ou para nos esquentar nos dias de inverno. Se você deseja economizar em tinturarias e lavanderias, sugerimos que lave seus cobertores na máquina, embora deva levar em consideração certos requisitos para que o tecido seja preservado e tenha aparência de como tivesse saído da loja.

Seja de lã, pelo, algodão ou outros materiais, os cobertores devem ser lavados com cuidado e com produtos adequados a cada tipo. Quer saber mais? A seguir, no umCOMO explicamos como lavar cobertor na máquina, de forma rápida e eficiente, conservando o tecido, evitando o desgaste e mantendo-o em perfeitas condições. Anote!

Também lhe pode interessar: Como lavar cobertores

Índice

  1. O que levar em conta antes de saber como lavar cobertor na máquina
  2. Como lavar cobertor na máquina: passo a passo
  3. Como secar um cobertor

O que levar em conta antes de saber como lavar cobertor na máquina

Você tem um lindo cobertor, precisa lavá-lo e quer fazer isso confortavelmente em casa, sem precisar recorrer a profissionais. Se esta é a situação em que você se encontra, antes de colocar o cobertor na máquina, recomendamos que você verifique as instruções do fabricante e leve em consideração alguns requisitos que determinarão se é adequado ou não lavar o cobertor na máquina. Esta verificação permitirá realizar a lavagem ideal para manter o seu cobertor em perfeito estado de conservação.

O material do cobertor

O material de que é feito o cobertor é uma das principais características que deve ter em conta antes de lavá-lo na máquina. Dependendo do tecido de fabricação, devemos programar uma lavagem ou outra. Nesse sentido, os cobertores de lã ou polares podem ser lavados na máquina com um programa suave, enquanto os cobertores de pelo são recomendados para serem lavados à mão. Para ter certeza de como lavar corretamente o cobertor na máquina, recomendamos que você consulte primeiro a etiqueta do fabricante.

O tamanho do cobertor

O tamanho do cobertor também é importante na hora de lavar, pois dependerá da carga da nossa máquina para lavá-lo em casa ou não. Caso necessite de uma máquina de lavar grande, com carga industrial, deverá levar o seu cobertor a uma lavandaria ou tinturaria.

As recomendações de lavagem do cobertor

Por último, mas não menos importante, como já dissemos anteriormente, antes de começar a lavar seu cobertor na máquina, aconselhamos que preste muita atenção às recomendações do fabricante que você encontrará na etiqueta. Caso o cobertor possa ser lavado na máquina, deve utilizar o programa de roupa delicada, especialmente se for um cobertor de lã. Este programa utiliza água fria ou no máximo 30 graus e pouca centrifugação. Por outro lado, recomendamos o uso de sabão adequado para roupas delicadas e evitar o uso de amaciantes para que a manta não fique enrugada.

Aconselhamos que você leia este outro artigo sobre O que significam os símbolos de lavar roupa.

Como lavar cobertor na máquina: passo a passo

Desde que a etiqueta não diga o contrário, você pode lavar seu cobertor na máquina sem ter que ir a uma tinturaria ou lavanderia. Para realizar este processo corretamente, siga estes passos:

  1. Coloque o cobertor na máquina se o tamanho dele for de acordo com a carga da lavadora.
  2. Escolha um programa curto, especial para peças delicadas e com temperatura de água fria (máximo 30 ºC).
  3. Adicione sabão em pó ou líquido à máquina para roupas delicadas e que tenha um cuidado especial com o tecido do cobertor, a fim de mantê-lo em perfeitas condições tanto em termos de maciez, aparência e cor.
  4. Evite adicionar amaciantes, a menos que o tecido do cobertor exija. No caso de cobertores de lã, você pode usar um quarto de xícara de vinagre branco por lavagem para eliminar os maus odores e manter a maciez.

Para reduzir as lavagens na máquina e manter o cobertor limpo, recomendamos escová-lo uma vez por semana. Desta forma, eliminará qualquer cotão ou bolinhas que possa ter e evitará ter que lavá-lo na máquina com mais frequência, o que ajudará a conservá-lo muito melhor.

Como lavar cobertor na máquina - Como lavar cobertor na máquina: passo a passo

Como secar um cobertor

Secar seu cobertor previamente lavado na máquina é o último passo importante para garantir que seu produto dure mais. Mas como um cobertor deve ser seco? A resposta é simples: ao ar livre.

É importante que você coloque o cobertor de forma que não toque o chão, você pode dobrá-lo ao meio, se necessário. Então deve deixá-lo no sol ou ao ar livre até que esteja completamente seco. No caso de cobertores polares, que têm mais materiais e demoram mais para secar do que cobertores finos, você pode sempre colocá-los na secadora em baixa rotação.

Para finalizar, leve em consideração também esta recomendação: arejar o cobertor e deixá-lo ao sol uma vez por semana ajudará a eliminar ácaros e poeira que podem se acumular em seu tecido durante o uso.

Agora que você sabe como lavar cobertores na máquina, recomendamos a leitura deste outro artigo sobre Como limpar um edredom de penas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como lavar cobertor na máquina, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como lavar cobertor na máquina