Instalar um interruptor elétrico

Como ligar os fios de um disjuntor

Como ligar os fios de um disjuntor
Imagem: tendtudo.com.br

A sua residência muito provavelmente possui um disjuntor, este funciona como um interruptor automático, desligando a corrente elétrica em caso de curto-circuito ou por ter excedido o consumo máximo de energia disponível. Ao instalar este dispositivo tem que ter atenção à forma como coneta os fios, e tem que tomar também todas as precauções necessárias para o fazer em segurança. Aqui em umComo.com.br lhe vamos ensinar como ligar os fios de um disjuntor para que ele lhe forneça energia de forma segura.

Vai precisar de:
  • Disjuntor
  • Cortador de fio
  • Descascador de fio
  • Chave de fendas
  • Luz de teste
Também lhe pode interessar: Como esconder os fios e cabos eletrônicos
Passos a seguir:
1

Como primeiro passo deligue a caixa do disjuntor principal da sua casa, de forma desconectar toda a eletricidade da sua casa. Avise previamente todo o mundo que está em casa, para que saibam que está a trabalhando na fiação e que irá suspender a energia.

2

Agarre numa chave de fenda e desaparafuse o painel de cobertura da caixa do disjuntor e remova-o. Para testar se ainda está a correr alguma corrente elétrica agarre numa luz de teste e coloque as ponteiras no fio positivo e em um terra. Caso a lampada pisque verifique novamente se o disjuntor realmente se encontra desligado.

3

Vai encontrar 3 fios: Um de cobre descascado (terra), um fio preto ou vermelho e um fio branco. Use o descascador de fios para remover sensivelmente 6 mm da cobertura do fio branco (neutro) e do fio preto ou vermelho (positivo) expondo assim o fio de cobre que está no interior.

4

De seguida vai soltar o parafuso da barra de aterramento (esta barra tem como função prender o fio) com uma chave de fendas no sentindo anti-horário. Deslize o cabo terra por baixo do parafuso solto e de seguida volte a apertar o parafuso de maneira que o cabo fique preso. Siga o mesmo procedimento para o cabo branco (neutro) mas por baixo da barra destinada para o fio neutro.

5

Na parte de trás do disjuntar vai repetir o procedimento, no entanto desta vez será com o objetivo de prender o cabo de positivo, lembre-se que este tanto pode ser preto como vermelho.

6

Agora coloque o disjuntor na caixa dos disjuntores, empurrando o disjuntor novo suavemente para baixo até ouvir os dois cliques das molas que vão segurar a peça no seu lugar. Apenas para ter a certeza que esta tudo bem preso pode puxar levemente nos fios novos, assim verifica se eles estão realmente bem presos pelos parafusos.

7

Por fim vai fechar a caixa novamente, usando os parafusos que tinha retirado no incio da desmontagem da caixa. Ligue a caixa e volte a fazer o teste com a luz de teste para saber se a corrente elétrica esta a passar de forma normal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ligar os fios de um disjuntor, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Conselhos
  • Use apenas ferramentas isolantes
  • Desligue os parelhos eletronicos das fichas para prevenir algum imprevisto

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
A sua avaliação:
constant silva.
Quantos. amores. Tem. que ser o. Disjuntor do chuveiro ?
A sua avaliação:
fabio
pergunta boa noite fiz a instalação da casa da minha mãe liguei os fios nos disjuntores só q eu acho q não está correto tem como vc me dar uma ajuda de como montar são 3 disjuntores desde já obrigado....
Aldo
Muito bom, simples e eficiente. Parabéns.
Editor umComo.com.br
Oi Aldo! Que bom que as dicas do artigo te ajudaram. Continue nos acompanhando :)
A sua avaliação:
Benedito Pereira
Gostaria de aprender,como eu faço para distribuir os disjuntores para tomadas,interruptores e do chuveiro,todos indívidualmente.
manuel
esplica Mas não mostra como se faz
Adão Roberto de Sena
gostaria de ver + vezes para ter certeza que aprendi , mas deu para uma ideia
Adão
não ficou bem claro para mim mas deu para ter uma ideia como fazer
Manoel Nascimento
tenho uma duvida, eu posso ligar a entrada e a saida em qalquer contactor do disjuntor, para que ele possa fazer o seu papel de proteção. OK obrigado.
José Raimundo Bezerra de Menezes
Seria bem mais prático mostrar, também um desenho sequenciado de como fazer e sonorizado. Não ficou claro, e aguardo esta ajuda, pois assim a gente escapa de tantos exploradores.
josé raimundo bezerra de menezes
Sinto muito, mas não consegui acessar onde estão as informações ilustradas de como ligar o disjuntor. Poderiam me fornecer o passo a passo de acesso, por gentileza?
Usuário anônimo
Eu queria ver como os fios do dijuntor sao ligados, preciso instalar um ar condicionado
Imagem: tendtudo.com.br
Como ligar os fios de um disjuntor