Partilhar

Como limpar as persianas de madeira

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como limpar as persianas de madeira

Cada material precisa de produtos de limpeza adequados e adaptados para que não sofram nenhum tipo de dano e brilhem ainda mais. É importante ter este conselho em mente ao fazer a limpeza de qualquer local ou objeto que se encontra em nossa casa e em múltiplas janelas, é frequente encontrar persianas venezianas, que precisam de uma limpeza específica. Neste artigo, vamos explicar para você como limpar as persianas de madeira, um material que precisa de um cuidado especial. Se quiser manter a boa imagem e aparência de suas persianas, não deixe de ler o seguinte artigo de umComo.com.br. Com as seguintes dicas e conselhos, conseguirá deixar de lado os quebra cabeças com a limpeza das suas persianas de madeira. Ficarão limpas e como novas!

Também lhe pode interessar: Como limpar as persianas por fora
Passos a seguir:
1

Se você pensa em persianas de madeira, facilmente vem à cabeça as de estilo veneziano. São lindas e conseguem dar à sua casa um estilo diferente, um toque rústico e original. No entanto, por serem feitas de madeira, precisam de cuidados de limpeza específicos, para que fiquem sem manchas e o material se conserve em perfeito estado.

2

Este tipo de persianas foi criado com umas tiras de madeira e um material especial (verniz ou tinta) que as protege e que pode se deformar dependendo do produto utilizado para a sua limpeza. Essa é a particularidade deste tipo de persianas e, por isso, deve ter em atenção os produtos de limpeza que utiliza para realizar esta tarefa.

Como limpar as persianas de madeira - Passo 2
3

Para começar a tarefa da limpeza das persianas de madeira, a primeira coisa que deve fazer é eliminar a poeira superficial. Para isso, recomendamos que utilize um espanador ou um pano seco. Este é um trabalho que, convenientemente, deve ser realizado uma vez por semana, já que é a forma mais simples de eliminar a sujeira superficial e melhorar o mau aspecto da suas persianas.

Como limpar as persianas de madeira - Passo 3
4

Se, durante a primeira rodada de limpeza, encontrar alguma mancha que não desaparece, o melhor é esfregar suavemente com uma toalha de papel. É importante não fazer com muita força se não quiser descascar o verniz ou a pintura da persiana e danificar a madeira. Caso não consiga eliminar a mancha e esta persistir durante alguns dias, pode testar um produto de limpeza especial para madeiras. Além disso, nunca deve aplicar diretamente sobre a madeira, o melhor é pulverizar sobre um pano e depois esfregar suavemente até que a mancha desapareça.

5

Para que a limpeza seja profunda e perfeita, deverá limpar barra por barra. Faça-o de cima para baixo, já que a sujeira pode cair. Uma vez tenha todas limpas, pode fechar a persiana para que fique lisa e acabar a limpeza com a ajuda de uma escova, um pano seco ou um espanador.

6

O importante para se certificar de que suas persianas de madeira estão sempre limpas e em perfeito estado é tentar evitar, de qualquer forma, usar produtos químicos. Lembre-se que podem danificar e deixá-las com uma má aparência que só poderá ser resolvida com uma mudança total de persianas.

7

Se este artigo foi útil para você, aconselhamos que consulte também os seguintes:

Como limpar as persianas de madeira - Passo 7

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar as persianas de madeira, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário sobre Como limpar as persianas de madeira

O que lhe pareceu o artigo?

Como limpar as persianas de madeira
1 de 4
Como limpar as persianas de madeira

Voltar ao topo da página