Partilhar

Como limpar piso laminado com vinagre

 
Por Nathália Oliveira. 29 junho 2018
Como limpar piso laminado com vinagre

Ao cuidar da casa, é muito importante dar uma atenção especial na hora de limpar o piso. Não devemos esquecer que é nele que andamos todos os dias em casa, ou seja, ele precisa estar sempre limpo e livre de contaminações. Pisos de diferentes materiais exigirão diferentes cuidados para que se preserve a durabilidade, o brilho e o bom aspecto. Neste artigo falaremos sobre o piso laminado e como limpá-lo da maneira mais eficiente possível. O vinagre é um velho conhecido na hora de limpar a casa, mas você sabia que ele também é um ótimo ajudante para limpar pisos laminados? Continue lendo "Como limpar piso laminado com vinagre - e outras 8 maneiras" e saiba como manter seu piso sempre bonito.

Também lhe pode interessar: Como limpar piso laminado

Antes de limpar o piso laminado

  • Antes de passar qualquer produto em seu piso, é importante varrê-lo com uma vassoura de cerdas macias ou aspirá-lo (exceto com aspirador que possui tubo de sucção raspando no piso). Dessa forma, passar pano com alguma substância que ajude a preservá-lo será muito mais fácil.
  • Caso seu piso esteja novo, sem manchas ou sujeiras difíceis de sair, você pode finalizar a limpeza passando um pano úmido com produtos livres de cera ou silicone.
  • Uma vez por semana, passe um pano que contenha uma solução diluída com no máximo duas tampas de algum produto que contenha cloro, amoníaco ou detergente neutro em 1 litro de água. Dessa maneira, você preserva o seu piso laminado por uma maior quantidade de tempo.

Limpar piso laminado com vinagre

Caso o seu piso laminado esteja sem brilho, o vinagre branco é uma excelente opção. Utilize a proporção de 1 parte de vinagre para cada 4 partes de água.

Lembre-se de diluí-lo em água e aplicar em um pano, pois o vinagre puro é demasiadamente abrasivo. O cheiro do vinagre some em poucos minutos, mas caso realmente incomode, você pode optar por pingar algumas gotas de essência de sua preferência para atenuá-lo.

Veja também: Como limpar os vidros com vinagre

Limpar piso laminado com removedor

Você pode utilizar removedor ou acetona para remover manchas mais difíceis de sair do seu piso laminado contanto que as instruções de uso sejam seguidas à risca. É o caso de manchas de vinho, refrigerante, marcas de lápis ou alguns tipos de tinta.

Limpar piso laminado com querosene

Produtos como querosene, aguarrás e tíner são indicados para a limpeza do piso laminado. Eles são ótimos para remover manchas um pouco mais "pesadas", como tintas, graxa e verniz, bem como também giz de cera (lembre-se que cera é um produto que deve ser mantido longe dos pisos laminados). Tenha em mente que a querosene é um produto gorduroso e exige um maior cuidado na hora de utilizá-lo. Após a remoção da mancha, use um pano embebido com água e sabão líquido neutro para remover a gordura.

Limpar piso laminado com manchas

Além dos produtos citados acima, uma outra infinidade de substâncias podem ser utilizadas na hora de fazer a limpeza e a manutenção do seu piso laminado. Confira abaixo uma pequena lista dos produtos mais indicados para a remoção de cada tipo de mancha:

  • Álcool: tinta de caneta, manchas de mercúrio, resíduo de cola
  • solvente à base de Toluol: manchas à base de cera, graxas, resíduo de cola, verniz
  • acetona: manchas de esmaltes
  • aguarrás, thinner e querosene: tintas, verniz e graxa

Proibidos que não devem ser usados para limpar piso laminado

ATENÇÃO! Em hipótese alguma utilize os produtos abaixo para fazer a limpeza do seu piso laminado:

  • Agua sanitária: pode manchar o piso caso não seja removida imediatamente
  • Cera: mancha e engordura o piso
  • Palhas de aço e sapólio: abrasiva e risca

Limpar piso laminado com lustra móveis

Essa é uma excelente dica para quem está buscando um piso laminado mais brilhante! Após a limpeza geral, passe um pano úmido com um pouco de lustra móveis. Depois, passe um pano de microfibra para limpar o excesso.

Veja também: Como limpar piso encardido

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar piso laminado com vinagre, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos
  • Muito cuidado com a quantidade de água utilizada para limpar o seu piso laminado! Utilize sempre panos úmidos, e nunca encharcados muito menos jogue água diretamente no piso. O excesso de água pode danificar o piso laminado, deixando as tábuas estufadas.
  • Um esfregão pode ser extremamente útil para ajudar a limpar de maneira mais eficaz o seu piso laminado. No entanto, tome cuidado para não encharcá-lo e trabalhe sempre com ele apenas úmido.
  • Varra seu piso laminado com periodicidade. É claro que o piso laminado é mais resistente, mas a limpeza periódica dificultará o aparecimento de manchas e facilitará na hora de deixar o piso mais brilhante e aumentará sua durabilidade.
  • Outros produtos que provocam manchas no piso laminado são alvejantes, desinfetantes e silicones.
  • Não utilize vassoura de piaçava! Suas cerdas podem danificar o piso.
  • Lembre-se de varrer o piso na direção em que as ripas foram instaladas: dessa forma, você consegue remover toda a sujeira com muito mais eficácia.

Escrever comentário sobre Como limpar piso laminado com vinagre

O que lhe pareceu o artigo?

Como limpar piso laminado com vinagre
Como limpar piso laminado com vinagre

Voltar ao topo da página