Outras limpezas de materiais e objetos

Como limpar radiador de aquecimento

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como limpar radiador de aquecimento

Hora de começar com a limpeza de casa! Móveis, chão, janelas... Não falta nada? Os radiadores, esses aparelhos responsáveis de esquentar a nossa casa, também devem ser incluídos na limpeza, ainda que para alguns seja uma tarefa um pouco aborrecida, já que são pontos nos quais se costuma acumular uma grande quantidade de pó e sujeira. Em umComo.com.br vamos mostrar para você truques rápidos e simples que ajudarão a limpar profundamente todos os cantos da sua casa, sem perder muito tempo. Se quer saber como limpar radiador de aquecimento continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Dicas para limpar um piso laminado
Passos a seguir:
1

Antes de começar com a limpeza a fundo do radiador, queremos dar uma recomendação. Para que a sujeira não se acumule neste aparelho, às vezes em cantos impossíveis, é aconselhável tirar o pó diariamente, ou com bastante frequência, assim como faz com o resto dos móveis de sua casa. Com esta tarefa, conseguirá fazer uma boa manutenção do radiador e evitar trabalhos chatos depois. Além disso, a limpeza a fundo deste aparelho deverá ser realizada uma vez por mês. Também deve ter em conta que não limpar adequadamente este aparelho pode interferir no bom funcionamento e na eficiência do radiador. Se o mantiver limpo e cuidado, funcionará melhor.

Como limpar radiador de aquecimento - Passo 1
2

Entre as considerações para limpar um radiador de aquecimento corretamente, destacam-se as medidas de segurança. Como acontece com qualquer aparelho, deverá se certificar de que está desligado e completamente frio antes de começar as tarefas de limpeza. Por sua própria segurança e higiene, é recomendável utilizar luvas de borracha ou látex. E, por último, recomendamos que coloque papel de jornal sobre o solo ou na parede ao redor do radiador para se certificar de que o pó e a sujeira não mancham estas áreas de sua casa enquanto estiver eliminando-os do aparelho.

3

Se reúne todos os elementos necessários para realizar uma boa limpeza, acabar com a sujeira do radiador será muito simples. Para isso, deverá ter em conta a forma e o tamanho do seu radiador. Para esta tarefa, precisará dos seguintes instrumentos ou ferramentas: pistola de ar ou secador, panos, fita adesiva, pedaço de pau fino (dependendo do tamanho do radiador), sabão e água morna. Se conta com um vaporeto em casa, não hesite em utilizá-lo para este processo, é a melhor opção para que seu radiador fique limpo.

Como limpar radiador de aquecimento - Passo 3
4

O procedimento para limpar um radiador em si é muito simples. O primeiro a fazer é eliminar a sujeira superficial e retirar o pó acumulado. Para removê-lo, é necessário utilizar a pistola de ar ou o secador, ainda que também possa utilizar um aspirador com o soquete estreito. Caso não tenha nenhum destes aparelhos, também pode servir um espanador. O objetivo é tirar a sujeira em primeiro lugar, tanto por dentro como por fora, para que o trabalho depois seja bem mais fácil e rápido.

5

Como deve saber, os radiadores contam com pequenos cantos difíceis de acessar. Por isso, recomendamos que prepare a sua própria ferramenta. Em um dos extremos do pau que conseguiu, cole um pano úmido com um pouco de fita adesiva e, quando estiver pronto, deverá passar de cima para baixo por todo o radiador para conseguir que a sujeira grude no pano e o aparelho fique mais limpo. Nas curvas em que não conseguir chegar facilmente, sobretudo externas, deverá utilizar uma escova para acabar com a sujeira.

6

De seguida, faça uma mistura de sabão e água morna em um recipiente. Mergulhe um pano e limpe todo o exterior do radiador, depois seque com um pano seco. Para a limpeza ser mais eficaz, pode utilizar detergente com amoníaco. É importante que a água com sabão não fique agarrada no radiador, já que caso contrário ficará pegajoso e com manchas mais difíceis de eliminar. Lembre-se que neste ponto a limpeza deve ser exterior e deve evitar que o sabão entre no interior do radiador para não o danificar.

Como limpar radiador de aquecimento - Passo 6
7

Por último, é importante que elimine toda a sujeira que conseguir ao redor do radiador. Manter o espaço sempre limpo ajudará a que o pó não se acumule no aparelho e reduza sua eficiência. Por isso, recomendamos planejar a limpeza de casa e ter presente estes aparelhos, pelo menos, uma vez por mês, se quiser manter seu radiador em boas condições e afastado de sujeira e pó.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar radiador de aquecimento, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como limpar radiador de aquecimento