Partilhar

Como proteger os móveis dos cupins

Como proteger os móveis dos cupins

Em quase todos os lares contamos com algum componente fabricado em madeira, pois se trata de um material funcional e estético. No entanto, seus móveis de madeira estão expostos a diversos danos, tanto por seu uso como por sua exposição ao meio ambiente. Um destes riscos são os danos dos cupins, cujos efeitos podem fazer com que o móvel fique inutilizado. Em umComo.com.br mostramos a você as dicas sobre como proteger os móveis dos cupins para que possa mantê-los perfeitos durante anos.

Também lhe pode interessar: Como acabar com cupins na horta

Perigo dos cupins

Trata-se de uma das pragas que piores danos causa na madeira. Deve estar atento a seus efeitos, pois ao contrário da traça, não deixa buracos com os quais se possa detectar sua presença. Para isso, siga seus rastros de serragem, já que o cupim ataca a madeira seca fazendo minúsculos buracos em seu interior, expulsando para a superfície seus excrementos.

Truques para detectar sua presença

Determinar se seus móveis de madeira estão afetados pelos cupins, é fácil. Bastará bater suavemente na estrutura de madeira da qual suspeite; se como consequência do impacto o móvel, moldura ou peça de madeira se quebrar e vê que existe um oco, muito provavelmente terá cupins.

Tratamentos

Na atualidade existem diferentes tipos de tratamentos para acabar com os cupins. Para selecionar o que mais convém a você, deve determinar o nível de dano que eles causaram em sua casa.

No caso de que o efeito seja pequeno, bastará injetar líquido contra cupim -à venda em estabelecimentos especializados- nas cavidades do objeto afetado. Para fechá-los, será melhor usar um betume forte, de forma a penetrar a zona danificada com eficácia.

Se o caso é mais extremo e os cupins se espalharam por todo o móvel, é necessário verter o mesmo líquido por toda a zona afetada e, a seguir, envolvê-la com um plástico. Esta solução deve se prolongar durante vários dias, de modo que o objeto se secará e poderá pintar ou envernizá-lo de novo.

Conselhos

Envernizar aqueles móveis afetados pelos cupins é uma forma muito útil de protegê-los de futuros ataques. Assim, é importante cuidar de seus móveis e restaurá-los assim que tomar consciência dos primeiros traços de deterioração. Um controle periódico dos mesmos ajudará você nesse sentido.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como proteger os móveis dos cupins, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário sobre Como proteger os móveis dos cupins

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Adriana Lima
Boa noite,cheguei em casa agora e minha casa ta cheia de cupim,principalmente dentro da cama ,tenho filho pequeno e não sei o que eu faço , voçe sabe sobre alguma dica?Porque sai cupim da cama e minha filha não dormi......
Osvaldo Lopes
Olá, somente Ecoatta e Insetyl eliminam todos os cupins sem cheiro, sem toxicidade. Procure por eles no Youtube e veja demonstração!
Junia
Boa noite, Estou com cupins em casa comendo portais das portas e armário da cozinha. O que faço por favor.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Junia! Neste artigo encontrará alguns produtos caseiros para acabar com os cupins: http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-matar-cupins-com-produtos-caseiros-3291.html
Carmen Lucia
minha casa foi tomada por cupins, cada dia vejo em lugares diferentes ja passei Kotrine, ja passei Raid, e nada. o que faço
Valdeci
Tenho cupins se alimentado de cimento em meu muro, mas já eliminei por duas vezes e voltaram...E no verão tenho enorme quantidade de cupins voando por dentro de minha casa. Já fiz detetizacao, mas todo verão acontece a mesma coisa. O que posso fazer para resolver? Desde já, agradeço muito. .
nilsa teichmann
como matar o cupim do pé do maracujá
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Nilsa, pode ver nesse link várias soluções caseiras para matar cupins: http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-matar-cupins-com-produtos-caseiros-3291.html
Marne Dulinski
Gostei muito de suas páginas, inclusive já fiz várias armadilhas, para mosquinhas das frutas, mosquitos e para ratos com feijão; gostaria de receber mais opções de como eliminar os cupins, que são uma praga onde moro! Muito obrigado, aguardando sua gentil dica, Marne
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Marne, que bom saber que você gostou das dicas :) Aqui pode encontrar mais algumas dicas para matar cupins com produtos caseiros: http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-matar-cupins-com-produtos-caseiros-3291.html Muito obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)

Como proteger os móveis dos cupins
Como proteger os móveis dos cupins

Voltar ao topo da página