Decorar com tecido

Como tingir tecidos em casa

Como tingir tecidos em casa

Tingir um tecido é uma tarefa muito simples e original para renovar seu vestuário. As melhores fibras para tingir são aquelas fibras naturais, como o algodão, o linho ou a lã, já que as fibras naturais absorvem melhor a tinta que as outras fibras. Se a roupa a tingir não for de fibra natural pode ser que a cor final (depois de a tingir) não seja igual à indicada na embalagem da tinta. A cor final do tecido tingido dependerá da cor original deste. Por isso é recomendável que o tecido a tingir seja branco ou de uma cor muito pálida. Se o tecido a ser tingido for de uma cor muito forte pode ser útil lavá-lo previamente com água sanitária para que fique branco.

Vai precisar de:

  • Peça de roupa para tingir
  • Tinta para roupa
  • Sal ou fixador de tinta
  • Ferro de passar roupa
  • Recipiente grande

Passos a seguir:

1

Leia as instruções da embalagem para saber quanta tinta tem que utilizar.

2

Certifique-se que o recipiente que vai utilizar é suficientemente grande para colocar o tecido a tingir, a tinta e a água.

3

Quando tiver o tecido a tingir, a tinta e a água no recipiente, mexa a mistura várias vezes para que o tecido fique tingido por igual. Se não mexer a mistura, pode acontecer o tecido não ficar tingido da mesma forma.

4

Siga as instruções da embalagem da tinta. Sobretudo para saber quanto tempo tem que deixar o tecido na tinta.

5

Uma vez que o tecido esteja tingido você tem que fixar a cor. Você pode comprar um fixador de tinta ou utilizar sal de uso doméstico. Ponha em um recipiente, água com sal (cerca de dois copos) e coloque lá dentro o tecido tingido. Deixe atuar por 2 horas. Se comprar um fixador de tinta leia as instruções a seguir para fixar a tinta no tecido.

6

E para terminar, quando o tecido estiver totalmente seco, utilize o ferro para acabar de fixar a cor.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tingir tecidos em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Conselhos

  • Utilize luvas de borracha durante todo o processo porque senão ficará com as mãos tingidas da cor da tinta. Leia atentamente as instruções da embalagem da tinta, sobretudo para saber a quantidade de tinta que deve utilizar e por quanto tempo tem de deixar a roupa com a tinta no recipiente.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Célia
Adorei...deu certinho com sal de cozinha!!!
Editor umComo.com.br
Valeu pelo comentário Célia :) Continue acompanhando as dicas do umCOMO!
Nereida Rúbio
OLÁ. Eu quero aprender a tingir roupas na cor preto que ficam russas. quero tingilas , de preto. Como eu faço?????
OBRIGADA!!!!!
Editor umComo.com.br
telma
queria pintar minha mala ...ela é de tecido mas é de rodinhas...e se eu so imergir ela na agua de tecido quente...sera que vai fincionar? tb deixaria por umas 2 horas ...
A sua avaliação:
Maria
Tenho uma calça cinza esta nova como faço pra tirtila é jeans tem um pouco de larca. Ja trabalhei com trigemento mas em fabrica faz faz muito tempo. Tinha um processo que ia sonda e no final ia agua seginada ou Acido não lembro muitas cois.
A sua avaliação:
Douglas Roque
Olá Tudo bem ? então , estou querendo abrir uma lojas de blusas Hippies , e nao sei mt bem com usar o '' FIXACOR '', no caso voce fas o processo de tingimento completo , e DEPOIS , voce coloca em uma bacia com agua e fixacor ? quantas colheres de fixador eu preciso colocar ? obgd
Como tingir tecidos em casa