Outros Limpeza do banheiro

Como tirar calcário das torneiras

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tirar calcário das torneiras

Um dos problemas mais frequentes que pode afetar as torneiras é o calcário. Não só faz com que a aparência da sua torneira seja opaca e cheia de marcas brancas mas também, em casos graves, pode obstruir a saída da água fazendo com que elas não tenham pressão suficiente. Nestes casos, o filtro costuma estar cheio de calcário e pequenas pedras que impedem a água de sair sem dificuldade. Em umComo.com.br vamos explicar para você como tirar calcário das torneiras e, deixá-las assim limpas e brilhantes com estes conselhos.

Também lhe pode interessar: Como remover calcário dos chuveiros

Passos a seguir:

1

O calcário é um dos problemas de limpeza mais habituais em casa. Muitas vezes, o calcário acaba formando manchas nos azulejos ou nos vidros, mas hoje vamos dar alguns conselhos para eliminar estas marcas das torneiras.

Um bom truque para começar a tirar o calcário e de maneira a que suas torneiras fiquem brilhantes e limpas é usar álcool. Basta apenas pegar o álcool e molhar bem uma gaze, esfregue e verá os resultados.

Outra forma de fazer com que todas as torneiras de casa fiquem livres de calcário é polvilhando farinha sobre a superfície e depois esfregando com um pano ou uma meia até conseguir dar brilho. Isso deve ser feito com a torneira totalmente seca para funcionar.

2

Outra forma de eliminar o calcário das torneiras é usando vinagre branco graças às suas propriedades clareadoras e sua ação de limpeza. Para isso terá que umedecer um papel com vinagre e envolver a torneira com ele. Depois, pegue um saco de plástico e tampe para que o vinagre comece a fazer o seu efeito.

Terá que deixar repousar por pelo menos uma hora para que solte a alcalinidade. De seguida, pegue em uma escova e esfregue toda a superfície da torneira. Por último, enxágue bem e seque. Verá como a torneira fica ótima! Parecerá que acabou de comprar.

No caso das torneiras cromadas, é melhor usar um limão junto com o vinagre, para um resultado mais adequado. Pegue num limão, corte ao meio e esfregue por toda a superfície. Deixe atuar por uma hora, enxágue e seque bem.

Como tirar calcário das torneiras - Passo 2
3

Outro conselho para deixar as suas torneiras sem calcário e brilhantes é usar pasta de dentes. Poderá usar a sua pasta de dentes para limpar de forma eficaz qualquer torneira que não seja nem dourada nem de bronze. Quando aplicar a pasta, use um pano suave para esfregar bem e, de seguida, enxágue. Se perceber manchas amarelas ao redor das torneiras, pode misturar um pouco de sal grosso com vinagre quente, deixe repousar por uma hora e com uma escova esfregue com força.

4

Quando as torneiras têm calcário, também vale a pena repassar os filtros porque certamente terão o mesmo problema. Primeiro desenrosque o filtro, depois mergulhe o filtro em vinagre com água quente por umas duas horas. Se notar que continuam havendo restos no filtro, pegue uma agulha e introduza nos buracos para arrancar as pedras. Depois, enxágue com água, seque bem e volte a colocar o filtro na torneira. Verá que tudo ficará perfeito e com a pressão adequada.

Neste artigo de umComo contamos para você como limpar as torneiras da cozinha com alguns conselhos que certamente lhe serão úteis.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar calcário das torneiras, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como tirar calcário das torneiras