Partilhar

Como remover calcário dos chuveiros

Por Ingrid Teles. Atualizado: 13 dezembro 2019
Como remover calcário dos chuveiros
Imagem: blogdaeternit.com.br

O calcário pode dificultar a limpeza do banheiro, e também pode ser um tanto nojento. O calcário é uma combinação de sujeira, sabão e cálcio – e pode ser também resultado de água com alto nível de magnésio – também conhecida como água dura.

Retirar o calcário do azulejo e outras partes do banheiro pode ser mais fácil, porém a limpeza do chuveiro deve exigir mais atenção. Confira agora algumas dicas de como remover o calcário dos chuveiros.

Também lhe pode interessar: Como tirar calcário das torneiras

O que vou precisar para remover calcário dos chuveiros?

Para fazer a remoção do calcário do chuveiro você com certeza irá precisar de uma panela de metal, um vinagre branco, água quente e uma escova de dente velha para realizar a limpeza. Confira abaixo o passo a passo para realizar o procedimento.

Água quente

Encha uma panela com o suficiente para esquentar um litro de água. Lembre-se de que a panela deve ser grande o bastante para poder imergir o chuveiro! Deixe essa água esquentar por um tempo e depois adicione uma quantidade grande de vinagre branco.

Preparando o chuveiro

Você vai precisar soltar o chuveiro da tubulação. Na maior parte dos casos é possível tirar o chuveiro apenas com as mãos, mas caso ele esteja muito preso a parede utilize ferramentas para solta-lo e – depois de solto- coloque-o completamente na solução da água quente com o vinagre. Caso você não consiga solta-lo jogue a solução de água quente e vinagre em um saco plástico e prenda-o no chuveiro, de modo que o chuveiro fique inteiramente dentro da solução, e prenda com um elástico.

Tempo

Deixe o chuveiro submerso pelo tempo de 15 a 20 minutos para conseguir soltar toda a sujeira e retirar o calcário. Se o seu chuveiro for de metal você pode ferve-lo na solução, dentro da panela, durante 10 minutos para potencializar e agilizar o procedimento. Caso o seu chuveiro seja de plástico não aqueça-o dentro da panela, deixe-o apenas submerso na solução soltando a sujeira.

Retire o chuveiro

Depois de deixar o chuveiro agindo dentro da solução você deve tirar o chuveiro da água e enxágua-lo em água corrente e fria. Verifique se a água esfriou antes de colocar a mão para retirar o chuveiro – evite queimaduras! Você vai reparar que a maior parte da sujeira e do calcário terá saído. Jogue a água fora e vá para o próximo passo.

Remova a sujeira que restou

É possível que ainda sim tenha restado algum vestígio de sujeira e calcário. Para remove-lo utilize a escova de dente velha que mencionamos acima e retire todo o restante de calcário. Lembre-se de esfregar gentilmente, a água e o vinagre terão amolecido a sujeira e será mais fácil de retirar todos os resíduos.

Hora de fixar o chuveiro novamente

Depois de ter limpado e removido o calcário seque-o corretamente para evitar que o chuveiro queime e instale-o novamente.

Para garantir a limpeza e bom funcionamento do chuveiro repita sempre que necessário esse procedimento.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como remover calcário dos chuveiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário sobre Como remover calcário dos chuveiros

O que lhe pareceu o artigo?

Como remover calcário dos chuveiros
Imagem: blogdaeternit.com.br
Como remover calcário dos chuveiros

Voltar ao topo da página