Limpar um vidro de uma janela

Como remover o calcário dos vidros

Como remover o calcário dos vidros
Imagem: Decoratta

O calcário é bastante comum no ambiente do banheiro, podendo acumular-se no chuveiro, na banheira nos azulejos e também nos vidros. Para fazer uma limpeza mais profunda do banheiro e conseguir remover esses calcários do vidro você pode utilizar dois tipos de procedimentos. Para aprender como remover o calcário dos vidros confira as dicas abaixo.

Também lhe pode interessar: Como remover silicone de vidro

Índice

  1. Mas por que o calcário é produzido no banheiro?
  2. Pano úmido
  3. Produtos químicos
  4. Remova o calcário com amaciador
  5. Evite o calcário

Mas por que o calcário é produzido no banheiro?

Primeiramente vamos explicar o que é o calcário e como ele se forma. O calcário é resultado de água que possui altos níveis de magnésio. Também conhecido como água dura, é extremamente comum em locais que passam muito tempo em contato com a água. Pode ser extremamente difícil de ser retirado, e até mesmo grandes depósitos de água possuem acumulo de calcário. Para remove-los com facilidade é preciso repetir os procedimentos indicados abaixo e também, se possível, prevenir utilizando produtos químicos especiais para esse resultado.

Pano úmido

Aqueça um litro de água junto com vinagre branco – essa solução auxilia na remoção da sujeira e do calcário, amolecendo-os e facilitando a limpeza. Depois de preparar a solução você deve coloca-la em um balde, e colocar um pano dentro da solução para absorve-la. Depois, passe esse pano em todo o vidro. Você irá reparar que ele retirará a maior parte da sujeira, mas caso você não consiga remove-la inteiramente com essa técnica você devera otimizar a limpeza usando uma esponja, uma escova de dente velha ou um pano seco – algo que você consiga remover o restante da sujeira e do calcário. Como você vai aplicar o pano úmido com a solução de água quente e vinagre branco antes a sujeira amolecerá e facilitará a sua limpeza.

Produtos químicos

Se você procura por algo mais prático pode optar por produtos de limpeza feitos especialmente para retirar o calcário dessas áreas. Os produtos são vendidos em super mercados comuns e mercearias que possuem foco em produtos de limpeza. Atente-se para as instruções de uso de cada um e lembre de cuidar da sua saúde – aplique-o sempre usando luvas e proteção. Se você está em dúvida de qual produto comprar você deve fazer uma pesquisa prévia e procurar por algumas resenhas e indicações, assim poderá ser mais assertiva na escolha.

Remova o calcário com amaciador

Os produtos amaciadores, embora não possuam essa função, podem ser ótimos removedores de calcário. Aplique-os sob a área afetada e enxague com água quente. O amaciador que contenha silicone pode ajudar a evitar o acumulo de pó. Além disso vai deixar o seu banheiro ainda mais perfumado!

Evite o calcário

Você pode optar também por prevenir a criação de calcário no seu banheiro utilizando spray anti-calcário, idealizado especialmente para banheiros, local que costuma acumular esse tipo de sujeira incomoda. Borrife-o nos azulejos, banheiros e vidros para evitar que a criação de calcário – o que vai facilitar a limpeza, evitando que você tenha que realizar a remoção do calcário.

Agora que você já sabe por que o calcário se cria e como preveni-lo e limpa-lo basta colocar as dicas em prática.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como remover o calcário dos vidros, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Marlei Fernandes
Você pode indicar os nomes dos produtos para retirada do calcário de box de banheiro? Preciso os nomes para poder comprar. Obrigada
Ana Maria de souza
Boa noite, Tudo bem Marlei Fernandes?
Gostaria por fvr de saber, se vc conseguiu descobrir algum produto para retirar o calcário do vidro? Estou tbem a procura, o box fica todos mancado e nao consigo tirar, agora tbem o s vidros do carro, tbem estão machados, por fvr se conseguiu, me passa, vai ajudar muito. Obrigada , Uma otima noite!
A sua avaliação:
josé lima da silva
para evitar que o vidro do chuveiro ganhe calcário o que tenho que fazer.obrigado
Imagem: Decoratta
Como remover o calcário dos vidros