Partilhar

Como tirar ferrugem de ferramentas

 
Por Redação umCOMO. 22 maio 2020
Como tirar ferrugem de ferramentas

Praticamente toda casa tem uma caixa de ferramentas, usada quando precisamos fazer pequenos reparos nos cômodos, consertar objetos, furar paredes ou até montar nossos próprios móveis. E não importa se o uso dessas ferramentas é mais ou menos frequente aí onde você mora, é essencial que você as mantenha em boas condições para que funcionem da melhor maneira quando você precisar recorrer a elas.

A ferrugem, por sua vez, é um dos principais problemas na hora de conservar suas ferramentas. Quando usados apenas em ocasiões pontuais, ou quando nos esquecemos de limpá-los corretamente, é bem comum que os objetos acabem enferrujados. Se você quer saber como tirar ferrugem de ferramentas, já que não foi possível evitá-la, além de conhecer os melhores produtos para isso e diferentes métodos, continue lendo este artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como tirar ferrugem de metal

Como tirar ferrugem com vinagre

Sim, vinagre tira ferrugem. Para começar, te explicamos como tirar ferrugem de ferramentas com vinagre. Siga as etapas abaixo e você vai ver que o método é bem simples:

  1. Preencha um recipiente com vinagre branco.
  2. Mergulhe a ferramenta no recipiente. Deixe-a lá durante uma noite inteira.
  3. Na manhã seguinte, tire a ferramenta do recipiente.
  4. Usando uma escova de metal, raspe toda a superfície da ferramenta, especialmente as áreas mais enferrujadas.
  5. Se você não conseguir ou não puder mergulhar a ferramenta em um recipiente cheio de vinagre durante a noite, opte por molhar um pano com vinagre e envolva a ferramenta nele, com atenção especial às áreas enferrujadas.

O vinagre é eficaz para tirar a ferrugem de ferramentas fabricadas com materiais mais resistentes, como as de aço. O produto permite que você conclua o processo de remoção sem necessidade de grandes esforços, pois basta mergulhar o objeto e esperar pelo dia seguinte. Por outro lado, esse é um método recomendado para quando você tem tempo de sobra. Nos casos em que a ferramenta está apenas com algumas áreas enferrujadas, o ideal é limpá-la com um pano ou esponja embebidos em vinagre, esfregando a peça até que a sujeira desapareça por completo.

Veja mais dicas sobre como limpar com vinagre.

Como tirar ferrugem de ferramentas - Como tirar ferrugem com vinagre

Como tirar ferrugem de ferramentas com limão

O suco de limão também pode ser bem útil na hora de remover o óxido de ferro das peças, ainda mais em ferramentas feitas com o próprio ferro. Siga as dicas a seguir para descobrir como tirar ferrugem de ferramentas usando limão:

  1. Coloque a ferramenta dentro de um recipiente ou tigela, cubra a área enferrujada com um pouco de sal e esprema meio limão por cima.
  2. Deixe a mistura agir por alguns minutos.
  3. Esfregue a área enferrujada usando a parte interna da casca do limão, até que a ferramenta esteja limpa.
  4. Se você achar difícil remover toda a ferrugem, repita as etapas anteriores, deixando mais tempo para a mistura de limão e sal possa agir no objeto.
  5. Por fim, lave a ferramenta com água e seque-a muito bem com um pano limpo.

Outra alternativa é substituir o limão por ácido cítrico em pó, que age de maneira ainda mais direta e eficaz. Você encontra o produto em supermercados e lojas especializadas em produtos naturais. Neste artigo você pode aprender mais sobre como limpar com limão.

Como tirar ferrugem de ferramentas com bicarbonato de sódio

Se você quer saber como tirar ferrugem do metal, o bicarbonato de sódio pode ser seu melhor aliado. O produto, muitas vezes relacionado à limpeza de objetos e superfícies diversas, também é ótimo na remoção de ferrugem das ferramentas. Para isso, aqui no umCOMO, recomendamos que você siga as dicas a seguir:

  1. Molhe a ferramenta enferrujada com água.
  2. Certifique-se de que ela não fique muito molhada, apenas úmida.
  3. Cubra as áreas oxidadas usando bicarbonato de sódio. O produto vai facilmente aderir às áreas molhadas.
  4. Deixe descansar por uma hora.
  5. Depois de cerca de uma hora, esfregue o objeto com auxílio de uma escova de aço ou de cerdas resistentes para remover toda a ferrugem da ferramenta.
  6. Enxágue a ferramenta com água para remover os resíduos de bicarbonato, e seque-a usando um pano limpa.

Você também pode preparar uma mistura de bicarbonato de algumas gotas de água, pegá-la com uma escova e esfregar a ferramenta. Agora que você já aprendeu essas dicas, te aconselhamos a dar uma olhada nestas outras para saber mais sobre como limpar com bicarbonato.

Como tirar ferrugem de ferramentas - Como tirar ferrugem de ferramentas com bicarbonato de sódio

Como tirar ferrugem de ferramentas com detergente líquido

O detergente líquido que usamos para lavar louça também é bastante eficiente na hora de tirar o óxido de ferro das ferramentas. E, ainda que isso possa te surpreender, uma batata vai te ajudar na aplicação do detergente e na esfoliação da camada enferrujada, por conta da combinação entre a textura da batata junto com o amido contido nela. Para saber como fazê-lo, siga o passo a passo:

  1. Corte uma batata ao meio e adicione a ela um pouco de detergente.
  2. Lave a ferramenta com a batata e o detergente: esfregue o objeto como se estivesse usando uma esponja ou um pano.
  3. À medida que você esfregar a ferramenta, você vai perceber que a ferrugem começa a desaparecer.
  4. Lave o objeto com água para remover qualquer resíduo de detergente, e seque-o com um pano logo em seguida.

Como tirar ferrugem de ferramentas com Coca-Cola

A Coca-Cola, bem como qualquer outro refrigerante à base de cola, serve como removedor de ferrugem caseiro para ferramentas antigas ou descuidadas. Há três diferentes maneiras de conseguir isso usando o refrigerante:

  • Molhar a ferramenta com Coca-Cola enquanto esfrega a superfície enferrujada com uma lixa.
  • Molhar papel alumínio com Coca-Cola e esfregá-lo nas áreas enferrujadas da ferramenta.
  • Mergulhar a peça em um recipiente cheio de Coca-Cola. No dia seguinte, esfregar a ferramenta com um pano para remover a ferrugem e deixá-la em perfeitas condições.

Produto para tirar ferrugem

Para terminarmos a explicação sobre como remover ferrugem de ferramentas, não podemos deixar de falar sobre o líquido específico que remove a ferrugem do metal. Antes de mais nada, siga as recomendações da embalagem, de acordo com o produto que você comprou. De qualquer forma, as etapas mais comuns a serem tomadas para tirar ferrugem de ferramentas com líquido removedor de ferrugem são as seguintes:

  1. Antes de começar, use luvas para proteger sua pele do líquido e, se possível, também use óculos de proteção para os olhos.
  2. Cubra a ferramenta com o spray.
  3. Usando um pedaço de lã de aço ou esponja, esfregue as áreas oxidadas durante dois minutos.
  4. Esfregue a ferramenta novamente, mas agora com um pano limpo, para remover os restos do spray e da sujeira e deixá-la completamente seca.

Além disso, queremos te dar ainda mais dicas para tirar ferrugem das ferramentas e, por isso, te deixamos com estes outro post sobre como tirar ferrugem de ferro.

Dicas para proteger suas ferramentas da ferrugem

Para evitar que suas ferramentas fiquem enferrujadas, é sempre possível tomar alguns cuidados. No umCOMO te damos alguns conselhos para proteger as ferramentas da ferrugem:

  • Coloque pedaços de giz dentro da caixa de ferramentas para que eles absorvam a umidade acumulada.
  • Colocar uma bolsinha de tecido cheia de arroz dentro de caixa de ferramentas também vai ajudar a absorver a umidade e evitar a ferrugem dos objetos.
  • A aplicação com antecedência de um líquido removedor de ferrugem também impedirá que a ferrugem apareça.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar ferrugem de ferramentas, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como tirar ferrugem de ferramentas
1 de 3
Como tirar ferrugem de ferramentas

Voltar ao topo da página