Partilhar

Como remover a ferrugem do ferro

Como remover a ferrugem do ferro

Por vezes deixamos algum objeto de ferro no jardim ou ao ar livre e isso é algo que se paga, porque as mudanças de temperatura fazem com que a ferrugem apareça e os objetos de metal se tornem feios e por vezes estragam-se. Neste artigo de umComo.com.br ensinamos-lhe uma forma rápida e fácil de devolver o brilho aos objetos de ferro ou metal que ficaram enferrujados.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como remover silicone de vidro
Passos a seguir:
1

A primeira coisa a fazer é uma inspeção visual para ver se se pode limpar a ferrugem ou se já não há nada a fazer. Se a ferrugem que se criou, forma uma camada em cima do metal e começa a cair certamente já não poderá fazer nada com esse objeto. Nos casos de muita ferrugem deverá ter o auxílio de uma polidora para remover a ferrugem mais superficial e depois seguir passo a passo o que indicamos aqui.

Como remover a ferrugem do ferro - Passo 1
2

Pegue no objeto de ferro com ferrugem e coloque-o num sítio firme e seguro, no chão é um bom lugar porque deverá fazer força sobre ele, por isso ponha-se cômodo.

3

Corte uns pedaços de papel de alumínio, os pedaços devem ter uns 3 centímetros quadrados. Depois molhe cada pedaço de papel de alumínio em água.

4

Esfregue o papel de alumínio sobre o ferro enferrujado e verá como a ferrugem começa a desaparecer. Utilize o papel de alumínio molhado sobre uns 10 centímetros de ferro enferrujado, depois troque o pedaço de papel de alumínio e use outro. Na imagem pode ver como fica o ferro depois de o limpar.

5

Depois de o esfregar com o papel de alumínio pode utilizar uma meia velha ou um pedaço de pano. Verá como o ferro vai ficando limpo.

6

Ai tem! Na imagem pode ver como era antes a ferrugem e como ficou agora. Verá como remover a ferrugem do ferro deixa de ser um problema.

7

Em objetos de menores dimensões, como por exemplo tesouras, pode tentar mergulhar o objeto em vinagre, de preferência em vinagre de maçã. O vinagre é um ótimo produto caseiro para o combate à ferrugem. Basta apenas mergulhar o objeto num recipiente com vinagre e deixar atuar durante uma noite. Se pela manhã ainda não conseguir raspar a ferrugem, deixe o objeto em vinagre durante mais tempo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como remover a ferrugem do ferro, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos
  • Quando já tiver limpo totalmente a ferrugem do metal deve aplicar um produto para que a ferrugem não volte a aparecer.

Escrever comentário sobre Como remover a ferrugem do ferro

20 comentários
Eduardo
Quero saber como tirar a ferrugem dos meus aros so que ta muito enferrujado tipo ta soltando sabe
A sua avaliação:
percival
Qual o nome do produto que deve ser utilizado na peça, de onde foi retirada a ferrugem, para que essa não volte a aparecer.
A sua avaliação:
Cláudio
Vou experimentar e depois te digo. Estou precisando restaurar algumas peças cromadas. Beijos!
A sua avaliação:
Stelamar Carra Manto
Gostaria de dicas para limpar ferrugem de chapa de fogão de ferro ( borralho ) e como evitar que a ferrugem volte.
A sua avaliação:
Cleiton
Como faço para remover ferrugem de basculantes? Obrigado.
A sua avaliação:
Ailton Vieira de Oliveira
Ganhei de um amigo um ferro de passar roupa e um moinho - ambos de ferro e estão enferrujados. Vou proceder de acordo com a orientação de vocês e depois informarei o resultado.
Lidiane
Gostaria de saber que produto usar em trilho de portão
cleyton melo
ola quando eu vi a postagem te confesso que nao acreditei ate que fui testar ,e pra minha surpresa funciona mesmo esfreguei uma parte com a folha de alumínio e outra com escova de aço o resultado e que os dois removeram a ferrugem só que com a folha de alumínio gastei menos tempo e com menos esforço ..aprovadíssimo
Marco
Você utilizou papel alumínio comum, desses que encontra em supermercado e utilizada na cozinha?
Joseane de melo
Vou fazer em um ferro de passar antigo que ganhei para decorar meu sítio vou ver si funciona depois eu mando algo falando OK
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Joseane, ok! Fico aguardando pelo feedback ;)
manuela gabriela vieira
como tiro ferrugem de um tanque de gasolina
Fernando
Retire a gasolina lave com água. Esgote toda água e encha com vinagre no meu tanque foi 13 litros eu deixei 1 dia mas poderia ter deixado 2 dias mas mesmo assim limpou muito, aí lavei bem água esgotei a água toda sequei coloquei uns 200 ml de disel para não enferrujar novamente e montei na moto, conselho retire a tampa e a torneira senão vão esfarelar depois ponha rolha nos buracos para tampar e ficará limpo

Como remover a ferrugem do ferro
1 de 6
Como remover a ferrugem do ferro

Voltar ao topo da página