menu
Partilhar

Como tirar mancha de café

 
Por Redação umCOMO. 14 junho 2021
Como tirar mancha de café

As manchas de café são sinônimo de dor de cabeça para muita gente. Elas podem ser produzidas tanto em casa quanto fora dela, devido a qualquer descuido e chegando a manchar materiais e superfícies de todos os tipos, como roupas, madeira ou estofados. Portanto, é importante saber eliminá-las de forma rápida e eficaz.

Existem diversos produtos caseiros e truques para se livrar das manchas de café. Quer saber quais são eles? Descubra como tirar mancha de café das roupas e de outras superfícies lendo este artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como tirar manchas do sofá

Como tirar mancha de café de roupa branca

Uma das perguntas que muita gente se faz é: como tirar mancha de café de roupa branca. Essas manchas devem ser tratadas com cuidado para que a cor da peça se conserve. Nesse sentido, o peróxido de hidrogênio ou água oxigenada é uma excelente alternativa. Use o produto seguindo estas etapas:

  1. Aplique o peróxido de hidrogênio na área manchada da roupa branca com um pano limpo.
  2. Aguarde 10 minutos para que o produto atue no tecido.
  3. Após esse período, lave a roupa na máquina de lavar seguindo as instruções da etiqueta.

O peróxido de hidrogênio é um bom remédio se você não sabe como remover manchas de café seco de roupas brancas de algodão e linho. Em geral, tirar manchas de roupa com água oxigenada costuma ser uma boa opção.

Como tirar mancha de café com água com gás

Precisa descobrir como remover manchas de café rapidamente? Se você acabou de manchar uma peça de roupa com café e ela ainda está úmida, a água com gás vai resolver seu problema. Aplique-a da seguinte maneira:

  1. Aplique o líquido na mancha de café para que clareie.
  2. Deixe agir por alguns minutos para que a água com gás atue, evitando que a mancha grude no tecido.
  3. Para remover completamente a mancha, lave a peça de roupa na máquina de lavar.

Gema de ovo para tirar manchas de café

A gema de ovo é eficaz na remoção de manchas de café em tecidos de lã e roupas de cores claras. Basta diluir a gema do ovo com água e esfregar suavemente a solução na mancha da roupa.

Após esfregar a mancha com a gema diluída, espere alguns minutos para que ela funcione no tecido. Em seguida, seque a peça e lave-a na máquina de lavar.

Remover manchas de café com sal e sabão

Outra alternativa a ser considerada para manchas recentes de café em roupas de linho e algodão é o sal. Você deve polvilhar o sal na mancha para que ela possa absorvê-lo. Minutos depois, você deve escovar essa área e lavá-la com um sabonete específico para roupas delicadas.

Como tirar mancha de café - Remover manchas de café com sal e sabão

Gelo, água e álcool

O gelo e o álcool ajudam a tirar manchas de café de tecidos sintéticos. Você deve esfregá-los com cubos ou gelo picado para remover a mancha. Em seguida, enxágue com uma escova embebida em água e algumas gotas de álcool. Por fim, lave o tecido normalmente.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é eficaz quando o assunto é como tirar mancha de café de porcelana, embora também possa ser usado em todos os tipos de tecidos. Basta limpar o material com um pano úmido e bicarbonato de sódio. Para clarear a porcelana, lave com água morna e sabão. Evite água quente, pois a superfície pode rachar.

Recomendamos que você leia este outro link do umCOMO sobre Como limpar com bicarbonato a fim de conhecer mais dicas.

Como tirar mancha de café com álcool e vinagre branco

Uma mistura de álcool e vinagre branco é eficaz para tirar mancha de café de carpetes e tapetes. Primeiro, esfregue as manchas superficiais com água fria para absorver o café e remover os restos maiores. Em seguida, siga estas etapas:

  1. Esfregue a mancha com uma esponja seca.
  2. Esfregue a mancha novamente, mas neste caso com uma escova de cerdas macias umedecida na mistura de vinagre branco e álcool 90ºC. A mistura deve ser equilibrada, ou seja, de ambos os produtos em partes iguais.
  3. Espalhe a solução na direção do pelo do carpete ou tapete. Ocasionalmente, faça o contrário para que a mistura escorra para dentro da mancha, mas evitando danificar a superfície.
  4. Finalmente, seque o carpete ou tapete com um pano limpo e seco.

O vinagre é conhecido por seu poder de limpeza. Não acredita? Pois neste outro artigo te mostramos Como lavar roupa com vinagre.

Removedor de manchas comercial para tirar mancha de café

Os tira-manchas que você encontra nos supermercados também funcionam para tirar mancha de café das roupas. Aplique-os seguindo estas etapas:

  1. Despeje uma pequena dose do removedor de manchas na área afetada da roupa.
  2. Aguarde alguns minutos para o produto agir.
  3. Esfregue para acabar com a mancha de café.
  4. Coloque a roupa na máquina de lavar usando o programa indicado na etiqueta.
Como tirar mancha de café - Removedor de manchas comercial para tirar mancha de café

Como tirar mancha de café com água de farelo

A água de farelo é obtida molhando algumas colheres de sopa de farelo de trigo em água (um litro). Deixando descansar por algumas horas, você obterá essa solução que é válida para remover manchas de café em madeira e cortiça envernizadas. Esfregando as áreas manchadas, elas acabam desaparecendo.

Como tirar mancha de café da madeira com limão

A madeira natural manchada com café pode ser limpa e clareada ao esfregar meio limão na superfície até que as manchas desapareçam. Para as mais resistentes, aplique um pouco de suco de limão por cima e espere alguns minutos para fazer efeito. Depois, basta enxaguar com água e secar a superfície.

Aqui nós contamos mais sobre Como limpar com limão.

Como tirar mancha de café do mármore

Para manchas de café em superfícies de mármore branco ou claro, recomendamos a aplicação de peróxido de hidrogênio e algumas gotas de amônia. Após duas horas, os produtos terão funcionado e você poderá enxaguar a superfície.

Essa mistura também servirá se você se pergunta como tirar mancha de café da parede, caso a tinta seja lavável.

Como tirar mancha de café do sofá

Embora a utilidade dos lenços umedecidos seja enorme, poucas pessoas sabem que eles são usados ​​para remover manchas de café de estofados e carpetes. Eles conseguem absorver manchas e umidade causadas por qualquer líquido.

Embora essa seja uma boa alternativa para estofamento, use lenços umedecidos apenas em manchas de café muito frescas. Se você deixar o tempo passar e elas secarem, será mais difícil removê-las com esses lenços.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar mancha de café, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como tirar mancha de café
1 de 3
Como tirar mancha de café

Voltar ao topo da página