Partilhar
Partilhar em:

Como tirar mancha de vinho com água oxigenada

Passo a Passo
 
Como tirar mancha de vinho com água oxigenada

O vinho é um dos alimentos que mais mancha, deixando nódoas escandalosas na roupa. Quando você tem uma mancha de vinho é essencial fazer algo depressa, mas não se preocupe. Em seguida, explicamos como tirar mancha de vinho com água oxigenada para que, quando isso acontecer, você possa fazer algo a tempo e manter a sua peça de roupa limpa como no dia em que você comprou ela.

É importante destacar que as manchas de vinho devem ser limpas de imediato para garantir que saem permanentemente. Caso contrário, ao secar, o vinho vai tingir as fibras interiores da roupa e será quase impossível devolver a cor original à sua camisa favorita. Confira esses truques do umCOMO e boa sorte na limpeza!

Vai precisar de:
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que você deve fazer para tirar mancha de vinho é colocar um punhado de sal sobre a mancha para que absorva o líquido. Dispa a peça de roupa primeiro e coloque-a sobre uma superfície plana para remover a mancha. Espere 5-10 minutos antes de continuar com a limpeza da sua mancha de vinho. Se não puder fazê-lo e necessitar de esfregar a mancha de imediato por estar em um local público, ignore este passo e confira o seguinte.

Se desejar, confira outro artigo do umCOMO que explica como tirar as manchas de vinho com bicarbonato, outro truque tão eficaz como o uso da água oxigenada que vou explicar em seguida.

2

Coloque água em um copo e adicione a água oxigenada junto com umas gotas de detergente da loiça. Misture bem com uma colher ou com um dedo e umedeça a ponta de um pano de microfibra na mistura.

É importante que as quantidades de água oxigenada estejam corretas para não descolorir demasiado a roupa. A água oxigenada contém algo chamado de oxigênio ativo, umas moléculas com diversas capacidades como descolorir a roupa. O oxigênio ativo dissolve as manchas formadas por restos de líquidos ou comida grudados no tecido. Contudo, o excesso de água oxigenada pode danificar um pouco a roupa. Meio copo de água oxigenada dissolvido em um copo de água (mais o detergente) é a proporção ideal para tirar mancha de vinho da roupa.

3

Como dito no passo anterior, umedeça uma das pontas do pano de microfibra na mistura e esfregue a mancha de vinho. Tenha cuidado para não ensopar o prato e apenas usar a mistura em quantidade suficiente para esfregar a zona manchada de vinho junto com o sal.

Os panos de microfibra são a melhor opção para remover manchas ou para limpar qualquer coisa no geral, uma vez que possuem uma capacidade absorvente incomparável sem formar pedaços de sujeira. Contudo, se você não tiver nenhum destes panos à mão, qualquer pedaço de tecido ou papel toalha serve (de preferência, use o tecido).

4

Enxágue o pano de microfibra, escorra e volte a esfregar a mancha. Assim, poderá ver o resultado da sua operação para salvar a peça de roupa manchada de vinho. Novamente, tenha cuidado para não molhar demasiado o pano para evitar que a mancha se espalhe por toda a peça de roupa. O vinho tinto é uma bebida muito líquida e com uma intensa cor vermelha. Por esse motivo, a sua pigmentação é muito forte e, como não é sólido, adicionar água sem a ajuda de um material absorvente vai fazer com que a mancha aumente de tamanho.

5

Em seguida, repita a operação. Volte a enxaguar o pano e adicione um pouco mais de sal à mancha. Espere 5 minutos para que absorva o líquido. Sacuda um pouco o sal e umedeça uma ponta limpa do pano no copo com água oxigenada e volte a esfregar a mancha. Limpe o pano e volte a passá-lo sobre a mancha para garantir que a mancha de vinho desapareceu.

Você pode repetir a operação as vezes que forem necessárias para conseguir que diminua. Contudo, recomendo que, depois de 3 ou 4 tentativas, deixe o tecido descansar para não o danificar.

6

Este truque não é um passo que antecede a lavagem normal da peça. Ofereci estes conselhos para tirar mancha de vinho com água oxigenada rapidamente, caso você manche a roupa em um dia menos oportuno. Contudo, quando chegar a casa, pode lavar a sua roupa do jeito habitual, adicionando um pouco de oxigênio ativo ao recipiente da máquina de lavar para potenciar o efeito anti-manchas da lavagem.

7

Outros produtos que podem ajudá-lo a tirar manchas de vinho da roupa são:

  • Bicarbonato
  • Detergente anti-gorduras
  • Vinagre
  • Vinho branco (que elimina o pigmento do vinho tinto)
  • Deixar a peça de roupa de molho em leite por uma noite

Existem muitos truques de vovó que podem ser usados para tirar manchas de vinho. Contudo, a água oxigenada é um produto muito econômico e eficaz, uma vez que vai atacar diretamente o pigmento do vinho tinto e devolver a cor à sua peça.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como tirar mancha de vinho com água oxigenada, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos
  • Remova a mancha de vinho o mais rápido possível para garantir melhores resultados.
Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como tirar mancha de vinho com água oxigenada

O que lhe pareceu o artigo?

Como tirar mancha de vinho com água oxigenada
1 de 4
Como tirar mancha de vinho com água oxigenada