Remover as manchas do tecido

Como tirar mancha de rímel da roupa

Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 6 abril 2020
Como tirar mancha de rímel da roupa

Rímel, ou máscara de cílios, é um daqueles itens da necessaire que pode fazer toda a diferença na produção. Se bem usado, faz maravilhas, destaca o olhar de forma natural e valoriza os cílios. Mas, basta uma distração na hora de se maquiar para ficar com a cara borrada e no pior dos casos manchar a roupa.

O borrão preto no tecido pode intimidar, ainda mais quando se trata de um rímel à prova d´água. Mas não existe motivo para pânico, com paciência, alguns elementos básicos da sua área de serviço e as instruções do umCOMO você vai saber como tirar mancha de rímel da roupa.

Também lhe pode interessar: Como tirar manchas da roupa

Passos a seguir:

1

Cada mancha tem sua particularidade. Isso porque apesar de se tratar de rímel e tecido, a composição de cada produto pode variar, de maneira a terem reações diferentes em cada tipo de roupa. Mas na maioria dos casos existe um pré-procedimento que pode ajudar muito na hora de tirar a mancha de rímel para valer.

Se você viu a mancha acontecer, não hesite em tirar o excesso na ali na hora. Com a ajuda de uma espátula, colher ou faca de mesa, remova o excesso com delicadeza. A suavidade é importante nessa hora para que a mancha não se impregne mais no tecido ao invés de se soltar.

2

No caso de a mancha estar "molhada" utiliza um papel toalha, uma esponja ou um pano limpo para absorver o que possível. Faça leves movimentos de pressão.

Como tirar mancha de rímel da roupa - Passo 2
3

Uma das soluções mais práticas e básicas que na teorias deve funcionar para qualquer tipo de mancha de rímel é com o uso de detergente. Essa aplicação pode ser feita tanto na mancha seca quanto fresca.

4

Basta aplicar o detergente de louças, preferencialmente transparente, na área da mancha, deixar agir por poucos minutos e espalhar sobre o borrão com a ajuda de uma escovinha ou fazendo movimentos circulares com as próprias mãos. Repita os movimentos até que a mancha se dilua.

Se ela não se dissolver por completo, repita a ação. Finalize lavando a roupa normalmente.

Como tirar mancha de rímel da roupa - Passo 4
Imagem: solucoeslucymizael.com.br
5

A técnica do detergente funciona em razão da glicerina que o compõe. Se por ventura você não tem detergente em casa mas tem glicerina, pode repetir o mesmo procedimento anterior substituindo o detergente por glicerina. Você pode misturar um pouco de álcool na água do enxágue.

6

Outra opção fácil com produtos que temos em casa é tirar a mancha de rímel com água oxigenada. Basta aplicar um pouco de água oxigenada, preferencialmente volume 20, sobre a área suja, deixar reagir por 5 minutos e então enxaguar normalmente. Utilize uma toalha seca para enxugar a região e então passe o ferro para finalizar.

7

Uma mistura de bicarbonato de sódio, água e limão é uma opção mais natural. Basta aplicar a mistura sobre a mancha, deixar reagir por um tempo, esfregar e enxaguar.

8

Amônia é uma opção mais forte que também funciona. Molhe um pedaço de algodão em amônia líquida e limpe a mancha até que ela desapareça.

9

No caso de peças de algodão, prefira o vinagre branco. Molhe a mancha de rímel no vinagre branco e esfregue até que o borrão saia por completo.

10

Os que não dispensam o uso de alvejante podem optar por remover a mancha de rímel com Vanish em barra ou algum outro removedor do tipo. Basta umedecer o tecido e a barra de sabão, aplicar a barra sobre a mancha, deixar reagir por alguns minutos, esfregar e enxaguar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar mancha de rímel da roupa, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos

  • Antes de aplicar as misturas às áreas das manchas, faça um teste sobre uma parte pequena e escondida da roupa para ver como esse tipo de tecido reage. Isso pode evitar manchas piores que podem surgir com certos produtos e tecidos.
  • No caso de a mancha de rímel não sair por completo na primeira tentativa, repita o procedimento.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Maria da Luz Alves
Gostei imenso pois ajuda quer sejamos nós a executar ou a ensinar quem trabalha em nossa casa. Já sabia algumas dicas pois fui aprendendo ou pesquisando, mas saber mais dicas não ocupa espaço. Como limpar peças em prata com alguma dica caseira sem danificar? Muito obrigada. MLA
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oie, Maria. Muito obrigada pelo seu comentário. E olha só que ótimo, nós temos sim um artigo sobre como limpar prata: https://tempolivre.umcomo.com.br/artigo/como-limpar-prata-441.html
Imagem: solucoeslucymizael.com.br
1 de 3
Como tirar mancha de rímel da roupa