Partilhar

Pode colocar cheiro no umidificador?

 
Por Marina Corrêa. 4 fevereiro 2021
Pode colocar cheiro no umidificador?

Ultimamente os aromatizadores de ambiente estão super em alta, seja para dar um cheirinho agradável na casa ou com funções de relaxamento ou medicina natural quando aliados com óleos essenciais. E, justamente, por serem bastante procurados, muitos aparelhos com a função de difundir aromas podem ser encontrados com um preço bastante elevado e por isso muita gente tem a ideia de adaptar algum outro aparelho que já tenha para cumprir a função de um aromatizador, como os umidificadores, por exemplo. Mas, e aí: pode colocar cheiro no umidificador ou isso danifica o aparelho? Te contamos a resposta neste artigo do umCOMO e outras curiosidades mais sobre o mundo dos aromas.

Também lhe pode interessar: Como tirar cheiro de mofo do quarto

Pode colocar cheiro no umidificador?

Os umidificadores são aparelhos desenvolvidos com a função de umidificar ambientes e a recomendação é que isso seja feito sempre com água limpa. Óleos e outros resíduos, como álcool contido em aromatizadores em spray ou, até mesmo, em perfumes, podem danificar o funcionamento do aparelho. Porém, existem alguns casos em que isso pode ser feito levando em consideração alguns cuidados:

  • Leia as instruções do aparelho: alguns umidificadores modernos permitem o uso de óleos e essências. Se esse for o caso do seu, isso virá especificado no manual de instruções.
  • Limpe bem o aparelho após o uso: óleos e essências podem deixar resíduos que, quando acumulados, podem danificar e limitar o bom funcionamento do aparelho. Ao terminar de usar o seu umidificador junto com alguma essência, desligue-o, retire toda a água que tenha sobrado e limpe bem o aparelho com um pano seco.
  • Leve em conta se o seu umidificador esquenta: existem umidificadores que esquentam durante o uso. Nesses, você jamais poderá pingar gotas de óleo essencial. Além de modificar as propriedades do óleo, a substância pode corroer e derreter o seu umidificador. Óleos essenciais quando puros tem um alto poder, sendo 50 a 70 vezes mais potente que a planta da qual ele é extraído, por isso, alguns deles não podem nem entrar em contato direto com a pele. Preste atenção nesse fator para evitar danos.

Qual a melhor forma de colocar cheiro no umidificador?

Visto que muitos desses aparelhos não estão perfeitamente apropriados para o uso de cheiros e aromas, o ideal para colocar cheiro no umidificador é fazer uso de produtos mais leves, que não danifiquem o aparelho e não te façam mal ao serem inalados. Para isso, o mais indicado é colocar óleos de essência ou essências líquidas e não óleos essenciais. E qual a diferença entre óleos de essência e óleos essenciais?

A essência é um composto produzido em laboratório, cuja função nada mais é que dar aroma a produtos, como os perfumes, por exemplo. O óleo essencial, por sua vez, é extraído diretamente das plantas e é mais forte e, como dito anteriormente, não pode entrar em contato com o calor.

Uma maneira simples de diferenciar uma essência de um óleo essencial é pelo preço. Pela alta dificuldade de extração de um óleo essencial, o preço dele é muito mais elevado que o das essências.

Os óleos essenciais, de acordo com o Guia Completo de Aromaterapia[1], são obtidos de plantas inteiras, folhas, flores, raízes, resinas e cascas de plantas por métodos de maceração, prensagem, destilação, extração e enfleurage, método antigo para obter fragrâncias. Toda essa complexidade faz do óleo essencial puro, um produto de difícil obtenção, o que, consequentemente, o torna mais caro.

Difusor para óleos essenciais

Se a sua ideia não for somente dar um aroma agradável ao ambiente, mas, sim, utilizar os óleos essenciais de maneira terapêutica, o ideal é que você adquira um difusor para óleos essenciais apto para essa função. Diferentemente dos umidificadores normais, os difusores para esse tipo de óleo são ultrassônicos. O que isso significa?

O difusor ultrassônico utiliza uma tecnologia de vibrações para criar uma fina névoa de água associada ao óleo essencial. Vale ressaltar que como é uma mistura que você vai inalar, a água utilizada deve ser filtrada.

Esse tipo de difusor também não esquenta, o que garante que o óleo essencial não será "queimado" durante o processo de difusão e você poderá aproveitar todas as suas propriedades sem que elas sejam minimizadas ou, até mesmo, perdidas.

Pode colocar cheiro no umidificador? - Difusor para óleos essenciais

Propriedades dos óleos essenciais

Os óleos essenciais têm as mais variadas propriedades e funções e cada um tem suas maneiras distintas de uso. Uns podem ser usados diretamente sobre a pele, outros podem ser misturados com água e ingeridos, e há ainda aqueles que podem ser usados para aromaterapia com o auxílio de um difusor.

No umCOMO falamos das propriedades de alguns óleos essenciais como o de limão, laranja, alecrim e lavanda. Veja, em seguida, quais são algumas delas.

Óleo essencial de limão

O óleo essencial de limão aumenta a produção de glóbulos brancos, que são responsáveis por defender o corpo de substâncias externas prejudiciais ou infecções. Também favorece a circulação sanguínea, que faz um importante trabalho em pessoas que sofrem de trombose e varizes.

Ele também é carminativo, isto é, reduz os gases intestinais. Além disso, o limão é adstringente, o favorece a rápida cicatrização.

Para conhecer mais propriedades do óleo essencial de limão, leia nosso artigo sobre o tema.

Óleo essencial de laranja

Sofre de depressão ou se encontra com muita tensão acumulada? O óleo essencial de laranja pode ser um forte candidato para ser usado por você. Ele ajuda a diminuir o estresse e favorece o relaxamento. Também tem propriedades antissépticas e anti-inflamatórias sendo um poderoso cicatrizante de feridas.

Para saber as demais propriedades deste óleo, acesse o nosso artigo sobre o óleo essencial de laranja.

Óleo essencial de alecrim

Para problemas de concentração, sonolência e memória o óleo de alecrim é a solução por favorecer o equilíbrio neurofuncional. Também é muito benéfico para aliviar dores musculares e problemas ósseos. Quando combinado ao óleo de amêndoa é um bom aliado ao tratamento de dermatite seborreica ao serem aplicados sobre o couro cabeludo.

Quer saber mais sobre esse óleo? Acesse propriedades do óleo essencial de alecrim.

Óleo essencial de lavanda

O óleo essencial de lavanda é provavelmente um dos mais populares, principalmente quando o assunto é relaxamento. Porém, ele também é um ótimo aliado para tratar outras questões como, por exemplo, o efeito anti-inflamatório que ajuda a curar feridas na pele, queimaduras, inflamações e até psoríase.

Para conhecer outras propriedades do óleo essencial de lavanda, acesse o nosso artigo.

Pode colocar cheiro no umidificador? - Propriedades dos óleos essenciais

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pode colocar cheiro no umidificador?, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Referências
  1. ERICH, Keller. Guia Completo de Aromaterapia. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=CLj8jvOOCG0C&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false> Acesso em: 05 de fevereiro de 2021.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Pode colocar cheiro no umidificador?
1 de 3
Pode colocar cheiro no umidificador?

Voltar ao topo da página