Outros Limpeza de espaços

Como fazer faxina geral

Como fazer faxina geral

Limpar a casa é uma tarefa que muitas pessoas acham difícil e entediante. A verdade é que faxina na casa pode ser frustante algumas vezes, já que sujeira sempre reaparece. No entanto, há uma série de dicas sobre como fazer uma boa faxina que tornam este processo muito mais suportável e que te ajudam a gastar menos tempo botando a casa em ordem. Estes são conselhos muito úteis, especialmente quando se trabalha, para que você não precise gastar todo seu fim de semana organizando e limpando a casa.

Neste post do umCOMO, vamos te ensinar como fazer faxina geral, para que você possa colocar em prática todos os conselhos que te ajudarão a manter a ordem com muito menos esforço. Você logo verá se eles funcionam.

Também lhe pode interessar: 11 dicas simples para limpar a casa

Índice

  1. Como fazer uma boa faxina profissional (sala e quartos)
  2. Como fazer faxina completa no banheiro
  3. Como fazer faxina geral na cozinha

Como fazer uma boa faxina profissional (sala e quartos)

A melhor coisa para limpar completamente a casa e de maneira rápida e eficaz, é se organizar. Por um lado, é importante que as tarefas essenciais sejam executadas no dia-a-dia, de modo que não se acumulem deixando o trabalho todo para o fim de semana e a limpeza seja esmagadora e praticamente impossível de realizar. Por outro lado, a organização também consiste em limpar a casa corretamente, porque a ordem em que a limpeza deve ser feita não é a mesma.

E como fazer faxina pesada, ou seja, limpar uma casa muito suja e bagunçada? Com estes truques sobre como fazer faxina completa você verá que é muito mais fácil. São dicas que são mais adequadas para limpar a sala e os quartos, porque a cozinha e o banheiro requerem outros truques, os quais discutiremos nas seções seguintes.

  • Tirar pó: a limpeza do pó é obrigatória para qualquer faxina e é sempre feita a partir das áreas superiores ou mais altas dos móveis para baixo. Isso evita que a área inferior se encha novamente de pó quando você limpa as áreas mais elevadas.
  • Varrer: em qualquer faxina profissional ou em casa é importante varrer o chão dos quartos depois de remover o pó, porque, se você varrer antes, o pó reaparecerá no chão, tornando necessário varrer ou aspirar duas vezes.
  • Lavar tecidos: manchas em tapetes, cortinas, capas de sofá... você sempre deve removê-las imediatamente, porque se não o fizer, elas ficarão cada vez mais difíceis e talvez até impossíveis de limpar. No caso dos lençóis, é importante estabelecer uma periodicidade para trocá-los sempre no mesmo dia, que pode ser aproveitado também para organizar as roupas lavadas. É aconselhável trocá-los toda semana, e não se deve passar mais de 15 dias sem realizar a troca. No entanto, não há necessidade de trocar todos os lençóis ao mesmo tempo. Você pode trocar os de um quarto uma semana e os das outras camas em outro dia. Quanto às roupas, a lavagem deve ser organizada de acordo com a roupa, mas não é bom deixar toda a roupa para lavar no final de semana. Por exemplo, você pode colocar a roupa delicada um dia da semana, no outro dia as roupas coloridas, e assim por diante. No dia que você escolher para lavar a roupa, coloque-a para lavar primeiro, assim enquanto a máquina trabalha, você pode aproveitar o tempo para realizar outras partes da faxina antes de estender a roupa.
  • Passar roupa: para evitar passar muito tempo com o ferro, a melhor coisa é guardar as roupas que precisam ser passadas muito bem dobradas, para que tenham menos rugas para remover. E, claro, você deve sempre colocá-las direito no armário porque, caso contrário, o tempo que passou engomando as roupas terá sido em vão.
  • Limpar os vidros: os vidros dos quartos não precisam ser limpos todos os dias e, dependendo de onde você mora, nem todas as semanas em cada faxina. É importante estabelecer um cronograma de limpeza da faxina geral - por exemplo, a cada quinze dias - e que esse cronograma não coincida com outras tarefas, como troca de lençóis ou lavagem. Você pode até se programar para limpar uma janela em cada dia. Isso tornará a tarefa menos entendiante, e você se cansará menos. Aqui te mostramos mais truques para limpar os vidros.
  • Limpar as portas: as portas também não precisam ser limpas todas as semanas. A cada quinze dias é suficiente, então defina um dia em seu calendário de organização para isso.
  • Limpar as lâmpadas: quando falamos de como se organizar para fazer faxina na casa, não podemos deixar faltar um conselho sobre as lâmpadas. No caso delas, uma limpeza a cada 15 dias, é o suficiente. Por isso, você precisa definir um dia para elas em seu calendário de organização de limpeza.

São conselhos sobre como se organizar para fazer faxina geral que te serão muito úteis, mas não se esqueça de estabelecer um calendário com as diferentes funções e, é claro, de cumpri-lo.

Leitura complementar: Como limpar parede com mofo

Como fazer faxina geral - Como fazer uma boa faxina profissional (sala e quartos)

Como fazer faxina completa no banheiro

Dentro dessas dicas sobre como fazer faxina geral, não poderiam faltar aquelas relacionadas à limpeza do banheiro, que é uma das áreas da casa que requer mais atenção. No entanto, a limpeza também não é complicada. Então como se organizar para fazer faxina geral sem que falte o banheiro? É muito fácil, com essas dicas e atos simples e rápidos, você economizará muito tempo:

  • É sempre aconselhável secar o box depois de cada banho, para que cal não fique incrustado e não apareçam manchas de umidade. Dessa forma, você ganha tempo e vai demorar menos quando precisa fazer uma limpeza mais completa.
  • A cortina do chuveiro deve ser sempre enxaguada após o banho para evitar que acumule sujeira.
  • Limpe a torneira da pia com um pano de microfibra todas as noites para que não grude cal. Não leva nem um minuto para fazer isso.
  • É melhor limpar os azulejos depois do banho ou da ducha, porque o vapor que é gerado no banheiro ajuda a sujeira a sair mais facilmente.
  • Utilize paninhos multiuso específicos para o banheiro para limpar qualquer mancha ou dar uma limpada rápida nos sanitários. Dessa forma, quando você for fazer a limpeza mais minuciosa, demorará menos e haverá menos sujeira para remover.

Neste outro artigo do umCOMO, te explicamos mais sobre Como fazer faxina no banheiro.

Como fazer faxina geral na cozinha

Se você precisa limpar a cozinha, certamente se pergunta como limpar a casa rapidamente e bem e ainda ter tempo para limpar todos os cômodos, incluindo o banheiro e a cozinha.

E, precisamente, esta última parte da casa é outra que requer mais atenção na hora da faxina, juntamente com o banheiro. A chave é, novamente, organizar e limpar todos os dias, à medida que se suja. É muito mais simples encher a lavadora de louça com os pratos de comida do jantar do que passar todo o final de semana utilizando este eletrodoméstico ou a pia para lavar a louça de uma semana toda. Além disso para facilitar sua faxina na cozinha, opte por:

  • Utilizar papel toalha ou plástico específico para o interior dos armários é muito útil para evitar ter que limpá-los com frequência. Dessa forma, quando eles ficam sujos, é só trocar o plástico.
  • É importante limpar o fogão todos os dias para evitar o acúmulo de gorduras. O mesmo deve ser feito com a coifa. Se você não utiliza muito para frituras, é suficiente limpar uma vez por semana do lado de fora.
  • Limpe o forno com um pano úmido sempre que usá-lo, para remover a gordura antes que ela grude. Dessa forma, você não terá que raspá-la depois.
  • Varra o chão uma vez por dia. É melhor fazer isso à noite, porque assim você pega toda a sujeira daquele dia.

Com essas dicas para fazer faxina geral na casa e truques para evitar o cansaço da limpeza e não passar o dia inteira fazendo faxina, nós da umCOMO esperamos ter ajudado a responder suas perguntas sobre como limpar minha casa rapidamente e bem. Lembre-se de que a ordem diária e a organização são as melhores maneiras de manter a casa sempre limpa.

Leitura complementar: Como limpar madeira com vinagre e azeite

Como fazer faxina geral - Como fazer faxina geral na cozinha

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer faxina geral, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Angela
Parabéns pelas dicas....
1 de 3
Como fazer faxina geral