Quais são os benefícios da mil em rama
Também conhecida por mil-folhas, a mil em rama é uma planta medicinal bastante utilizada para tratar quadros febris. No entanto, esta não é sua única finalidade. Assim como a maioria das plantas medicinais, a mil em rama pode ser muito útil para tratar algumas outras doenças e problemas de pele, por exemplo. Continue a leitura deste artigo presente em umComo e descubra quais são os benefícios da mil em rama.
Propriedades da mil em rama
A planta tem esse nome por possuir várias folhas finas divididas em cada ramo, passando a impressão de serem múltiplas (daí o nome de mil em rama ou mil folhas). A planta possui mais de 80 espécies e floresce entre durante os meses de maio e junho.
Com um cheiro/odor idêntico ao da cânfora, a mil em rama possui ainda uma vasta gamas de propriedades, tendo ação: anti-inflamatória, analgésica, anti-hemorrágica, anti-reumática, anti-séptica, adstringente, estimulante, expectorante, diurética, digestiva, antimicrobiana e antibiótica.
Assim sendo, ela pode ser grande aliada no tratamento de:
Abscessos (infecção bacteriana com pus e detritos)
Acne
Cálculo Renal
Cólicas
Diarreia
Desintoxicação
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Dor de dente
Dor no corpo
Dor no estômago
Eczema (inflamação da pele)
Escarlatina (infecção de garganta)
Falta de apetite
Feridas na pele
Gases
Gastrite
Gota (inflamação das articulações)
Inflamação das mucosas
Má circulação
Psoríase (doença inflamatória da pele)
Queda de cabelo
Resfriados (em conjunto com a flor de sabugueiro e com a hortelã-pimenta)
Tumor
Úlceras
Varizes
Vômitos
Efeitos colaterais da mil em rama
O tratamento com a mil em rama pode ocasionar, em alguns casos, irritação e coceira na pele, sensibilidade à luz (solar ou artificial), inflamação ocular. Além de não ser recomendável o uso por pessoas que sofrem de úlcera, pois pode ocasionar em algum tipo de alergia.
Como utilizar a mil em rama
Não importa se em conjunto com outras plantas ou substâncias, a mil em rama pode fazer muito pela sua saúde e de sua família. Assim sendo, é ideal que seja utilizada:
para estancar sangramentos - aplicar as folhas frescas diretamente na ferida;
para curar feridas - aplicar folhas cozidas sob o ferimento para facilitar a cicatrização.
Há ainda o chá de mil em rama, utilizado para regular os ciclos menstruais e para o tratamento das cólicas menstruais, além de auxiliar na regulação do intestino e para tratar resfriados e febres.
Curiosidades
A mil em rama é conhecida ainda por:
- erva dos soldados, erva das feridas e erva dos militares, fazendo alusão à sua utilização para estancar o sangue dos soldados guerrilheiros;
- mão de deus, salvação do mundo e erva do bom deus, devido à mitologia pregar que essa planta foi utilizada por Maria (mãe de Jesus) para protegê-lo do exército romano;
- erva do carpinteiro, erva de são josé, pois foi utilizada pelo carpinteiro São José para curar uma ferida obtida em uma atividade de carpintaria.
- aquiléia, erva das cortaduras, erva dos carreteiros, e etc.
- Também de acordo com a mitologia, Aquiles (semi-deus e guerreiro mitológico) utilizou uma folha de mil em rama para curar-se de uma hemorragia;
- Antes utilizada pelos juízes após proferirem as sentenças aos réus, a mil em rama é tida como uma planta de proteção.
- Acredita-se que a proteção também venha de seu formato: onde suas folhas se dividem em pequenos segmentos, que se agrupam em formato de um guarda-chuva.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os benefícios da mil em rama, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.