Qual é a diferença entre indução e vitrocerâmica
A primeira vista e quando estão apagadas, as placas vitrocerâmicas e as de indução parecem iguais, mas a verdade é que existem inúmeras diferenças entre elas. Se você está pensando em renovar seu fogão, é necessário que conheça o funcionamento de ambas e se incline por aquela que mais se adequar às suas necessidades. Por isso, em umComo queremos explicar a você em detalhe qual é a diferença entre indução e vitrocerâmica.
Placas de indução
A placa de indução funciona ao esquentar uma bobina elétrica que ao gerar um campo eletromagnético é capaz de fazer reagir materiais ferromagnéticos e gerar, assim, calor. É por isso que os fogões de indução precisam de um determinado tipo de utensílios e apetrechos para poder funcionar.
Do mesmo modo, é por este motivo que não nos queimamos se tocarmos a placa de indução quando está acesa, já que nossas mãos não são magnéticas.
Placa vitrocerâmica
Pelo contrário, as placas vitrocerâmicas -conhecidas popularmente como "vitros"- são aquelas que funcionam por meio de uma resistência que esquenta e, portanto, faz aumentar a temperatura do que está ao seu redor. O vidro que as cobre recolhe este calor e o transmite aos recipientes usados para cozinhar.
Desta forma, as vitrocerâmicas continuarão quentes após serem apagadas e poderemos queimar-nos se tocamos acidentalmente no vidro.
Diferenças entre indução e vitrocerâmica
Ainda que à primeira vista possam parecer iguais ou muito similares, a verdade é que existem inúmeras diferenças entre as placas de indução e as vitrocerâmicas:
- Funcionamento: enquanto as placas de indução geram calor através de campos magnéticos, as vitrocerâmicas produzem-no por meio do aquecimento de uma resistência elétrica.
- Eficiência: as de indução são mais rápidas e requerem um menor gasto de energia elétrica que as vitros.
- Segurança: no uso dos fogões que funcionam por indução não corremos o risco de queimar-nos se tocarmos no vidro por acidente, enquanto nas vitrocerâmicas sim.
- Preço: o preço de compra das placas de indução é mais alto que o das vitrocerâmicas, mas a economia energética compensa.
- Utensílios: nas vitrocerâmicas pode ser usado qualquer tipo de panela, enquanto que as de indução requerem utensílios específicos.
- Limpeza: os fogões de indução são mais fáceis de limpar pelo fato de que os alimentos não ficam grudados na placa, como ocorre nas vitrocerâmicas.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a diferença entre indução e vitrocerâmica, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.