Pesticidas para as plantas

Como fazer pesticidas naturais

Como fazer pesticidas naturais

Com frequência nossos jardins e hortas veem-se afetados por algumas das pragas mais comuns como pulgão, formigas, ácaros... e acabar com elas é uma tarefa complicada. Existe no mercado uma grande quantidade de pesticidas e inseticidas químicos que podem matar estes incômodos animais, mas ao mesmo tempo também podem maltratar nossas plantas ou criar efeitos colaterais nelas. É por isso que em umComo te recomendamos fazer uso de inseticidas de origem natural, que você pode inclusive preparar você mesmo/a e darão resultados bem mais econômicos. Neste artigo explicamos os passos a seguir para que você saiba como fazer pesticidas naturais.

Índice

  1. Óleo branco
  2. Contra caracóis e lesmas
  3. Mistura de chili e absinto
  4. Spray de coentro

Óleo branco

Uma opção aos pesticidas químicos muito usada é a preparação do que se conhece como "óleo branco", a partir de óleo vegetal e sabão líquido caseiro. Esta preparação natural revela-se muito útil contra pulgão, cochinilha, ácaros e lagartas rosas, para cítricos e outras árvores frutais.

Deverão ser misturadas 2 xícaras de óleo vegetal com meia xícara de sabão caseiro (preparado também com óleo usado) em uma garrafa ou recipiente. Uma vez que tenhamos ambos os ingredientes na garrafa, deveremos agitar a garrafa para misturá-los até que o líquido resultante torne-se branco. Para aplicar este pesticida natural, você deverá acrescentar 10ml da mistura por litro de água numa garrafa com aerossol ou spray e borrifar sobre suas plantas, preferivelmente pela manhã ou no final da tarde. Se conservado corretamente, você poderá usá-lo até três meses após tê-lo preparado.

Contra caracóis e lesmas

Outra das pragas mais comuns em hortas e jardins são os caracóis e as lesmas, que atacam diretamente as folhas e flores. Para combater este problema, te recomendamos usar uma solução de amoníaco e água. Será necessário misturar uma parte de amoníaco para 4 partes de água numa garrafa com aerossol; você pode acrescentar também um pouco de sabão líquido para aderir melhor às pragas. Você deverá borrifar as plantas ou os animais se puder encontrá-los, para acabar com a praga de lesmas e caracóis.

Mistura de chili e absinto

Caso sua horta ou seu jardim estejam afetados por uma praga de pulgão, mosca branca, caracóis e lesmas ou inclusive por sariguês e coelhos, você poderá usar um pesticida natural preparado à base de chili e absinto.

Para isso, você deverá colocar em uma panela uma xícara de chilis picantes, junto com uma xícara de folhas de absinto e seis de água, e pôr para ferver. Uma vez que chegue no ponto de ebulição, poderemos apagar o fogo e deixar a mistura repousar durante uma hora. Passado este tempo, coe a mistura e com um aerossol borrife as plantas afetadas, prestando muita atenção para que o líquido não entre em contato com seus olhos ou sua pele.

Spray de coentro

Se o que você precisa é acabar com ácaros e afídeos, o coentro será seu melhor aliado. Você deverá ferver esta planta em água durante uns 10 minutos; a seguir, coar a mistura e distribuí-la em sua horta ou jardim com a ajuda de um spray.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer pesticidas naturais, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos

  • Apesar de se tratar de pesticidas naturais, você deverá tomar medidas de proteção na hora de usá-los.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
Sandra Lima
Boa noite não vi uma receita contra formigas. Tenho mudas de DAMA DA NOITE espalhados por meu quintal e já perdi duas mudas grandes, foram comidas por formigas. Obrigada aguardo resposta...Sandra
José da Costa e Silva
como fazer um pesticida de urtigas?
A sua avaliação:
maria viegas
Gostei
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! Que bom saber! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Renata Duwe de Lima
Amei as dicas, porém, gostaria de saber se essas "soluções" não mudam o gosto da planta como por exemplo dos tomates e etc... Obrigado. Aguardo a resposta.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Renata! Fique tranquila que ao usar esses pesticidas naturais eles não mudaram o gosto das plantas. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Dário Teodoro Victor
Gostei muito, mas querias saber das vantagens e desvantagens das pestecidas naturais, voces poderiam publicar?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Dário! Neste artigo poderá encontrar as vantagens dos pesticidas biodegradáveis: http://casa.umcomo.com.br/articulo/qual-a-vantagem-dos-pesticidas-biodegradaveis-21091.html Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Tània Mara
Amei este blog!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Tania! Que bom saber que a nossa página foi do seu agrado. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando o nosso site :)
vanderli
ola, gostei muito das dicas, eu tenho um terreno de 50 mil metros quadrados,60% eh mata o resto tem variacoes de cultivo em viana ES. Gostaria de saber se vc tem uma dica de como acabar ou amenizar o ataque das abelhas pretas ,chamadas tambem de abelha cachorro, aquela que adora grudar nos cabelos da gente, o problema eh que elas nao estao deixando nem um coco brotar elas atacam os coqueiros sem doh. ja usei colosso, fumo de rolo preparado, e outros pesticidas mas sem resultado. Me ajuda por favor. Grato, Vanderli.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Vanderli, por enquanto ainda não temos nada a esse respeito. Mas, vamos tomar nota e assim que tivermos teremos todo o gosto em avisá-lo :) Obrigada pelo comentário e continue a acompanhar-nos!
Dário Teodoro Victor
Fiz muitas pesquisas...prometo enciar-te amanha o nome da pestecida pra combater essa praga. Okay??
Como fazer pesticidas naturais