Ideias de pintura para interiores

Como pintar uma cozinha

Como pintar uma cozinha

Está pensando em reformar a sua cozinha e dar à ela uma nova aparência? Se for esse o caso, a pintura é sem dúvida uma das formas mais simples e rápidas de mudar completamente a a aparência deste espaço. É importante transformá-la em um local quente, agradável, cômodo e acolhedor, e para isso deverá ter em conta em uma série de fatores antes de escolher as cores ideais. Se tiver dúvidas e ainda não souber muito bem como irá decorar a cozinha, anote as diferentes ideias para pintar uma cozinha que mostramos para você neste artigo de umComo. Inspire-se na que mais gostar!

Também lhe pode interessar: Como escolher as cores para pintar a cozinha

Índice

  1. O que ter em conta antes de pintar
  2. Cozinha grande ou pequena?
  3. Cozinha de cor branca
  4. Cozinha de cor creme
  5. Cozinha de cor laranja
  6. Cozinha amarela
  7. Cozinha de cor vermelha

O que ter em conta antes de pintar

Escolher uma cor para pintar a cozinha e conseguir que fique ideal pode ser uma tarefa um pouco complicada. O segredo para um cômodo bonito, equilibrado e acolhedor está em considerar uma série de fatores antes de escolher o tom ou tons definitivos que darão a imagem final à cozinha. Avalie os seguintes aspectos antes de colocar mãos à obra:

  • Pintura de qualidade. Pode ser uma tinta mate, brilhante ou acetinada; o que realmente importa é que seja de boa qualidade e resistente à constante limpeza de manchas de gordura e líquidos.
  • Espaço. O tamanho do espaço deve ser considerado antes de escolher a cor, pois os tons claros dão sensação de amplitude e, por outro lado, os escuros reduzem o espaço visivelmente. Mais à frente listamos as cores mais recomendáveis para cada caso.
  • Móveis e eletrodomésticos. Tanto a cor dos armários como a dos eletrodomésticos é determinante para escolher o tom das paredes da cozinha, pois devem contrastar e criar um ambiente agradável à vista.
  • Azulejos e assoalho. Além disso, as cores escolhidas para pintar a cozinha devem estar de acordo com os azulejos e o assoalho; o objetivo é conseguir harmonia entre todos os tons.
  • Iluminação. Se a cozinha dispuser de muita luz natural, pode escolher cores mais impressionantes e intensas; no entanto, se for muito escura, são preferíveis tons claros para não diminuir o espaço.
Como pintar uma cozinha - O que ter em conta antes de pintar

Cozinha grande ou pequena?

Normalmente, a cozinha é um dos cômodos da casa mais frequentados, onde os membros da família costumam passar bastante tempo, seja cozinhando, comendo ou em uma conversa animada entre eles. Por isso, é essencial escolher cores para pintar que ajudem a criar um ambiente quente , agradável e acolhedor. Nada melhor do que fazer esta escolha em função do tamanho do espaço.

Como já dissemos, as cores claras ou frias têm a capacidade de ampliar visualmente o espaço e aumentar a luminosidade. Portanto, para as cozinhas pequenas onde vai passar muito tempo, são aconselháveis tons sutis como o branco, bege, creme, areia, cinza claro e cores pastéis.

No caso oposto, as cozinhas grandes aceitam todo o tipo de cores, desde as claras até às mais intensas e chamativas, é tudo uma questão de combinar os tons dos diferentes elementos do cômodo para criar o ambiente que estamos procurando.

Nas seguintes seções, pode ver algumas das nossas propostas para pintar a sua cozinha segundo o seu gosto e necessidade.

Como pintar uma cozinha - Cozinha grande ou pequena?

Cozinha de cor branca

O branco é sempre uma boa opção e apesar de ser muito comum em vários cômodos do lar, também é uma aposta certeira para a cozinha. É ideal para que o espaço transmita tranquilidade, paz e serenidade, sendo perfeito para favorecer o ambiente familiar. Além disso, transmite frescura e higiene, qualidades muito importantes para a limpeza da cozinha. Em cozinhas brancas, os toques de cor podem ser adicionados através de diferentes utensílios e acessórios, portanto não tem que ser uma alternativa entediante.

Como pintar uma cozinha - Cozinha de cor branca

Cozinha de cor creme

Da mesma forma que o branco, os tons creme são perfeitos para dar bastante luz às cozinhas mais pequenas. Com esta cor neutra é possível criar um ambiente contemporâneo e muito moderno, ao qual também poderá adicionar acessórios em uma infinidade de cores impressionantes para dar um ar divertido e original. Além disso, as tons cremes ou bege ficam incríveis com mobília de madeira, pois consegue criar um grande contraste.

Como pintar uma cozinha - Cozinha de cor creme

Cozinha de cor laranja

Entre as possibilidades mais arriscadas e coloridas, encontramos as cozinhas pintadas de laranja. Esta cor é perfeita para dar uma aparência muito alegre ao cômodo, enchendo-o de energia e vitalidade. Tem mais: dizem que o laranja estimula uma comunicação tranquila e aumenta o apetite. Se escolher esta opção, lembre-se que o laranja nas cozinhas combina muito bem com móveis brancos e de madeira clara ou escura.

Como pintar uma cozinha - Cozinha de cor laranja

Cozinha amarela

Se a sua praia são os tons pastéis porque procura criar um ambiente mais descontraído, porém quente ao mesmo tempo, o amarelo claro pode ser a melhor solução. O resultado será um espaço muito luminoso que convida a passar mais tempo na cozinha e a desfrutar das tarefas realizadas ali. Também pode escolher outros tons de amarelo mais intenso se quiser uma cozinha mais original; eles combinam muito bem com branco ou tons de cinza.

Como pintar uma cozinha - Cozinha amarela

Cozinha de cor vermelha

A cor da paixão, o vermelho, pode ser a melhor das opções para os mais atrevidos e apaixonados pela cozinha. Se a sua intenção for dar protagonismo à cozinha e transmitir criatividade, sem dúvida que deve apostar neste tom tão chamativo. Pode combiná-lo com móveis brancos para criar um contraste maior ou com móveis escuros para dar um toque de elegância e sobriedade.

Como pintar uma cozinha - Cozinha de cor vermelha

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como pintar uma cozinha, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Edson de Assis Gomes
Otimo parabens
1 de 8
Como pintar uma cozinha