Outros As flores

Como secar flores

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como secar flores

Para preparar qualquer arranjo floral ou trabalhar em algum elemento decorativo que tenha como motivo as flores, necessitamos de um processo de secagem para que estas fiquem bonitas e com uma ótima aparência. Atualmente, podemos encontrar flores secas em qualquer floricultura, mas em umComo queremos explicar como secar as flores para que você mesma execute o processo facilmente em casa. Existem diversas técnicas que garantem resultados perfeitos. Escolha a que mais gostar e conserve suas belas flores para decorar a sua casa de uma maneira bonita e econômica. Tome nota!

Também lhe pode interessar: Como secar uma rosa

Índice

  1. Secar flores: na horizontal
  2. Secar flores: em ramo
  3. Secar flores: no forno ou micro-ondas
  4. Secar flores: glicerina
  5. Secar flores: outros

Secar flores: na horizontal

Uma das maneiras mais típicas utilizadas para secar flores, sobretudo se falamos de plantas como o cereal, ou o musgo é utilizar a técnica horizontal. Para isso, será necessário usar uma caixa ou várias dobras de papel de jornal. É ideal para retirar toda a umidade das plantas ao ar livre. Coloque-as na horizontal e mova-as durante alguns dias para que respirem adequadamente e percam toda a água sem perder sua forma nem estética. Ficarão perfeitas!

Secar flores: em ramo

A técnica do ramo é muito conhecida. Trata-se de apanhar as flores que deseja secar formando um ramo. Ate a parte do pau com fio ou arame e use um cabide ou um gancho para pendurar o ramo de flores de cabeça para baixo. Deixe as flores nesta posição durante alguns dias até que observe que perderam qualquer vestígio de umidade, bem como verá que as flores escureceram e perderam as cores vivas. Quando estiverem secas, pulverize-as com um pouco de laca para evitar que quebrem, danifiquem ou desintegrem ao virá-las novamente de cabeça para cima. Para conseguir uma boa secagem, recomendamos executar esta técnica em um espaço seco, escuro e ventilado.

Secar flores: no forno ou micro-ondas

Há algo melhor do que secar flores que com uma boa dose de calor? Se quer fazê-lo de maneira rápida, o melhor é utilizar o forno ou o micro-ondas. Primeiro, limpe adequadamente as flores, enxague-as com muito cuidado sob um jato de água. Deixe que escorram em um papel de cozinha e, a seguir, envolva-as em outro papel para que percam toda a umidade. Para que não grudem umas nas outras, coloque-as pouco a pouco no micro-ondas e deixe-as apenas 30 segundos, aproximadamente, à temperatura mais alta do eletrodoméstico. Caso opte pelo forno, deixe-as cerca de 10 minutos em temperatura média.

Esta técnica é rápida, simples e lhe garante resultados surpreendentes. Quando tiver finalizado a secagem, lembre-se de polvilhar as flores com laca para manter a sua integridade. Esta técnica de secagem é perfeita para margaridas, hortênsias, ervas de cozinha e casulos de rosa sem abrir. Experimente!

Secar flores: glicerina

O uso da glicerina para secar flores é adequado para múltiplas folhas e ramos, bem como para plantas como o eucalipto, o louro ou a dormideira. Com esta técnica, as flores, folhas e plantas brilharão bem mais, serão mais flexíveis e terão uma aparência perfeita para qualquer decoração. Em primeiro lugar, elimine das plantas as folhas danificadas e todas aquelas que estejam na parte inferior do talo.

A seguir, prepare a solução que será usada para secar as plantas e lhes dar brilho. Misture duas partes de água quente por uma de glicerina, de maneira proporcional. Quando as tiver, mergulhe as flores na solução e deixe-as de molho durante alguns dias. Este processo de secagem é lento, de forma que pode levar até 10 dias para observarmos que as plantas escureceram e que têm uma textura pegajosa. Nesse momento, escorra-as e deixe que sequem ao ar livre. Pronto! Suas flores estarão preparadas para decorar.

Secar flores: outros

Lembre-se de que para secar flores e plantas e utilizá-las em arranjos florais ou elementos decorativos, você pode utilizar o conhecido sistema de prensagem. Entre livros, com uma prensa ou calor direto, conseguirá, além de secar rapidamente as flores, deixá-las passadas e prensadas. Os resultados irão surpreendê-lo!

Se gostou deste artigo não perca os seguintes artigos: Como secar uma rosa e Truques para limpar flores secas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como secar flores, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como secar flores