Produtos caseiros para eliminar o mofo

Como tirar manchas de mofo dos sapatos

Como tirar manchas de mofo dos sapatos
Imagem: Reprodução/iurgi.com

As manchas de mofo costumam aparecer em nossos sapatos quando ficam muito tempo guardados ou quando os deixamos em armários com umidade, entre outros motivos. Além de dar a seus sapatos um aspecto horrível, o mofo deita um cheiro fortíssimo muito desagradável. Para tirar este tipo de manchas do seus sapatos, você pode utilizar produtos específicos para isso ou soluções caseiras com produtos naturais. Se seus sapatos favoritos ficaram manchados de mofo e você não sabe o que fazer, neste artigo do umCOMO mostramos-lhe como tirar manchas de mofo dos sapatos.

Também lhe pode interessar: Como tirar manchas de azeite dos sapatos

Índice

  1. Como tirar mofo de sapato
  2. Como limpar mofo de couro
  3. Como tirar mofo de sapato de camurça
  4. Como tirar mofo de tenis All Star
  5. Como tirar mofo de sapato de verniz
  6. Como tirar mofo de sapatos de cetim ou veludo
  7. Como tirar mofo de sapato de borracha

Como tirar mofo de sapato

Antes de testar qualquer produto para tirar manchas de mofo de seus sapatos você deverá escová-los, removendo assim o excesso que poderá sair facilmente. Pegue em uma escova de cerdas suaves ou um pano velho e esfregue as manchas. Faça este processo em uma área externa ou com uma lixeira por baixo para evitar que o mofo caia sobre o chão de sua casa. Caso você tenha alergias como rinite, é bom fazer isso em um local aberto e ventilado, ou então utilizar uma máscara ou tecido que cubra seu nariz.

Se as manchas continuarem, você deverá aplicar produtos em função do tecido do sapato. Veja abaixo as recomendações para cada tipo de material.

Como limpar mofo de couro

Para eliminar as manchas de mofo em sapatos de couro, a primeira coisa que você terá de fazer é secar a umidade. Para isso, coloque seus sapatos com mofo numa área externa, se possível em um lugar onde haja luz do sol, ou utilize um secador de cabelo com ar frio para remover a umidade do couro.

Depois, misture vinagre branco e água em partes iguais. Pegue em uma esponja não abrasiva ou um pano suave, umedeça-o na mistura e esfregue as manchas de mofo de seus sapatos de couro fazendo movimentos circulares. Com outro pano limpo tire os restos de solução e deixe secar os sapatos. O vinagre, além disso, eliminará o mau cheiro originado pelo mofo.

Além do vinagre, o álcool é outro produto muito eficaz para tirar manchas de mofo de seus sapatos de couro. Misture álcool e água em partes iguais e umedeça um pano limpo na solução, ou uma esponja suave. Esfregue as manchas com cuidado e paciência para que o mofo absorva todo o líquido e possa ser eliminado facilmente. Depois, umedeça outro pano limpo em água, retire os restos de solução e aplique um pouco de creme hidratante para peles delicadas, como a de bebês, para cuidar do couro. Em caso de restos de cola, você pode dar uma lida nas dicas do artigo que explica como remover cola do couro.

Como tirar manchas de mofo dos sapatos - Como limpar mofo de couro
Imagem: huertourbano.com

Como tirar mofo de sapato de camurça

A camurça é um tecido bastante delicado e com o qual devemos tomar algumas precauções tanto no uso quanto na higienização. Para os sapatos de camurça com manchas de mofo o mais recomendável é não utilizar produtos líquidos porque poderão danificar o tecido. Por isso, esfregue o tecido em direção contrária ao pelo de forma igualitária para evitar criar partes mais claras.

Um truque caseiro muito eficaz para eliminar manchas de mofo pouco profundas dos sapatos de camurça é utilizar borracha de apagar. Depois do escovado, pegue uma borracha de apagar e esfregue as manchas de mofo. Se as manchas de mofo forem muito profundas e ainda persistirem em seus sapatos de camurça, o mais aconselhável é adquirir produtos específicos para este tipo de tecido por sua delicadeza e seguir as instruções do produto.

Por ser um tecido de difícil higienização, não tenha pressa e vá limpando o sapato de camurça com paciência, colocando-o no sol e removendo o mofo gradualmente até que tudo tenha saído e que o acessório seja novamente utilizável.

Quando nossos sapatos são atingidos por mofos, é muito comum que nossas roupas também tenham sido prejudicadas ou ao menos ficado com aquele cheiro desagradável e típico de bolores. E se sua roupa também ficou manchada de mofo, você pode ver como tirar manchas de mofo da roupa.

Como tirar mofo de tenis All Star

Para tirar as manchas de mofo dos sapatos de tecido, você pode preparar uma solução com 1 colher de bicarbonato de sódio por 1 litro de água e um pouco de sabão neutro. Misture tudo, pegue uma escova de cerdas suaves e umedeça com a preparação caseira. Esfregue as manchas de mofo fazendo movimentos circulares e enxague o sapato com água fria. Para evitar que o sapato deforme, ponha papel de jornal em seu interior e deixe secar em algum lugar onde corra o ar e não chegue a luz do sol nem calor direto.

Se você quer saber como tirar mofo de tênis branco, outra forma de eliminar manchas de mofo dos sapatos de tecido é misturando 2 colheres de sopa de suco de limão com um pouco de sal até formar uma massa. Cubra as manchas de mofo com esta solução caseira e deixe-a atuar durante 2-3 horas em uma área externa. Passado este tempo, misture um pouco de detergente com água, umedeça uma escova de cerdas suaves e limpe a mistura de limão e sal. Para tirar os restos de detergente, umedeça um pano limpo em água, esfregue os sapatos de tecido e deixe-os secar como no passo anterior.

Dica: quer saber como tirar mofo de dentro do tênis? As instruções acima também são válidas para a parte interior de sapatos pois, assim como o exterior de tênis do tipo All Star, os interiores de sapatos também são feitos de tecido, geralmente de algodão, visando o conforto.

Como tirar manchas de mofo dos sapatos - Como tirar mofo de tenis All Star
Imagem: obsesionarioo.com

Como tirar mofo de sapato de verniz

Se você precisa saber como limpar mofo de sapato sintético como os feitos com verniz, saiba que esse é dos tipos de tecido mais fáceis de limpar pois, por serem impermeáveis, a sujeira não será capaz de grudar profundamente no tecido e ficará apenas na superfície.

Para limpar sapatos do tipo, você poderá utilizar produtos próprios para a higienização de verniz, entretanto, existem outras substâncias que serão eficazes e que te livrarão para tirar mofo de sapato. O mais fácil dos produtos em questão é o óleo mineral, que pode até mesmo ser aqueles fabricados para o cuidado da pele sensível de bebês, além disso, também é possível utilizar vaselina e azeite. Seja qual for o método escolhido, use algodão um ou tecido limpo que você não vá mais usar para fazer a higienização de seu sapato de verniz.

Quando encontramos sapatos com mofo, é usual que sejam pares que já foram utilizados diversas vezes de que esquecemos no fundo do armário, o que significa que estarão sujos em razão do uso. Se mesmo após a limpeza do mofo seu sapato ainda tiver manchas de sujeira, veja também como limpar sapatos de verniz.

Como tirar mofo de sapatos de cetim ou veludo

Para lidar com sapatos com tecidos delicados como a cetim ou o veludo, é necessário cuidado dobrado para evitar danificar o tecidos e acabar estragando o calçado. O primeiro passo para se livrar dos mofos tanto em sapatos quanto em qualquer outro objeto feito com tecidos do tipo será evitar métodos agressivos como a escovação, sendo preferível passar algum algodão ou outro tecido também delicado de forma suave para remover o mais pesado.

Quando o grosso do mofo for removido, o mais aconselhável é eliminar as manchas com produtos específicos para tecidos delicados, no entanto, existem saídas com produtos facilmente encontráveis em casa e que te pouparão de ter que sair de casa unicamente para adquirir algo específico e que talvez nem ao menos seja utilizado novamente no futuro.

A primeira opção será utilizar um sabão em pó daqueles feitos para lavar roupas e misturá-lo com água, mexendo bastante para fazer bastante espuma. Com a espuma em grande quantidade, pegue-a e coloque-a em cima das manchas, deixando que o produto aja por ao menos uma hora, então, utilize um algodão molhado para remover o sabão e a sujeira. É importante utilizar a espuma e não a mistura de água com sabão para evitar que o sapato fique encharcado, o que poderá estragar a peça.

Outro produto bastante eficaz na limpeza de mofos em tecidos delicados é o vinagre de álcool, que deve ser misturado em proporção de um para um com água. Utilize algodão para esfregar delicadamente a mistura no sapato e espere secar. Se necessário, realize o processo novamente.

Caso queira mais informações e opções de limpeza de tecidos, você pode ver como limpar sapatos de cetim e sapatos de veludo para experimentar outros truques caseiros.

Como tirar mofo de sapato de borracha

O mofo é um problema que se alastra não importa onde for, até mesmo em sapatos feitos com borracha. Caso você esteja desesperado tentando salvar um par de sapatos e se perguntando como tirar mofo de bota de borracha ou como tirar mofo de chinelo de borracha, saiba que o problema é menor do que parece que poderá ser facilmente resolvido.

A borracha é uma material resistente e poderá ser colocado tanto em escovação profunda quanto em contato com produtos fortes. O primeiro passo para remover o mofo da borracha será deixar o sapato de molho em água com vinagre ou até mesmo com água sanitária, que destrói materiais orgânicos como os mofos. Deixe os sapatos em molho por 15 minutos e, então, esfregue-os com força usando um escova de cerdas duras, sem se esquecer de passar água para limpá-los ao fim do processo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar manchas de mofo dos sapatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos
  • Utilize uma máscara para evitar inalar os esporos do mofo.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Marcos
Pessoal ótima matéria. EU gostaria de indicar o Stermix para ajudar na solução de problemas com mofo.
A sua avaliação:
Sandra Merçon
Casaco de camurça inteiramente mofado e manchado de mofo com odor insuportável. Como limpar. Obrigada.
A sua avaliação:
Marcos Vasconcelos
Como se tira manchas de cerâmica que já tentei com água sanitária e com outra marcas não saiu eu usei um que me indicaram só que tinha aquele limpar alumínio aí que piorou m ajudar
Ágata Natália Santos de Oliveira
tem um produto chamando maridão ele é otimo para limpa chá roupas testa ele
A sua avaliação:
claudia
Como tirar mancha de jeans em sapato de couro rosa?
A sua avaliação:
carlos
manda uma dica pra me, de como tiro mofo do meu sapato. obg
matilda
Ola os meus tenis mofa muito o que posso fazer p limpa
karol
Como faco para tirar mofo de um sapato de cetim branco?
Solange Melo silva
Como tiro mofo de sapato de tecido cetim
Imagem: Reprodução/iurgi.com
Imagem: huertourbano.com
Imagem: obsesionarioo.com
1 de 3
Como tirar manchas de mofo dos sapatos