Conselhos de jardinagem

Como atrair beija-flores para o jardim

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como atrair beija-flores para o jardim
Imagem: octaviosalles.wordpress.com

O beija-flor é uma das mais belas, porem vulgares, aves do reino animal e por isso torna-se um convidado de honra daqueles que costumam cuidar do seu próprio jardim. A aparição desta ave é um bom sinal mas costuma se dar em jardins com grandes quantidades e variedades de cores, é claro que incluímos as flores nisso.

Embora esta ave seja nativa da América do Norte, é no Brasil e Equador que se encontram as maiores variações destas espécies, em território brasileiro, são mais de 322 as espécies de beija-flores. Neste artigo, umComo ensina como atrair beija-flores para o jardim.

Também lhe pode interessar: Como decorar o jardim segundo o Feng Shui

Índice

  1. Atrair beija-flores de forma natural
  2. Decorando o jardim para receber beija-flores
  3. Métodos artificiais de se atrair um beija-flor
  4. Como preparar o néctar

Atrair beija-flores de forma natural

O método mais eficaz de se atrair os beija-flores consiste num apelo muito eficaz na maioria dos animais, o apelo ao estômago. Devemos atraí-los com aquilo que eles mais gostam. Como neste aparato vamos nos contentar em utilizar as formas naturais, deixando aqui algumas das flores que eles mais gostam:

  • Hibisco
  • Brinco-de-princesa
  • Camarão vermelho
  • Alegria-de-jardim
  • Tajetes
  • Lantana
  • Amarílis

Outra coisa que se deve ter em conta é o período de floração. Considerando que cada planta possui o seu, deve-se plantá-las de forma que não sejam criados grandes intervalos sem florações, para que não fiquemos dependentes destes períodos para atrair os beija-flores. De qualquer forma, ainda podemos optar por outras formas de atraí-los, como a decoração do jardim e outros métodos.

Decorando o jardim para receber beija-flores

Com este artigo não queremos dizer que apenas as plantas com belas flores e de preferência de cores vermelhas devem ser plantadas num jardim, mas sim, adicionadas ao conjunto de plantas já existentes. Entre elas, também podemos alterar a decoração do local.

Como já citamos, os beija-flores adoram a cor vermelha. Desta forma, você não precisa se limitar apenas ao plantio para atrair estas pequenas criaturas voadoras; faixas, iluminação e pintura das paredes podem ser fatores decisórios.

Métodos artificiais de se atrair um beija-flor

Você provavelmente já viu aqueles pequenos recipientes pendurados em casas mais próximas de zonas com muitas arvores e plantas, enfim, ar livre. Se viu, também reparou em sua base, geralmente colorida na cor amarela ou vermelha - já que são as que mais chamam atenção - com pequenas flores de plástico e dentro do recipiente, um líquido transparente.

Estes potes podem ser comprados por um preço justo em diversas lojas de jardins e tem como função atrair os beija-flores. Dentro deles é colocado um néctar.

Como atrair beija-flores para o jardim - Métodos artificiais de se atrair um beija-flor
Imagem: gaiolaslondrina.com.br

Como preparar o néctar

O néctar possui uma receita básica mas que deve ser rigidamente seguida, não adicione qualquer ingrediente uma vez que este pode fazer mal para o beija-flor. Ele é feito apenas de água e açúcar, numa proporção de quatro partes de água para cada parte de açúcar.

O néctar deve ser trocado a cada 3 e 4 dias e o recipiente e todos os seus componentes podem ser limpos uma vez a cada 15 dias, utilizando apenas água e panos limpos.

O beija-flor possui um estomago frágil, por isso, nenhum ingrediente deve ser adicionado além daqueles que o néctar natural das flores já possui. Isso também vale para os pesticidas. Se os beija-flores costumam te visitar com você querendo ou não a sua presença, não use nenhum pesticida ou produto químico para estimular as suas flores, pois eles podem fazer mal ou até matar o beija-flor.

Veja também:

Como atrair beija-flores para o jardim - Como preparar o néctar
Imagem: hypescience.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como atrair beija-flores para o jardim, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardim.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
celia maria
amei todas as reportagens. Tenho uma duvida. Meu amarilis nasce as folhas quando chegam numa certa altura amarelam e ficam podres. O que possa fazer
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oie, Celia. Super obrigada pelo seu comentário. Temos um post específico sobre os cuidados da Amarílis: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-fazer-a-amarilis-florescer-novamente-20413.html
Espero que te ajude! ☺
Imagem: octaviosalles.wordpress.com
Imagem: gaiolaslondrina.com.br
Imagem: hypescience.com
1 de 3
Como atrair beija-flores para o jardim